Chat with us, powered by LiveChat

Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

Share

Sucesso acontece apesar da área ser nova

Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar existem? Por ser uma área de atuação muito nova poderíamos supor que são poucos os casos. Não é bem assim.

Quando falamos de sucesso, entenda-se por aqueles profissionais que vivem desse segmento e obtém retorno satisfatório. Existem um número considerável de profissionais habilitados tornando-se empresários, trabalhando em hospitais, em clínicas odontológicas, com parceiros médicos, até mesmo, em domicílio. Você sabia?

No dia 12 de agosto de 2017, o I Encontro CEMOI 5 anos, escolheu “a dedo” alguns casos de sucesso na Odontologia Hospitalar.

Foi o primeiro evento nacional que apresentou a trajetória de ex-alunos transmitindo suas experiências e conhecimentos aprendidos durante a jornada imposta pelo mercado de trabalho.

É claro, o curso foi o ponto de partida, o mérito, este sim, são daqueles que acreditaram na Odontologia Hospitalar.

Temas abordados no Encontro

Os temas do Encontro foram elaborados tendo por base a evolução da Odontologia Hospitalar nos últimos anos, o reconhecimento profissional e as perspectivas para o mercado de trabalho. Uma oportunidade para conhecer a trajetória de sucesso de quem fez da Odontologia Hospitalar um diferencial na carreira.

Houve também a celebração dos cinco anos de fundação do CEMOI. “Desde 2011, foram mais de 400 cirurgiões-dentistas habilitados em ambiente hospitalar, UTI/CTI. Temos muito o que comemorar“, destaca a diretora, Drª Claudia Baiseredo.

Dr. Marcos Cyrillo, Diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia. A esquerda, Drª Claudia Baiseredo, Coordenadora Nacional do Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva.

Os principais casos que chamaram atenção

Em geral, a grade de palestras contou com temas da área odontológica de interesse científico, mas o que chamou atenção foram temas que envolveram o empreendedorismo no segmento.

A palestra inaugural, contou com a presença do Diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Marcos Cyrillo: “O uso de antibióticos e resistência bacteriana“.

Na sequência, o Dr Bernardo apresentou como o serviço de Odontologia Hospitalar nasceu no Hospital Santa Marta, na cidade de Taguatinga no Distrito Federal.

Detalhou a rotina dos serviços prestados pela sua equipe. O fluxo administrativo e financeiro. Com uma linguagem simples e objetiva, atraiu atenção da plateia durante 75 minutos.

Patrícia Mendes, Gerente de Negócios do Hospital Daher complementou a palestra do Dr Bernardo com o tema “Gestão Hospitalar e a inserção da equipe de Odontologia Hospitalar

dr bernardo ex aluno cemoi
Dr. Bernardo, ex-aluno do CEMOI, Coordenador da equipe de Odontologia do Hospital Santa Marta - DF

Patrícia apresentou em sua palestra, como os cirurgiões-dentistas foram importantes para a redução das infecções hospitalares. Como os planos de saúde foram abordados para confecção de pacotes personalizados e como aderiram ao serviço.

Cinco ex-alunas do CEMOI, já inseridas no mercado, apresentaram estudos de casos clínicos obtidos em seus hospitais. Quais foram as estratégias utilizadas para tornar os seus hospitais referência na Odontologia Hospitalar. Ressaltaram que a resolutividade e efetividade do tratamento odontológico foram fatores primordiais para o sucesso na recuperação dos pacientes em UTI.

Outro caso de sucesso que chamou muita atenção foi a estruturação dos serviço de Odontologia Domiciliar pelo Dr. Danilo. Aluno da terceira turma do CEMOI, após a intensa prática em ambiente hospitalar, Danilo vez a diferença no segmento Home Care. Adquiriu uma linguagem médica, aprendeu a manusear com mais segurança pacientes críticos. Passou a interpretar exames laboratoriais e discutir maneiras mais assertivas de tratamentos com a equipe multiprofissional.

casos de sucesso na odontologia hospitalar ex alunos
Dr. Danilo Fialho, ex-aluno do CEMOI, empresário do segmento de Home Care. Drª Rachel Vianna, ex-aluna do CEMOI e membro da equipe de Odontologia do CEMOI-DF.

As dificuldades sempre existem. Fazem parte do processo de criação, desenvolvimento e sucesso de qualquer empreendedor"

Vantagens da Odontologia Hospitalar no seu negócio

Para participar do rol desses casos de sucesso na Odontologia Hospitalar é preciso conhecer alguns pontos importantes. Para começar, separamos os três principais ambientes nos quais a Odontologia Hospitalar trará diferenciais e oportunidades.

Lembre-se, antes de qualquer coisa, estude, leia bastante sobre o assunto. Procure amigos que tenham um pouco mais de conhecimento. Participe de Congressos e Simpósios. Mantenha-se atualizado.

Claro que tudo isso, lhe dará uma base, mas não se esqueça de habilitar-se. A ANVISA exige que o profissional seja devidamente capacitado em UTI. Com o respaldo do Conselho Federal de Odontologia, as oportunidades serão ainda mais sólidas.

No consultório odontológico

  1. Oportunidade de ampliar a carteira de pacientes;
  2. Maior segurança no atendimento ao paciente sistemicamente comprometido;
  3. Possibilidade de negociação de pacotes diferenciados com os planos odontológicos;
  4. Crescimento profissional e maior segurança no atendimento; e
  5. Permitir que pacientes mais idosos da sua carteira, permaneçam no seu consultório.

Ambiente Hospitalar

  1. Oportunidade de ampliar a carteira de pacientes;
  2. Trabalho em equipe multiprofissional;
  3. Possibilidade de aumento da carteira de pacientes em até 40%;
  4. Maior conhecimento agregado na área médica;
  5. Reconhecimento profissional; e
  6. Experiência odontológica com pacientes de alta complexidade.

Atendimento Domiciliar

  1. Oportunidade de ampliar a carteira de pacientes;
  2. Diferencial no tratamento de pacientes com dificuldades de locomoção;
  3. Ampliar a carteira de pacientes em até 30%; e
  4. Possibilidade de firmar novas parcerias com empresas de home care.

1 comentário em “Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar”

Deixe um comentário

Share