Atuar no ramo de saúde tem, obviamente, um viés diferente da maioria dos profissionais. Afinal, o produto entregue é muito mais relevante, pois trata-se do bem-estar e da saúde dos pacientes. Mas, nem por isso, a gestão deve ser deixada de lado.
É fundamental que os profissionais saibam se organizar e consigam transformar seus consultórios e sua atuação profissional em algo rentável. Isso gerará mais recursos que, no fim, também influenciam em melhores condições para atender as pessoas necessitadas.
Por isso, neste conteúdo abordaremos um assunto importante, focando na odontologia, nossa especialidade: como transformar a clínica em algo mais rentável? Esta pergunta precisa ser respondida, e acreditamos que podemos ajudar com algumas ideias. Sendo assim, siga conosco até o fim e entenda como fazer sua clínica odontológica mais rentável.
Melhore a experiência do paciente de todas as formas
Obviamente, o objetivo central da visita de um paciente à clínica é a resolução de um problema de saúde, ou algum tipo de checagem. Mas, nem por isso, a experiência precisa ser restrita a isso.Neste sentido, o conceito de “user experience”, citado por empresas relevantes, como o grupo Nielsen Norman, especialista em criar situações positivas para os indivíduos, nos mais diversos segmentos, é fundamental. Em inglês, o termo significa, justamente, experiência do usuário. Neste caso, do paciente.
Todo o atendimento precisa ser focado na pessoa. Ele precisa se sentir confortável na sala de espera, precisa ter facilidades para marcar horário, precisa receber o atendimento mais personalizado possível. Tudo isso melhora sua experiência naquela consulta.
Isso tem um grande efeito a longo prazo. Não apenas porque melhora o nível de atendimento. Mas o paciente se sente único, tem mais vontade de voltar quando necessário, para outro tratamento.
Além disso, ele passa uma imagem positiva da clínica para outras pessoas, seja em conversas reservadas ou até por meio de redes sociais. Logo, além de aumentar a fidelidade do paciente, aumentam-se as chances de garantir novos clientes. Sendo assim, a longo prazo a tendência é de que a rentabilidade aumente.
Portanto, para uma clínica odontológica mais rentável, é preciso mergulhar em conceitos internacionais, válidos para vários setores, como é o caso do “user experience”, a experiência do usuário/paciente.
Atualize suas práticas
O ramo da odontologia, como qualquer outro da medicina, passa por constantes atualizações em relação aos tratamentos existentes, novas ferramentas, abordagens para resolução de doenças, prevenção etc.
Saber se atualizar, a partir de cursos e também investimento em ferramentas para realização das novas práticas, também é um diferencial na busca por uma clínica odontológica mais rentável.
Afinal, quando o dentista é capaz de oferecer o que há de mais moderno na área, a tendência é de que as pessoas busquem o local como referência para seus tratamentos.
Além disso, conhecer todas as novas práticas também permite que a clínica ofereça uma gama maior de tratamentos e possibilidades. Assim, aumenta o número de pessoas que podem procurar o local. É uma questão matemática: se há oferecimento de tratamento para X problemas, o público abarcado é maior do que se o número de soluções é X – Y.
Isso sem falar na questão de confiança. Uma clínica que mostra atualizações constantes e uso das melhores ferramentas, atrai mais pacientes do que outra que fica obsoleta e sem melhorar suas práticas com o passar do tempo. Logo, é uma vantagem em termos de competitividade e, a longo prazo, de rentabilidade.
Use tecnologia de gestão
As tecnologias de gestão também são fundamentais. A clínica pode, e deve, apostar em softwares de gestão, que consigam organizar melhor os gastos e receitas, detalhando pagamentos, analisando dados e informações relevantes etc.Tudo isso fará com que a aplicação de recursos seja feita de maneira mais equilibrada, evitando gastos desnecessários, e também permitindo que os valores justos sejam recebidos sempre.
Com tantas ferramentas, softwares e programas existentes, não dá para deixar a gestão de lado, ou feita de maneira manual e pouco eficiente.
Ainda por cima, isso dá maior velocidade à gestão e permite que os profissionais da clínica tenham mais tempo para realizar outras funções, melhorando atributos técnicos etc.
Crie boas condições de pagamento
Pode parecer, à primeira vista, que a melhor forma de rentabilizar é recebendo os pagamentos dos clientes de uma vez, com o dinheiro entrando rapidamente. Mas o fato é que não é bem assim.
Na verdade, pensando em rentabilidade, precisa-se contar com a maior parcela possível de pacientes. Muitas vezes, para atingir este objetivo, é preciso criar planos de pagamento melhores.
Seja parcelamento ou até alguma forma de financiamento, o fato é que flexibilizar ao máximo possível as formas de pagamento é uma maneira de ter mais pacientes e, consequentemente, receber mais. Pode não vir tudo de uma vez, mas expande o tamanho da marca e garante que, ao longo dos meses, os recursos entrem. Para uma clínica odontológica mais rentável, é fundamental ter mais clientes. E, para isso, é preciso ser flexível em relação aos pagamentos.
Uso correto do marketing
Sabe-se que há algumas limitações para marketing digital de conteúdos na área da saúde. Os conselhos federais criam regras. Mas, dentro dos limites, saber usar redes e site é essencial.
Ter uma boa presença nas redes sociais faz diferença, expande o conhecimento sobre a clínica e aproxima os clientes. Além disso, é possível conversar com potenciais clientes, respondendo dúvidas, postando etc.
Além disso, criar um site com informações, mostrando os tratamentos disponíveis, com um blog com textos explicativos e relevantes, também é uma boa opção.
O fato é que, com uma boa presença digital, há uma aproximação com os potenciais pacientes e, desta forma, a tendência é de aumento da procura e, claro, crescimento da rentabilidade.
Estas são algumas das formas de tornar a clínica odontológica mais rentável. Seguindo estes passos, é possível ganhar mais e reverter isso em uma atuação cada vez melhor.
Para finalizar, pedimos ao leitor que confira outros conteúdos de gestão para dentistas, para ampliar o conhecimento. Além disso, para aprender mais e evoluir no mercado da odontologia, temos o Curso de Odontologia Hospitalar, que oferece habilidades técnicas e gerenciais.