O empreendedorismo é uma atividade que requer muitas habilidades e competências, de modo que, o empreendedor precisa passar por um processo de estruturação e orientação no que diz respeito às suas atividades como gestor do próprio negócio. Isso não poderia ser diferente quando se trata de empreender na odontologia hospitalar.
Quando falamos em empreendedorismo na área da saúde, o profissional necessita desenvolver habilidades específicas e generalistas. Isso acontece porque o empreendedorismo nesta área requer conhecimento específico do mercado de cuidados odontológicos, bem como de conhecimento generalista para saber conduzir o empreendimento.
Por entendermos que é um caminho que exige muito preparo, nós do CEMOI preparamos este artigo, em que disponibilizamos os principais sites, que servirão de referência para te orientar no processo de empreender e como realizar a gestão de forma efetiva do seu negócio.
Recursos financeiros e capital de giro ao empreender na odontologia hospitalar
Os recursos financeiros são a base de todo empreendimento, de modo que, de nada adiantaria ter toda a competência específica se não houver recursos financeiros que permitam idealizar tudo o que é planejado. Assim, é essencial que o empreendedor tenha a disponibilidade de recursos financeiros e capital de giro para dar início às suas operações, ou até mesmo, para realizar o processo de expansão do seu negócio.
Assim, citamos aqui duas opções de como você pode adquirir capital de giro com taxas de juros mais baixas do que as praticadas por grandes bancos comerciais.
1. BNDES
O BNDES — Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é um banco público da autarquia federal e seu principal objetivo é financiar empresas e investimentos com foco no médio e longo prazo. O BNDES tem a missão de promover o crescimento nacional por meio das empresas públicas e privadas. Assim, você que deseja ser um empreendedor na área de odontologia hospitalar e precisa de um capital inicial para iniciar o seu negócio, certamente, o BNDES pode ser uma ótima solução com taxas de juros mais baixas que o mercado pratica.
Acesse o site do BNDES para saber mais.
2. Agências de Fomento
As Agências de Fomento são instituições financeiras “não-bancárias” que foram criadas por Decreto Estadual, de modo que a maioria é formada por capital misto, ou seja, público-privado.
Sua finalidade é fomentar a economia da sua respectiva unidade federativa por meio de disponibilização de crédito para capital de giro para empreendedores, com linhas desde o microcrédito até os grandes montantes.
Uma das vantagens das Agências de Fomento é o fato de se preocuparem com os empreendedores que utilizam seus serviços, de modo que, não apenas disponibiliza o capital necessário, mas também, realiza a orientação para que os empresários façam melhor uso do capital disponibilizado.
Outra vantagem é o fato dessas instituições também praticarem juros mais baixos sobre suas linhas de crédito, bem como promovem o seu acesso de forma facilitada.
Verifique se o seu estado tem uma Agência de Fomento? Então clique aqui e faça uma busca.
Regulamentação na área de administração
Ser um empreendedor em odontologia hospitalar requer, além do registro formal da empresa, estabelecer a sua estrutura e designar um administrador que responderá pelo empreendimento. No caso de empresas na área da saúde o administrador pode ser o próprio profissional que exerce a atividade-fim, porém, deve estar formalmente habilitado pelo Conselho de Administração da sua unidade federativa.
Além de obrigatório, isso é exigido no caso da sua empresa prestar serviços para órgãos públicos, seja por meio de licitação ou pela sua dispensa (em caso de contratos emergenciais).
O CFA — Conselho Federal de Administração, é a autarquia responsável por registrar e fiscalizar as atividades dos administradores dentro das organizações, bem como fiscaliza as atividades empresariais.
Clique aqui para saber mais a respeito do registro da sua empresa e seja um empreendedor com legitimidade.
Apoio ao empreendedor
Nenhum empreendedor chega a efetividade como dono do próprio negócio sem ter o apoio de instituições que tem como foco proporcionar o conhecimento e ferramentas para o alcance do objetivo da liberdade profissional.
Nesse processo de orientação o empreendedor aprenderá que não basta ter capacidade técnica da sua atividade-fim, mas, é indispensável ter capacidade de gestão e negociação.
Conheça a seguir as principais instituições que promovem todo o apoio que os empreendedores necessitam para estabelecerem suas empresas no mercado.
1. Sebrae
O Sebrae — Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma instituição privada que tem como objetivo proporcionar todo o conhecimento, assessoria e consultoria para que os empreendedores, independente do seu estágio, tenham ferramentas para idealizarem seus negócios.
O Sebrae presta assessoria também nas questões de formalização do empreendimento, algo que é fundamental no Brasil, visto que, a legislação vigente é burocrática e com muitas situações que atrapalham o empreendedor.
Dessa forma, o Sebrae acompanha o empreendedor desde a concepção da ideia do empreendimento até o negócio em funcionamento e/ou em processo de expansão.
2. Endeavor
A Endeavor é uma organização sediada em Nova York e está presente em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Seu foco é em empreendedorismo de alto impacto e inovação, de modo que, sua missão é orientar empreendedores e acelerar o crescimento de empreendimentos de grande importância e valor agregado para o mercado e sociedade onde está inserido.
Seu site disponibiliza excelentes materiais desenvolvidos por especialistas na área de empreendedorismo, gestão, projetos, finanças e demais nichos do conhecimento que são fundamentais para promover o crescimento de empreendedores e seus respectivos negócios.
Conhecimento específico da área
O conhecimento específico na atividade-fim também é fundamental para que um empreendedor tenha sucesso na sua área de atuação. No caso ao empreender na odontologia hospitalar é preciso ter muito conhecimento da sua atividade, bem como entender o perfil do seu público-alvo, suas demandas e, a partir daí, estabelecer o modelo de negócio com base em inovação e empreendedorismo para a área da saúde.
Assim, alguns cursos de especialização e materiais complementares são fundamentais para quem deseja empreender na área de saúde. Veja, a seguir, três sites que podem ser de grande importância para aumentar o seu conhecimento específico para o empreendedorismo na área:
Harvard Medical School — Innovation and Entrepreneurship at HMS
Journal of Dental Allied Sciences — Entrepreneurship in dentistry
CEMOI — Curso de Odontologia Hospitalar
Assim, ao tomar como base os sites citados nesse artigo, certamente, você terá as principais fontes de apoio e conhecimento para se tornar um empreendedor de destaque na área de odontologia hospitalar e na área de saúde como um todo, visto que, a base do empreendedorismo e a forma de crescimento estruturado é comum a todos os segmentos de atuação.
Gostou das dicas de sites para se tornar um empreendedor de destaque na área odontológica hospitalar? Conheça também alguns casos de sucesso na Odontologia Hospitalar e veja também tudo o que você precisa saber sobre a odontologia hospitalar no Brasil.
Acompanhe nossos artigos e inscreva-se em nossa newsletter.
Posts recentes
- Guia prático de networking para dentistas
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?
- Mercado de trabalho para dentistas: 5 dicas práticas
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico
- Estratégias para uma carreira bem-sucedida em Odontologia