Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Resolução CFO-162/2015

A Resolução CFO-162/2015, que reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião-dentista, foi uma conquista e trouxe algumas mudanças para os profissionais da área. Conheça o que mudou após a Resolução do CFO-162/2015 no, ainda recente, ramo da Odontologia Hospitalar. A cada ano que passa, cresce o número de cirurgiões-dentistas dentro dos hospitais brasileiros. Com isso, projetos de leis foram imprescindíveis para que a profissão fosse reconhecida nesse novo meio e, assim, regulamentada. Foi aí que surgiu a Resolução CFO-162/2015, visando a qualificação da odontologia nos hospitais do país. Qual a importância de se ter um cirurgião-dentista no hospital? Cada …

Saiba Mais…Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Principais erros odontológicos e suas implicações jurídicas

erros-odontologicos

Erros que levam a eventos adversos podem ocorrer de várias formas na odontologia, desde erros relacionados à prescrição de medicamentos, passando por erros baseados na falta de conhecimento das evidências científicas atuais sobre um determinado tratamento, os ocorridos durante um tratamento ou associados à manutenção inadequada de equipamentos. Além disso, existem também muitos outros casos de erros odontológicos, como falha na manutenção adequada dos registros do paciente, erros decorrentes da falha em obter o consentimento para algum procedimento, dificuldades em estabelecer e manter medidas apropriadas de controle de infecções, falhas de diagnóstico, entre outros. Esses erros afetam o padrão atual …

Saiba Mais…Principais erros odontológicos e suas implicações jurídicas

Odontologia Hospitalar: sua importância e porque se habilitar

odontologia-hospitalar-importancia

Quando falamos da prática odontológica a maioria das pessoas, e até mesmo especialistas, vai pensar nos tradicionais consultórios de dentista. Para os pacientes muitas vezes, esse local é onde a relação com o profissional costuma ser estabelecida. Sendo esse trato inclusive parte do processo de educação quanto à importância da saúde bucal para o indivíduo. No entanto, para grupos de risco esse atendimento deve acontecer de uma forma diferenciada. E é aí que entra em cena a odontologia hospitalar. Mas essa é, ainda, uma prática odontológica pouco conhecida pela população. É de conhecimento geral que o papel da odontologia com …

Saiba Mais…Odontologia Hospitalar: sua importância e porque se habilitar

Como prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos

mucosite-oral-em-pacientes-oncologicos

É muito importante a presença do profissional de Odontologia para prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos. Como é de se imaginar, a mucosite não faz parte dos sintomas da doença, mas uma manifestação por conta do tratamento, seja quimioterapia ou radioterapia. Você já deve saber que são medicamentos muito agressivos, que visam destruir as células do tumor. Nesse contexto, o paciente está com sua imunidade comprometida, o que o torna suscetível a esse tipo de doença, que compromete todo o canal digestivo. Há imensa preocupação nesses casos, pois atos como a alimentação adequada podem ser muito mais …

Saiba Mais…Como prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos

Confira 10 dicas para a gestão do consultório odontológico

gestao-do-consultorio-odontologico

É bastante comum na área de odontologia os profissionais optarem por abrir seu próprio consultório. Contudo, quando se abre a própria clínica odontológica, uma nova tarefa é atribuída a estes especialistas – e que muitos deles não avaliaram antecipadamente: a gestão do consultório odontológico. Isso porque, para uma clínica prosperar, não basta ser um bom profissional, é importante aplicar estratégias adequadas. O fato de muitos destes dentistas não terem se especializado em administração de empresas enquanto cursavam a faculdade de Odontologia não deve se tornar um obstáculo para que eles conduzam corretamente seu consultório. Além disso, existe a possibilidade de …

Saiba Mais…Confira 10 dicas para a gestão do consultório odontológico

5 passos para tirar seu consultório odontológico do vermelho

tirar-seu-consultorio-odontologico-do-vermelho

A crise de hoje em dia está afetando diversos negócios. E ainda que se trate de um negócio do setor de saúde, consultórios também estão enfrentando esse momento tão difícil da economia. E mesmo com diversas iniciativas, podemos observar que muitos negócios estão tendo um desempenho menor. E mais dúvidas surgem a cada dia. Por isso, neste artigo você irá entender como tirar seu consultório odontológico do vermelho. Quanto menos clientes estão sem consultando, maiores são os valores das contas e dos equipamentos utilizados pelos dentistas no dia a dia. Então, se a sua clínica já está sofrendo com os …

Saiba Mais…5 passos para tirar seu consultório odontológico do vermelho

Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

empreender-na-odontologia-hospitalar

O empreendedorismo é uma atividade que requer muitas habilidades e competências, de modo que, o empreendedor precisa passar por um processo de estruturação e orientação no que diz respeito às suas atividades como gestor do próprio negócio. Isso não poderia ser diferente quando se trata de empreender na odontologia hospitalar. Quando falamos em empreendedorismo na área da saúde, o profissional necessita desenvolver habilidades específicas e generalistas. Isso acontece porque o empreendedorismo nesta área requer conhecimento específico do mercado de cuidados odontológicos, bem como de conhecimento generalista para saber conduzir o empreendimento. Por entendermos que é um caminho que exige muito …

Saiba Mais…Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

Os desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico

fidelizar-pacientes-no-consultorio-odontologico

A carreira na Odontologia é bastante recompensadora e promissora para qualquer profissional que se engaje com ela. Entretanto, ser um dentista bem sucedido e que consiga fidelizar pacientes no consultório odontológico, envolve realizar uma série de esforços para se reinventar e sempre se apresentar como a melhor opção para esses pacientes. Além disso, um dentista de sucesso também explora noções de empreendedorismo e toma as atitudes estratégicas corretas para manter o seu negócio sempre com uma boa performance. O sucesso do dentista está diretamente ligado à sua capacidade de atender o maior número possível de pacientes, e isso envolve também …

Saiba Mais…Os desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico

Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

dentista-na-uti-ajuda-no-controle-de-infeccoes

A boa higiene dentária faz parte do conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva podem ter a saúde oral comprometida se o hospital não contar com uma equipe de dentistas para tratar o indivíduo. O ambiente bucal, devido à sua temperatura e umidade característica, é um ambiente propício a proliferação de bactérias e fungos e, ter um profissional dentista na UTI ajuda no controle de infecções. Segundo pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), USP, e publicado pela Society for Healthcare Epidemiology …

Saiba Mais…Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados

trabalhar-em-hospitais-referenciados

Trabalhar em hospitais referenciados não é fácil e exige qualificação profissional, além de outros requisitos fundamentais. Entenda neste artigo. Quem trabalha em instituições de saúde, com certeza já ouviu falar no processo de acreditação hospitalar. Ele avalia o nível de qualidade de uma instituição de saúde e funciona como um ISO, ou seja, uma certificação de qualidade voltada exclusivamente para área médica. Os dois principais programas de acreditação são a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International. Os três princípios, expostos pela ONA, são: Ser voluntário, ou seja, a instituição que deve buscar a acreditação; Ser periódico, …

Saiba Mais…Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados