Ir para o conteúdo
CEMOI
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
  • Área do Aluno
  • Gestão para Dentistas

Os desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico

  • 25 de agosto de 2020

A carreira na Odontologia é bastante recompensadora e promissora para qualquer profissional que se engaje com ela. Entretanto, ser um dentista bem sucedido e que consiga fidelizar pacientes no consultório odontológico, envolve realizar uma série de esforços para se reinventar e sempre se apresentar como a melhor opção para esses pacientes. Além disso, um dentista de sucesso também explora noções de empreendedorismo e toma as atitudes estratégicas corretas para manter o seu negócio sempre com uma boa performance.

O sucesso do dentista está diretamente ligado à sua capacidade de atender o maior número possível de pacientes, e isso envolve também o potencial para fidelizar pacientes, de forma que eles sempre retornem e recorram aos seus serviços. Neste texto, falaremos sobre os desafios de se fidelizar pacientes no consultório odontológico. Confira!

tratamento-odontologico-regular

Mostrar ao paciente a importância do tratamento odontológico regular

É recomendável que toda pessoa visite um consultório odontológico ao menos duas vezes por ano para realizar checagens, caso não possua nenhum problema aparente ou dores. Entretanto, a grande maioria dos pacientes não vai ao dentista regularmente, exceto se sentir desconforto, dor ou alguma alteração visual em sua boca. Essa cultura de não prevenção tem sido combatida pela odontologia ao longo dos anos, e a sua clínica deve agir para reforçar esse combate.

Quando se mostra ao paciente que é muito importante fazer visitas preventivas regulares ao consultório odontológico, além de contribuir para uma melhor saúde bucal daquela pessoa, o dentista também reforça a possibilidade de o paciente retornar à mesma clínica quando fizer sua próxima consulta.

Criar relação de engajamento com o paciente

Outro grande desafio que um dentista irá encontrar ao longo de sua carreira é o engajamento com o paciente. Quando ele passa a se referir a você como “meu dentista” é algo ótimo! Afinal, esse tipo de tratamento mostra que o paciente já possui uma relação de longa data com aquele profissional, e a tendência é que isso se mantenha ao longo dos anos.
engajamento-com-o-paciente

Entretanto, é preciso valorizar essa relação para que não haja rupturas. Trate sempre o seu paciente, especialmente o paciente fidelizado, com decência, muita atenção, humanidade, proximidade e bom humor, a fim de que ele permaneça sob seus cuidados por muito tempo.

concorrencia-profissionais-dentistas

Concorrência de outros profissionais dentistas

Nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de profissionais dentistas em todo o país. Por um lado, o setor profissional ganha, pois cada vez mais pacientes têm acesso aos serviços de um dentista, melhorando a saúde bucal da população. Por outro, quem está na área se vê mais ameaçado pela concorrência, que um número maior de dentistas no mercado proporciona, o que de fato dificulta fidelizar pacientes no consultório odontológico.

Para bater essa concorrência que está sempre ao redor, há apenas duas possibilidades: oferecer um serviço por preços menores, o que talvez não seja algo muito agradável, ou oferecer um serviço diferenciado e ainda manter um bom preço para o atendimento. O que consequentemente, ajuda a continuar um bom faturamento e também oferecer uma experiência de qualidade para o seu paciente, que também é um cliente.

Especialmente com o advento e a expansão de grandes empresas que fazem o franqueamento de atendimentos odontológicos, consultórios autônomos de dentistas podem sofrer mais ainda com a concorrência. Por isso, em um contexto atual, aplicar ações estratégicas na gestão, para que aconteça essa fidelização de pacientes é simplesmente fundamental para qualquer profissional que queira ter êxito na carreira.

Internet e o ruído de informações

Em tempos de internet, a facilidade das pessoas ao acesso às informações tornou o público muito mais exigente. Eles podem ter acesso a relatos de atendimentos e experiências vivenciadas por outros pacientes em consultórios odontológicos, recomendando ou não indicando certos profissionais por diversos motivos. Ou seja, a internet pode criar um verdadeiro ruído de informação que pode ajudar a repelir ou levar pacientes à clínica.
internet-ruido-informacoes-odontologicas

Além disso, a internet também parece ter se tornado médica ou dentista das pessoas, que às vezes sequer procuram apoio profissional, após “dar um Google” e encontrar um diagnóstico bastante duvidoso de seu problema na internet. Esse tipo de ruído precisa ser combatido pela sua clínica.

