Entenda como aplicar ações estratégicas em clínicas odontológicas e porque você deve começar ainda hoje a colocar em prática na sua clínica.
Se você tem uma clínica odontológica, sabe os desafios que enfrenta todos os dias. Apesar de ser um setor importante, afinal de contas a saúde bucal é fundamental não só para o bem-estar da pessoa como para a sua autoestima. Mas estar presente nesse mercado e ainda ter relevância para o seu público, mesmo diante dos concorrentes, é uma das coisas que devem ser pensadas constantemente por quem tem uma clínica.
Por isso que, independentemente do tamanho da sua clínica odontológica, você deve investir em estratégias voltadas para pontos essenciais e assim ter o seu negócio crescendo ainda mais e se tornando referência entre pacientes e especialistas pelo trabalho realizado diariamente.
E estratégia é um fator fundamental que algumas empresas não enxergam com a devida importância. Além da prática do dia a dia, o dono de uma clínica odontológica deve também separar um tempo para investir em melhorias na gestão para que a empresa alcance os resultados esperados.

A importância dos clientes nas ações estratégicas em clínicas odontológicas
De acordo com Fernando Luis Peixoto Russo (autor do livro Gestão em Odontologia), já passou o tempo de pensar somente em comprar o equipamento e começar a trabalhar com atendimento. Assim como a odontologia mudou através de inovações e mudanças, os clientes também se transformaram ao longo dos anos.
Agora são mais exigentes, não mais tão apegados a um profissional por toda a vida e ainda possuem diversas ofertas de concorrentes diariamente sem precisar sair de casa ou procurar por eles. O acesso à informação sobre tratamentos e profissionais também está maior, podendo ser um ponto importante para ficar atento.
Cada pessoa pode ter uma percepção diferente sobre determinada atitude. Ainda que haja critérios e comportamentos fundamentais para um ótimo atendimento, essa troca constante e rápida de informações é uma questão que se deve ficar de olho.
Para se destacar diante dos seus clientes e concorrentes, suas ações devem ser voltadas para diversos meios e setores para que você tenha o resultado esperado. Mas, acima de tudo, deve ter constância. Algumas dessas ações não possuem um efeito imediato, sendo possível ver somente a longo prazo.
Confira abaixo alguns setores nos quais você deve investir em estratégias se quiser se destacar no mercado e assim alcançar o sucesso da sua clínica odontológica. Vamos começar?

Vendas
Muitas clínicas não ficam muito atentas a esse setor, mas é fundamental pensar nos seus serviços como vendas, ou seja, criar estratégias para aumentá-las. Um bom exemplo são de clínicas odontológicas que investem em serviços e planos constantes, permitindo que haja uma fidelização dessas pessoas em relação à sua empresa, o que impulsiona suas vendas.
Funil de vendas
Uma das ferramentas mais usadas nesse momento é o funil de vendas. Além de ser aplicado em estratégias de marketing digital, essa ferramenta pode ser usada em vários momentos no seu negócio. Trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa que o consumidor passa até chegar ao momento de finalizar a compra.No topo está a parte mais larga, é a etapa de aprendizado e a descoberta, onde os consumidores ainda não estão cientes de uma determinada necessidade. Ele entende que quer saber mais sobre um tema ou assunto, mas ainda não percebe o que realmente é necessário para solucionar seu problema.
No meio do funil essa etapa é mais estreita, é a etapa de reconhecimento do problema e a consideração de solução, que já traz os consumidores que compreendem ao certo o que precisam e estão pesquisando mais informações para assim poder tomar uma decisão de compra. Geralmente as formas de persuasão são mais objetivas, pois nesse momento é o começo da tomada de decisão de uma compra.
Já no último estágio do funil, o cliente já quer fechar uma venda, o seja está na etapa de decisão de compra. Ou seja, descobriram seu problema, conheceram soluções e escolheram a melhor para fechar negócio.
Percebe como cada etapa guiou o cliente até a decisão de fechar uma venda? Então é importante aplicar essa visão nas ações estratégicas em clínicas odontológicas. E o mais importante, a equipe deve compreender esse funil e usá-lo de forma estratégica para alavancar as vendas da sua clínica.

Marketing
Muitas pessoas já ouviram falar da importância do marketing, mas poucas entendem a real situação que envolve utilizar essas estratégias no seu negócio. Além disso, o mundo digital abre ainda mais uma infinidade de opções para você atingir os seus objetivos.Philip Kotler é um dos grandes nomes do marketing, muito utilizado por profissionais que buscam novas formas de encantar e fidelizar seus clientes. A cada dia é possível ver novas maneiras de captar mais clientes, fechar novas vendas, criar formas de fazer os seus clientes se tornarem fãs da sua clínica e muito mais.
E se pensa que tudo é muito caro, nisso você se engana. Algumas estratégias dão resultado mesmo se não tiver um investimento tão alto inicialmente. Basta buscar o profissional certo e ter um bom planejamento financeiro para investir nisso.

Relacionamento com o cliente
Você deve pensar que as vendas e o relacionamento com os clientes, no final, são a mesma coisa, mas se engana. Quando o cliente já utiliza nossos serviços, nossa atenção e objetivo deve ser em manter essa pessoa utilizando nossos serviços, logo a abordagem é outra.Não é só oferecer um serviço de qualidade, o que é obrigação de um profissional, é mostrar que a sua clínica oferece um diferencial.
Um cliente satisfeito faz uma ótima propaganda do seu negócio. Afinal de contas, o marketing boca a boca ainda traz muitos resultados. Invista em estratégias nessa área e ótimos resultados serão uma realidade.

Mas como ter uma gestão eficaz e aplicar ações estratégicas em clínicas odontológicas?
Não é fácil criar uma clínica de sucesso e credibilidade sem alguns investimentos. E o mais importante é você investir em você. Seja no começo da carreira ou já há algum tempo no mercado, invista em atualizações que agreguem valor ao seu negócio e na forma como você faz a gestão dele.
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