Oportunidade e Conhecimento: Cirurgião-Dentista na UTI

cirurgiao_dentista_na_ uti

Nada melhor para um paciente do que ter um profissional qualificado. A confiança e a garantia de um bom atendimento tranquilizam e podem ajudar a transformar um procedimento dentário em uma boa experiência, ainda mais em um hospital, é fundamental ter um Cirurgião-Dentista na UTI. Isso porque,  ele precisa lidar com diversas variáveis em um ambiente em que um erro pode ter consequências bastante graves, além de saber interagir com pacientes nesse estado. E para ser um bom profissional, é preciso investir. O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva, o CEMOI, é o lugar certo para aprender na prática os aspectos …

Saiba Mais…Oportunidade e Conhecimento: Cirurgião-Dentista na UTI

Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

casos de sucesso na odontologia hospitalar

Sucesso acontece apesar da área ser nova Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar existem? Por ser uma área de atuação muito nova poderíamos supor que são poucos os casos. Não é bem assim. Quando falamos de sucesso, entenda-se por aqueles profissionais que vivem desse segmento e obtém retorno satisfatório. Existem um número considerável de profissionais habilitados tornando-se empresários, trabalhando em hospitais, em clínicas odontológicas, com parceiros médicos, até mesmo, em domicílio. Você sabia? No dia 12 de agosto de 2017, o I Encontro CEMOI 5 anos, escolheu “a dedo” alguns casos de sucesso na Odontologia Hospitalar. Foi o primeiro evento nacional …

Saiba Mais…Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

Siglario da Odontologia Hospitalar

siglario da odontologia hospitalar

Por que tantas siglas? Imaginem quanto tempo levaria para um intensivista preencher um prontuário de um único paciente? Estamos de acordo que é uma tarefa muito importante, concorda? Imaginem agora, além de preencher dezenas, ter que intervir em intercorrências, estabilizar um paciente descompensado e coordenar a equipe? As siglas agilizam a evolução do prontuário e otimizam o tempo da equipe médica e de enfermagem. As siglas são universais? Por mais que exista um demanda, ainda não há uma normatização. Cada hospital, dependendo da equipe, utiliza uma sigla diferente da outra. As vezes a diferença está na tradução. Siglas em inglês, …

Saiba Mais…Siglario da Odontologia Hospitalar

Cresce atuação de dentistas nas UTIs brasileiras

dentistas nas utis

Uma área em crescimento Um segmento em franco crescimento e sem volta, é o que dizem os mais experientes.  A Odontologia Hospitalar (OH) é uma das área de atuação que mais vem sendo procurada nos últimos anos. Além das pesquisas que existem sobre o assunto (veja Artigos da Odontologia Hospitalar que você precisa ler), a medicina moderna já reconhece a importância da presença de um cirurgião-dentista em ambiente hospitalar. A outra parcela de contribuição vem dos hospitais. Além do Projeto de Lei que tramita no Senado e Câmara, os gestores hospitalares perceberam a relevância da saúde bucal em pacientes sistemicamente comprometidos. A …

Saiba Mais…Cresce atuação de dentistas nas UTIs brasileiras

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva abriu novas inscrições para o curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Os editais seguem as determinações do Conselho Federal de Odontologia as Resoluções 162 e 163 de 2015 (ler a Resolução). O conteúdo programático foi elaborado com base nos principais conceitos necessários para o bom desempenho do cirurgião-dentista. São disciplinas dentro da área da saúde relacionada à terapia intensiva. A odontologia em terapia intensiva, exames e protocolos são alguns exemplos dos temas abordados no curso fazendo parte do conteúdo programático. A estrutura …

Saiba Mais…Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Pré-natal odontológico pode evitar parto prematuro

Pré-natal Odontológico qual a relação com o meu bebê? Grande parte das mulheres não sabe, mas existe relação entre saúde bucal e gravidez. Isso mesmo. E tem mais. Já foi comprovado que a condição periodontal está associada ao nascimento de bebês prematuros e/ou baixo peso. Principal vilão Um estudo publicado na Revista UNINGÁ teve como objetivo compreender a relação entre a doença periodontal e as complicações geradas durante o período gestacional, e assim, reafirmar a necessidade e importância da prevenção e acompanhamento odontológico no pré-natal. Uma das considerações da pesquisa foi que a presença de bactérias gram-negativas e seus produtos conseguem atingir …

Saiba Mais…Pré-natal odontológico pode evitar parto prematuro

Comissão da Câmara aprova exame odontológico em abrigos e instituições de longa permanência

câmara aprova exame odontológico em abrigos

Exames odontológicos em crianças e adolescentes Foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados no dia 26 de junho. A proposta obriga a realização de exames odontológicos preventivos em crianças e adolescentes que estão em abrigos e instituições de longa permanência. PL 3607/15 O texto aprovado é um substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) ao Projeto de Lei 3607/15, do deputado Mário Heringer (PDT-MG). O texto original obriga abrigos, creches e asilos a realizar, pelo menos uma vez por ano, exames odontológicos nas pessoas que abrigam. Foram incluídos nas campanhas de educação sanitária os guardiães, …

Saiba Mais…Comissão da Câmara aprova exame odontológico em abrigos e instituições de longa permanência

Por que um dentista no hospital?

dentista no hospital

Por que a contratação em hospitais se eleva? Aumenta significativamente o número de hospitais que contratam cirurgiões-dentistas. Os projetos de lei que tornam obrigatória a presença de dentistas em hospitais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e no Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem a legalidade, mas, o principal ganho é o resultado prático. A Odontologia Hospitalar (OH) ainda é um ramo de atuação pouco conhecido. Por meio dela o profissional atua em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, coronarianas e leitos de internação. Interage com a equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros auxiliando no diagnóstico de doenças orais que agravam o …

Saiba Mais…Por que um dentista no hospital?

Cirurgião-dentista na UTI e Home Care

cirurgião-dentista na UTI

Participação da sociedade é essencial Em setembro de 2017, o Senado realizou consulta pública sobre a obrigatoriedade da presença de cirurgião-dentista na UTI e Home Care. O  PLC 34/2013, que torna obrigatória a prestação de assistência odontológica aos pacientes em regime de internação, tramita no Senado há mais de quatro anos. Chegou o momento da sociedade em geral opinar. Para dar ampla divulgação o Senado utilizou a ferramenta Consulta Pública, via web. A época, foi essencial a participação da comunidade acadêmica, profissional e de toda a área da saúde nessa importante votação. Agregou força para que o projeto de lei …

Saiba Mais…Cirurgião-dentista na UTI e Home Care

Certificado de Odontologia Hospitalar reconhecido pelo CFO

Ex-aluna é a primeira a receber o selo do CFO  Os alunos do CEMOI foram os primeiros cirurgiões-dentistas a serem reconhecidos pelo CFO. A instituição é responsável pela formação de mais de 80% dos profissionais no mercado. Sendo premiada internacionalmente por entidades de qualidade total como a LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE. Todos os alunos que fizeram o curso do CEMOI, dentro das regras do CFO, receberam o título de habilitação em Odontologia Hospitalar. O Certificado de da Drª Adriana Gutierrez, foi o primeiro a ser reconhecido pelo Conselho. Todos os alunos que fizeram o curso do CEMOI a partir de 2011 que realizaram a …

Saiba Mais…Certificado de Odontologia Hospitalar reconhecido pelo CFO