Boa parte dos profissionais que se forma em odontologia opta por abrir a sua própria clínica odontológica e atuar de maneira autônoma. A partir disso, deixa de ser apenas um odontologista para se tornar também um empreendedor e, consequentemente, precisa se preocupar em fazer o seu novo negócio crescer, sem descuidar dos pacientes, é claro!
Existe um segredo para transformar uma clínica em um grande sucesso? Na verdade, o que existem são algumas estratégias que, se colocadas em prática com um bom planejamento financeiro e uma gestão eficiente, podem surtir resultados surpreendentes. Veja abaixo quais são e avalie como você pode implementar na sua clínica ou consultório.
Qualidade do trabalho
Parece ser óbvio demais e até clichê, mas o principal segredo para o sucesso de uma clínica odontológica é a qualidade do serviço prestado, especialmente no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), nosso país é o que mais tem dentistas no mundo todo! Em outubro do ano passado, quando o estudo foi divulgado, já eram mais de 240 mil profissionais formados na área.![atendimento-consultorio-odontologico](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2020/03/atendimento-consultorio-odontologico.png)
E não é só isso: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo e se destacam internacionalmente quando o assunto é estética.
Diante de todo esse panorama, é perceptível que sempre que uma nova clínica odontológica abre as portas, ela já está se colocando em um mercado de alto nível. Para assegurar a qualidade, a formação continuada é imprescindível. Um odontologista nunca pode parar de buscar novos cursos e aperfeiçoamentos, principalmente levando em conta como o segmento evolui, graças às pesquisas e aos aparatos tecnológicos. É preciso se manter atualizado sempre.
![marketing-digital-consultorio-odontologico](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2020/09/marketing-digital-consultorio-odontologico.jpg)
Marketing digital para clínicas odontológicas
As estratégias de marketing no mundo online têm se destacado. Para fazer com que a sua clínica seja vista, talvez não seja preciso colocar um outdoor no ponto mais estratégico da cidade (isso teria até um custo muito alto), mas estar presentes nas redes sociais é necessário.Crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram para a sua clínica e comece a divulgar seu trabalho, mas claro respeitando as normas do CFO. Uma pesquisa da agência eMarketer, divulgada pela Forbes Brasil, constatou que Brasil é o país latino-americano que mais utiliza as redes sociais, esse é só um dos indícios de que o paciente que você deseja prospectar está nessas redes e pode ser atingido por meio delas.
Invista no marketing de conteúdo. Quem trabalha na área da saúde tem muita informação relevante para compartilhar de forma educativa e que é de interesse público. A sua presença digital deve ser mais do que apenas uma vitrine da sua clínica, e sim uma fonte onde as pessoas possam buscar conhecimento. Isso é essencial para fortalecer a credibilidade de um odontologista.
Comunicação via Whatsapp
Esse aplicativo é uma ferramenta poderosa para fidelizar pacientes. A funcionalidade mais básica é o pós-atendimento: perguntar como o paciente está, se está se recuperando bem do procedimento e se tem algo a reportar.
Mas é possível ir além: ao salvar o nome de um paciente no celular, coloque ao lado a especialidade à qual ele está vinculado, por exemplo, estética.
![comunicacao-com-paciente](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2020/11/comunicacao-com-paciente.png)
Assim, você pode enviar mensagens por lista de transmissão, com um conteúdo direcionado apenas para as pessoas que você sabe que tem interesse naquele assunto, isso claro com a autorização do seu paciente. Por exemplo: um vídeo falando sobre as diferenças entre as facetas de resina e de porcelana.
Esse tipo de ação faz com que o paciente crie um vínculo com o profissional, continue se consultando com ele e ainda indique para familiares e amigos.
Ser visto
A velha máxima “quem não é visto não é lembrado” pode ser muito bem aproveitada nesse contexto. Não espere apenas que as pessoas vão até a sua clínica, leve a clínica até os grupos de interesse. Isso significa procurar sempre participar de congressos, workshops, convenções, manter contato com professores e colegas e ter sempre um cartão de visitas no bolso.
É preciso circular no meio profissional e sempre fortalecer o networking. Com o tempo, esse tipo de relacionamento pode abrir as portas para que você se torne um palestrante, o que favorece ainda mais a visibilidade.
Causas sociais
Nesse ponto, é preciso ter muito cuidado para não transformar fraquezas sociais em palanques e se promover em cima disso. Mas caso você tenha afinidade com esse tipo de trabalho e realize com prazer, é importante saber que isso valoriza a imagem da sua clínica. Demonstrar que você não escolheu a odontologia apenas por dinheiro, mas também pelo desejo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, independente da classe social, é algo que humaniza o seu trabalho.
Mas nada de “ativismo de sofá”, seja verdadeiramente atuante. Você pode se oferecer para ir a escolas públicas da sua cidade ensinando as crianças e adolescentes sobre saúde bucal, por exemplo. Ou pode realizar uma ação para distribuir escova, creme e fio dental em comunidades carentes, podendo até conseguir parceria com alguma marca para isso.
O mais importante é escolher um trabalho com o qual você se identifique, fazer com o coração e se dedicar ao máximo. Isso valoriza a imagem da sua clínica e, por consequência, ajuda a fazer com que ela cresça.
![gestao-de-pessoas-clinica-odontologica](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2020/11/gestao-de-pessoas-clinica-odontologica.jpg)
Gestão de pessoas em clínica odontológica
Se a sua clínica conta com o apoio de colaboradores, fazer uma gestão de pessoas eficiente é fundamental. Para isso implemente o feedback de forma sistematizada; crie uma atmosfera de trabalho positiva, oferecendo as melhores condições possíveis para que cada um exerça a sua função; ofereça oportunidades de crescimento dentro do possível; valorize e reconheça os méritos e conquistas individuais.Invista em treinamento para a sua equipe e faça com que isso seja um ponto de destaque, um diferencial. É comum que clínicas odontológicas nem sempre tenham essa visão empreendedora, portanto, ao adotá-la, você já estará com uma vantagem competitiva. Uma equipe valorizada e motivada produz mais e melhor e todos vão colher os frutos disso.
E é claro: nunca deixe de agregar conhecimento! Para isso, nossos artigos sobre gestão para dentistas e odontologia hospitalar estão à disposição, assim como os cursos exclusivos que ofertamos, a fim de formar e capacitar os melhores profissionais.
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