A cada dia que passa, as pessoas têm utilizado cada vez mais as redes sociais para se comunicar, para pesquisar, divulgar produtos e empresas e até mesmo fazer compras. O que antes era focado apenas nas relações pessoais, agora também se estende para o mundo da saúde, corporativo e de vendas, sendo uma excelente ferramenta para os negócios. Principalmente para as empresas que precisam lidar com atendimento ao cliente, esses canais, seja o Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras redes, são uma porta aberta constantemente para esse relacionamento. Por isso, é tão importante saber como usar as redes sociais na odontologia.
O papel do marketing digital
O marketing digital é crucial para qualquer empresa e dentro das mídias, trabalham-se também as redes sociais. Essa ferramenta é responsável por realizar estudos aprofundados e traçar estratégias a partir disso, para posicionar a empresa no ambiente digital, melhorando sua reputação e, consequentemente, suas vendas.No caso das redes sociais, o marketing digital será responsável por coletar e analisar dados suficientes para definir o público-alvo e a persona do negócio. Só assim é possível direcionar a linguagem e abordagem corretas de acordo com as demandas dos clientes. Isso vale para nortear tanto os posts com conteúdos relacionados à empresa ou ao setor, quanto ao atendimento ao cliente realizado no chat ou nos comentários.
Quando falamos de redes sociais na odontologia, além de um código de ética odontológica que precisa ser seguido, é necessário uma linguagem e conteúdos adequados, que atendam as dúvidas dos pacientes. Assim será possível reter sua atenção e manter o seu interesse em algum serviço de sua clínica ou consultório odontológico. O CROSP, criou um guia prático de comportamento on-line que pode lhe ajudar a entender de forma simples.
Ao saber exatamente a necessidade e as características das suas personas (personificação do seu público-alvo de forma profunda), você consegue direcionar conteúdos e respostas de modo a agilizar o atendimento e o esclarecimento de dúvidas.
Ao saber o que o seu público costuma procurar em relação ao seu setor, você já poderá programar assuntos para suas postagens que responderão às perguntas de pesquisa do seu cliente ou futuro cliente. Com isso, ele passará a ver sua empresa e sua página como referência para quando ele tiver dúvidas sobre algo relacionado ao seu setor, despertando interesse em olhar mais coisas em sua página e até mesmo vir a consumir algo.
Redes sociais na Odontologia: Como interagir e ajudar seus clientes?
Além dos conceitos do marketing digital, é importante se concentrar em 4 passos, para ter um bom relacionamento com sua rede:Atente-se ao conteúdo
Para que você obtenha sucesso nas redes sociais na odontologia, não basta postar conteúdos constantemente. É preciso analisar quais serão eles.Entregar um conteúdo de qualidade é muito importante para construir um relacionamento duradouro entre a empresa e o cliente. Ao oferecer um conteúdo interessante e inteligente, que não seja igual aos da concorrência, você consegue conquistar os usuários e gerar interesse.
Com isso, ele passará a frequentar mais a sua página e começará a interagir nas suas postagens. Como o marketing de conteúdo tem como o objetivo converter tal interesse em vendas, essas também poderão acontecer com mais frequência se o conteúdo atender às expectativas dos clientes.
Seja rápido
As redes sociais são caracterizadas pela agilidade na comunicação entre os usuários e, quem procura um serviço por esse meio, está em busca justamente da facilidade e rapidez.Por isso, ao receber uma solicitação de mensagem de algum usuário, seja pelo chat da rede ou por comentários em postagens, não economize rapidez nas respostas. Isso demonstra ao seu seguidor que, apesar de haver muitos usuários na rede, a sua empresa está sempre atenta para melhor atendê-los.
Seja para sanar uma dúvida, algum problema, responder a uma solicitação, um elogio, uma sugestão ou qualquer outra abordagem, as respostas devem ser rápidas e, em caso de impossibilidade de resolver pela rede social, direcionar o atendimento para outros meios, como telefônico, e-mail ou presencial, por exemplo.
Essa agilidade é tão importante e tão observada pelos usuários das redes, que o Facebook possui um recurso que informa aos usuários a velocidade média em que uma página responde uma mensagem inbox. Ou seja, procure ter uma boa reputação nessa informação para que o usuário se sinta confortável e estimulado a procurar a sua clínica ou consultório de odontologia.
Procure ser paciente
Como já mencionado, muitas pessoas procuram as empresas nas redes sociais para fazer críticas, sugerir mudanças, reclamar de algum serviço ou produto, entre outros assuntos negativos.Independentemente do assunto e do tom abordado pelo usuário, procure ajudá-lo sempre com paciência, educação e uma abordagem adequada de acordo com o seu público.
Tratar seu cliente com respeito é a premissa de qualquer bom atendimento, seja ele presencial, telefônico ou virtual. Caso algum usuário seja desrespeitado ou não tenha sido ajudado da maneira correta e cordial, as chances de ele reclamar sobre isso publicamente ou espalhar o mau atendimento são grandes, o que pode manchar a imagem da sua marca. Por isso, evite esse tipo de dor de cabeça da melhor maneira possível.
Evite respostas prontas
Muitas empresas, elaboram respostas prontas e automáticas para serem enviadas assim que uma solicitação inbox é mandada para a página.Na maioria dos casos, isso se trata de um robô que foi programado de acordo com estudos que se baseiam nas dúvidas e demandas mais frequentes dos usuários.
Porém, se você quer ajudar seu cliente de maneira exclusiva e personalizada, principalmente em se tratando de redes sociais na odontologia, evite esse tipo de tecnologia. Ela até pode ser mais ágil e prática para os gestores da página, mas dá a entender para o usuário certa despriorização quanto à sua particularidade. É como se os clientes não fossem importantes para a empresa, ao ponto de tomar um pouco do seu tempo para ajudá-los. Por isso, aposte em uma abordagem humanizada, procurando estabelecer um relacionamento colaborativo com o cliente.
Chame-os pelo nome, responda a cada pergunta com bastante atenção, sempre procurando sanar todas as dúvidas que foram possíveis, ali mesmo. No final do atendimento, procure questioná-los sobre a qualidade do mesmo, se sanou realmente suas demandas, se era o que esperava etc. Isso ajuda a empresa a ter um feedback do atendimento e também demonstra uma preocupação com o cliente.
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