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Marketing digital para dentistas: 6 razões para investir

  • 23 de março de 2021

A popularização da internet, além de informações de rápido acesso, trouxe uma nova forma de comunicação para o mundo. Através dela as pessoas passam a buscar opiniões e avaliações sobre determinados produtos e serviços antes de realmente irem buscá-los, e com a odontologia não é diferente. O marketing digital para dentistas é uma ferramenta poderosa para conquistar novos pacientes e garantir a competitividade. Ter um bom site e um canal de comunicação rápida com o cliente, é uma das maneiras de mostrar como a sua clínica se posiciona frente às mudanças e novas tecnologias.

Segundo pesquisa realizada pelo Marshall Offices, na Polônia, e publicado no periódico virtual “PubMed”*, cerca de 60% dos institutos relacionados à saúde ainda não fazem uso de estratégias digitais para divulgar seus programas e serviços, mas esse número está mudando gradativamente, devido às novas necessidades de se criar ações estratégicas e se comunicar de maneiras mais eficientes com possíveis pacientes. Mas porque vale a pena investir em Marketing digital na odontologia?

Redes sociais na estratégia de Marketing Digital para dentistas

Ao se relacionar com o cliente através das redes sociais, fóruns e até pelo seu site, você pode investigar e ter uma ideia de quais serviços estão sendo procurados e descobrir os motivos para determinados públicos ainda não terem encontrado o seu negócio.
redes-sociais-marketing-digital-para-dentistas

Quando se está preparando uma campanha de marketing, você não conhece o rosto do público que ela irá atingir, não sabe quais são as preferências ou necessidades, e precisa seguir mesmo sem essas informações que são cruciais para qualquer estratégia de propaganda. Na internet, você tem a oportunidade de analisar os consumidores antes mesmo de procurarem pelo produto, assim as suas técnicas de divulgação podem ser direcionadas justamente para o público que tenha mais importância ao seu negócio.

De acordo com o artigo da Resultados Digitais, há apenas no Brasil, cerca de 130 milhões de usuários registrados no Facebook e 95 milhões no Instagram, e usar as redes sociais também faz parte do marketing digital para dentistas. Ao criar uma página você eleva o seu cliente em potencial a uma posição mais ativa. Ele pode fazer sugestões e tirar dúvidas de maneira simples. Isso garante um engajamento maior do público com a sua empresa, e, por abrir esse espaço, a confiança do mercado na sua clínica só tende a aumentar.

marketing-conteudo-odontologia

Tornar sua clínica odontológica valiosa para o cliente

Uma das partes integrantes de boas estratégias de marketing odontológico é a criação de conteúdo. Foi-se o tempo em que outdoors chamavam a atenção das pessoas, ou comerciais na televisão eram proveitosos. Esse tipo de mídia é chamada de intrusa, pois interrompe o cliente na sua busca por serviços, e isso pode ser extremamente negativo.

Investir em artigos, imagens e vídeos é algo de grande importância, pois o consumidor, além de estar procurando um produto, será informado com dados valiosos, que podem ser justamente aquilo que o fará pensar em escolher a sua clínica e não a concorrente. Quando ele passa a usar seus canais como referência para tirar dúvidas sobre problemas odontológicos, significa que as chances dele se tornar um paciente são multiplicadas.

Economia de tempo e dinheiro

Criar campanhas físicas pode ser extremamente trabalhoso, pois envolve equipes de marketing, o trabalho de redação, impressão, e a distribuição do conteúdo. Isso pode demandar muito tempo e dinheiro. Quando se volta ao mundo digital, você encontra a possibilidade de ter uma única equipe trabalhando do começo ao fim no seu projeto. Isso garante duas coisas. Economia nos custos operacionais, e maior engajamento dos seus colaboradores, pois eles conhecem o processo como um todo, e vão estar aptos a tomar as melhores decisões.

Imagine a seguinte situação. Após a campanha física ter sido criada e distribuída, os rumos do mercado mudam subitamente, e o seu negócio precisa de outra abordagem mais eficiente. Na propaganda física você terá que arcar com novos custos, reiniciando todo o processo, enquanto a mídia digital te dá a oportunidade de alterar todo o projeto a qualquer momento e com poucos cliques.

Controle sobre a sua campanha

É difícil estimar o quanto as estratégias físicas contribuem para o crescimento de um negócio, mas, através de diversos sistemas de pontuação, fica fácil conhecer esse retorno através dos meios virtuais.
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A princípio, a motivação de uma estratégia de Marketing Digital para dentistas é aumentar o número de acessos no seu site, esse é o tráfego. Com medidores próprios das plataformas em que sua página está inserida, você pode analisar gráficos que informam como o tráfego variou ao longo do tempo, e perceber se a estratégia está sendo eficiente.

Outro ponto importante, talvez até mais que o tráfego, é a taxa de conversão, ou seja, a relação de pessoas que, após acessar o seu website, entram em contato com a empresa para adquirir um produto, contratar um serviço, ou que se encaminham até o seu consultório para realizar uma consulta.

Tendo esses dados em mãos, é possível encontrar os êxitos na sua estratégia e assim reforçá-los, assim como descobrir onde estão as falhas para então corrigi-las. Tudo isso em tempo real. Você não precisa de meses de campanha para saber se ela está funcionando ou apenas desperdiçando recursos.

Os seus competidores também procuram pacientes

Em meio a tantos anúncios de clínicas odontológicas por todo o mundo, fica difícil para o cliente decidir qual é a melhor opção para a sua necessidade. Fica ainda mais complicado para as clínicas os conquistarem, todo tipo de esforço é válido, desde que represente mais lucros que gastos. O Marketing Digital é a categoria que representa esses pré-requisitos da maneira mais eficiente possível. Além de ter um custo mais baixo, ele garante um alcance maior.

Imagine o seguinte: um outdoor em uma avenida movimentada parece ser a melhor opção, mas pense como isso muda com o tempo. Depois de alguns dias as mesmas pessoas estão passando pelo lugar, já terão visto o outdoor, e deixarão de prestar atenção, em menos de um mês o anúncio já terá se tornado obsoleto. A forma digital de se fazer propaganda não tem esse problema, além da constante renovação, se você produzir um conteúdo de qualidade, o cliente acabará compartilhando o seu site para os seus conhecidos, agregando ainda mais pessoas à sua rede de contatos, e a divulgação boca a boca sempre está em alta.

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Abordar os clientes em todos os lugares

Com o avanço da tecnologia, investir em técnicas de divulgação se tornou um campo muito produtivo, pois o cliente poderá estar sujeito a anúncios em qualquer lugar que esteja, uma vez que a internet está em casa, no trabalho, e até no próprio bolso. Você aborda o cliente de diversas maneiras, de forma natural e sem ser um intruso, e garante que a sua mensagem será lida, recomendada, e gerará grandes frutos para a sua clínica.

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