Neste sentido, uma das formas de se combater esses ruídos é criar estratégias e uma presença online para a clínica. Isso pode ser feito através das redes sociais, em que a clínica interage diretamente com perfis pessoais de pacientes através de curtidas, comentários e compartilhamentos. É muito importante também manter o uso de uma linguagem jovem e moderna em suas redes sociais a fim de conquistar diversos públicos.

atendimento-consultorio-odontologico

Experiência de atendimento no consultório odontológico

Esse desafio está diretamente relacionado a uma boa gestão operacional de sua clínica odontológica. A experiência de atendimento do paciente é um fator determinante para ele decidir se irá ou não retornar ao seu estabelecimento para um próximo atendimento, ou se irá preferir ser atendido por outros profissionais em uma próxima oportunidade.

Fatores que podem influenciar na decisão do paciente: atraso no atendimento, mau tratamento por parte de secretários ou assistentes, falta de climatização no ambiente de espera ou no consultório, sala de espera desconfortável, sem opções de entretenimento ou com uma decoração inadequada, diagnósticos imprecisos, preço incompatível com qualidade do atendimento, entre outras circunstâncias podem afastar o paciente de uma nova consulta em sua clínica.

Afinal, como vencer esses desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico?

Antigamente, os dentistas se preocupam prioritariamente em realizar um bom atendimento ao paciente, com um diagnóstico preciso e tratamentos eficientes. Isso bastava para satisfazer aos anseios dos clientes da clínica. Hoje em dia, com a concorrência e todos os outros fatores que influenciam nas decisões dos pacientes em se fidelizar à sua clínica.

Para avançar nessa fidelização, é necessário ter em mente que o paciente deve ser atendido com excelência nos momentos antes, durante e pós-consulta. Antes da consulta, facilitar o agendamento de procedimentos e atendimentos é fundamental, além de promover um contato de qualidade entre paciente e secretária.

Durante a consulta, a excelência e o profissionalismo de sempre servem bem. Após a consulta, lembretes, mensagens, contatos posteriores com o paciente podem mostrar a ele que a saúde bucal dele realmente importa, é que a clínica o valoriza, esperando seu retorno.

Acompanhe outros artigos de Gestão para Dentistas e também sobre Odontologia Hospitalar. Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Posts recentes
  • Por que Investir em Capacitação em Odontologia Hospitalar para Pacientes com Doenças Sistêmicas?
  • Infecções Hospitalares e Como o Uso da IA Pode Melhorar a Prevenção e Controle
  • As Cinco Melhores Profissões da Saúde no Brasil: Carreiras Promissoras e Bem-Remuneradas
  • Odontologia e Oncologia: A Importância da Saúde Bucal no Tratamento Oncológico
  • Dicas para construir parcerias de sucesso na odontologia
  • Desafios e oportunidades da odontologia na área rural
  • Dentistas recém-formados: 5 dicas para guiar o início da carreira
curso odontologia hospitalar cemoi
Tags
atendimento odontológico domiciliar atendimento odontológico hospitalar cirurgião-dentista dentro dos hospitais cirurgião-dentista na UTI cirurgião-dentista no hospital cirurgião dentista cirurgião dentista na UTI clínica odontológica consultório de odontologia consultório odontológico coronavírus curso de odontologia hospitalar dentista dentista empreendedor dentista hospitalar Dentista na UTI Editais empreender na odontologia empreender na odontologia hospitalar especialização em odontologia hospitalar especialização odontológica especialização para dentistas gestor hospitalar gestão de clínica odontológica gestão de consultório odontológico gestão em odontologia hospitalar gestão financeira para dentistas gestão hospitalar gestão para dentistas habilitação em odontologia hospitalar home care odontológico home health care infecções hospitalares laserterapia Legislação marketing digital odontológico marketing digital para dentistas marketing odontológico marketing para clínica odontológica marketing para dentistas odontologia odontologia domiciliar Odontologia Hospitalar Oportunidades redes sociais para dentistas

GOSTO DESTE CONTEÚDO?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Odontologia Hospitalar

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, não tem medo e nunca se arrepende.”

Leonardo da Vinci

Contato

atendimento@cemoi.com.br

(61) 98327-5597

Endereço

CEMOI

Advance Centro Clínico SGAS Quadra 915 Conjunto N sala 136, Térreo, Edifício Advance I – Brasília/DF, CEP nº 70390-150

2ª via do Boleto

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conheça o CEMOI

  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Área do aluno
  • Área do aluno

2010 - 2024 © - CEMOI

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.