A carreira na Odontologia é bastante recompensadora e promissora para qualquer profissional que se engaje com ela. Entretanto, ser um dentista bem sucedido e que consiga fidelizar pacientes no consultório odontológico, envolve realizar uma série de esforços para se reinventar e sempre se apresentar como a melhor opção para esses pacientes. Além disso, um dentista de sucesso também explora noções de empreendedorismo e toma as atitudes estratégicas corretas para manter o seu negócio sempre com uma boa performance.
O sucesso do dentista está diretamente ligado à sua capacidade de atender o maior número possível de pacientes, e isso envolve também o potencial para fidelizar pacientes, de forma que eles sempre retornem e recorram aos seus serviços. Neste texto, falaremos sobre os desafios de se fidelizar pacientes no consultório odontológico. Confira!
Mostrar ao paciente a importância do tratamento odontológico regular
É recomendável que toda pessoa visite um consultório odontológico ao menos duas vezes por ano para realizar checagens, caso não possua nenhum problema aparente ou dores. Entretanto, a grande maioria dos pacientes não vai ao dentista regularmente, exceto se sentir desconforto, dor ou alguma alteração visual em sua boca. Essa cultura de não prevenção tem sido combatida pela odontologia ao longo dos anos, e a sua clínica deve agir para reforçar esse combate.Quando se mostra ao paciente que é muito importante fazer visitas preventivas regulares ao consultório odontológico, além de contribuir para uma melhor saúde bucal daquela pessoa, o dentista também reforça a possibilidade de o paciente retornar à mesma clínica quando fizer sua próxima consulta.
Criar relação de engajamento com o paciente
Outro grande desafio que um dentista irá encontrar ao longo de sua carreira é o engajamento com o paciente. Quando ele passa a se referir a você como “meu dentista” é algo ótimo! Afinal, esse tipo de tratamento mostra que o paciente já possui uma relação de longa data com aquele profissional, e a tendência é que isso se mantenha ao longo dos anos.Entretanto, é preciso valorizar essa relação para que não haja rupturas. Trate sempre o seu paciente, especialmente o paciente fidelizado, com decência, muita atenção, humanidade, proximidade e bom humor, a fim de que ele permaneça sob seus cuidados por muito tempo.
Concorrência de outros profissionais dentistas
Nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de profissionais dentistas em todo o país. Por um lado, o setor profissional ganha, pois cada vez mais pacientes têm acesso aos serviços de um dentista, melhorando a saúde bucal da população. Por outro, quem está na área se vê mais ameaçado pela concorrência, que um número maior de dentistas no mercado proporciona, o que de fato dificulta fidelizar pacientes no consultório odontológico.Para bater essa concorrência que está sempre ao redor, há apenas duas possibilidades: oferecer um serviço por preços menores, o que talvez não seja algo muito agradável, ou oferecer um serviço diferenciado e ainda manter um bom preço para o atendimento. O que consequentemente, ajuda a continuar um bom faturamento e também oferecer uma experiência de qualidade para o seu paciente, que também é um cliente.
Especialmente com o advento e a expansão de grandes empresas que fazem o franqueamento de atendimentos odontológicos, consultórios autônomos de dentistas podem sofrer mais ainda com a concorrência. Por isso, em um contexto atual, aplicar ações estratégicas na gestão, para que aconteça essa fidelização de pacientes é simplesmente fundamental para qualquer profissional que queira ter êxito na carreira.
Internet e o ruído de informações
Em tempos de internet, a facilidade das pessoas ao acesso às informações tornou o público muito mais exigente. Eles podem ter acesso a relatos de atendimentos e experiências vivenciadas por outros pacientes em consultórios odontológicos, recomendando ou não indicando certos profissionais por diversos motivos. Ou seja, a internet pode criar um verdadeiro ruído de informação que pode ajudar a repelir ou levar pacientes à clínica.Além disso, a internet também parece ter se tornado médica ou dentista das pessoas, que às vezes sequer procuram apoio profissional, após “dar um Google” e encontrar um diagnóstico bastante duvidoso de seu problema na internet. Esse tipo de ruído precisa ser combatido pela sua clínica.
Neste sentido, uma das formas de se combater esses ruídos é criar estratégias e uma presença online para a clínica. Isso pode ser feito através das redes sociais, em que a clínica interage diretamente com perfis pessoais de pacientes através de curtidas, comentários e compartilhamentos. É muito importante também manter o uso de uma linguagem jovem e moderna em suas redes sociais a fim de conquistar diversos públicos.
Experiência de atendimento no consultório odontológico
Esse desafio está diretamente relacionado a uma boa gestão operacional de sua clínica odontológica. A experiência de atendimento do paciente é um fator determinante para ele decidir se irá ou não retornar ao seu estabelecimento para um próximo atendimento, ou se irá preferir ser atendido por outros profissionais em uma próxima oportunidade.Fatores que podem influenciar na decisão do paciente: atraso no atendimento, mau tratamento por parte de secretários ou assistentes, falta de climatização no ambiente de espera ou no consultório, sala de espera desconfortável, sem opções de entretenimento ou com uma decoração inadequada, diagnósticos imprecisos, preço incompatível com qualidade do atendimento, entre outras circunstâncias podem afastar o paciente de uma nova consulta em sua clínica.
Afinal, como vencer esses desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico?
Antigamente, os dentistas se preocupam prioritariamente em realizar um bom atendimento ao paciente, com um diagnóstico preciso e tratamentos eficientes. Isso bastava para satisfazer aos anseios dos clientes da clínica. Hoje em dia, com a concorrência e todos os outros fatores que influenciam nas decisões dos pacientes em se fidelizar à sua clínica.Para avançar nessa fidelização, é necessário ter em mente que o paciente deve ser atendido com excelência nos momentos antes, durante e pós-consulta. Antes da consulta, facilitar o agendamento de procedimentos e atendimentos é fundamental, além de promover um contato de qualidade entre paciente e secretária.
Durante a consulta, a excelência e o profissionalismo de sempre servem bem. Após a consulta, lembretes, mensagens, contatos posteriores com o paciente podem mostrar a ele que a saúde bucal dele realmente importa, é que a clínica o valoriza, esperando seu retorno.
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