As infecções hospitalares mais perigosas e como combatê-las

infeccoes-hospitalares

As infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS) são uma das principais preocupações de segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes. Por isso, todos os hospitais possuem procedimentos e políticas direcionadas ao controle de infecções hospitalares, mas o risco de que bactérias e vírus perigosos adentrem o ambiente hospitalar e se espalhem sempre vai existir. Considerando a morbidade, a mortalidade e os custos de períodos de internação extensos, todos os esforços devem ser direcionados para tornar os hospitais mais seguros. E a odontologia hospitalar também está sujeita a esses riscos, mas, com os cuidados apropriados, é possível …

Saiba Mais…As infecções hospitalares mais perigosas e como combatê-las

A importância do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19

tratamento-oncologico-durante-a-pandemia-do-COVID-19

Entenda neste artigo, o quão fundamental é a continuidade do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19 e, quais cuidados os pacientes com câncer devem aplicar. Pacientes oncológicos costumam sofrer o efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como quimioterapia e radioterapia. Além disso, a própria doença pode tornar o organismo mais sensível e frágil. Por esse motivo, há uma grande preocupação por parte desses pacientes quanto à pandemia de COVID-19 e os cuidados necessários. Ocorre que com o tratamento oncológico é comum que a imunidade do paciente fique mais baixa, fazendo com que o organismo se torne um tanto quanto suscetível …

Saiba Mais…A importância do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19

O teste da linguinha e a importância da frenotomia precoce

teste-da-linguinha-e-importancia-da-frenotomia

Com teste da linguinha, pode ser identificada a necessidade da frenotomia, em caso de evidência de que a anquiloglossia seja a causa da dificuldade de amamentação. O que é Anquiloglossia? A anquiloglossia (do grego ankilos – soldagem, fusão e glossa – língua) alteração de desenvolvimento anormal do freio lingual que está curto impossibilitando sua elevação chamado de língua presa. Caracterizada por frênulo lingual anormalmente curto e/ ou grosso que limita o movimento da língua verificada assim que a criança nasce. É uma anomalia congênita que pode apresentar-se como anquiloglossia total quando o ápice da língua encontra-se bífido. Diversas consequências são …

Saiba Mais…O teste da linguinha e a importância da frenotomia precoce

Em estudo: desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio

desinfeccao-de-consultorio-odontologico-com-gas-ozonio

Sabemos que a crise da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) afetou diversos setores do mercado, incluindo os profissionais da Odontologia. Assim, é muito importante tomar medidas de prevenção para a diminuição do risco de contágio por pacientes, já que durante os procedimentos odontológicos o contato com fluidos corporais é maior. Além da prevenção do vírus, surge a necessidade de materiais de limpeza que sejam menos custosos e otimizem o tempo, já que a preparação dos produtos pode demandar algumas horas. Dessa forma, muito se houve falar nos estudos para desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio. Mas seria uma …

Saiba Mais…Em estudo: desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio

Mitos e verdades sobre a Odontologia Domiciliar

odontologia-domiciliar

Já ouviu falar em odontologia domiciliar, ou home care? Trata-se de uma forma mais contemporânea de cuidar da necessidade de obter tratamento odontológico. Muitas vezes, quando se ouve falar de uma modalidade de trabalho diferente, ou da qual se tem dúvidas, ouve-se também especulações, que podem inclusive confundir ainda mais quem está verdadeiramente interessado em conhecer o serviço em questão. Pensando nisso, neste texto vamos abordar alguns mitos e verdades sobre a odontologia domiciliar, entendendo do que exatamente se trata e se esse serviço pode ser interessante para sua carreira. Falar em odontologia domiciliar é falar em modismo Mito – …

Saiba Mais…Mitos e verdades sobre a Odontologia Domiciliar

8 aplicativos para Odontologia Hospitalar utilizados pelo CEMOI

aplicativos-para-odontologia-hospitalar

Não é de hoje que a tecnologia atua a favor da ciência e da medicina, no que diz respeito à operacionalização de procedimentos clínicos. Mas não é só com o desenvolvimento de aparelhos de ponta que essa ajuda se torna possível. Aplicativos para odontologia hospitalar, por exemplo, vêm sendo desenvolvidos para aprimorar o atendimento aos pacientes. A rotina corrida do cirurgião-dentista na UTI e a imprevisibilidade dos acontecimentos no ambiente clínico, exigem que os profissionais da área tenham em mãos tempo e ferramentas que otimizem o operacional no meio de trabalho. A tecnologia oferecida por esses aplicativos permite a automatização …

Saiba Mais…8 aplicativos para Odontologia Hospitalar utilizados pelo CEMOI

Siglário da Odontologia Hospitalar

siglario-da-odontologia-hospitalar

Por que tantas siglas? Imaginem quanto tempo levaria para um intensivista preencher um prontuário de um único paciente? Estamos de acordo que é uma tarefa muito importante, concorda? Imaginem agora, além de preencher dezenas, ter que intervir em intercorrências, estabilizar um paciente descompensado e coordenar a equipe? As siglas agilizam a evolução do prontuário e otimizam o tempo da equipe médica e de enfermagem. As siglas são universais? Por mais que exista um demanda, ainda não há uma normatização. Cada hospital, dependendo da equipe, utiliza uma sigla diferente da outra. As vezes a diferença está na tradução. Siglas em inglês, …

Saiba Mais…Siglário da Odontologia Hospitalar

Como uma equipe em ambiente hospitalar pode triplicar as chances de sucesso

equipe-em-ambiente-hospitalar

Vamos direto ao ponto: uma equipe não trabalha bem sem trabalho em equipe! Pronto. Agora que o essencial foi dito, vamos aos detalhes. “Unir-se é um bom começo. Manter a união é um progresso. Trabalhar em conjunto é a vitória.” – Henry Ford. A equipe em ambiente hospitalar De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma equipe pode ser definida como um conjunto distinto de duas ou mais pessoas que interagem de forma dinâmica, interdependente e adaptável para um objetivo/missão comum, a quem foram designados papéis ou funções específicas e que possui uma vida útil limitada de membros. …

Saiba Mais…Como uma equipe em ambiente hospitalar pode triplicar as chances de sucesso

Coronavírus e cuidados na Odontologia que você precisa saber

coronavirus-e-cuidados-na-odontologia

Os profissionais de saúde, incluindo os profissionais de odontologia, sempre estão suscetíveis à contaminação por muitos tipos de parasitas, por estarem em contato próximo com pacientes e seus fluidos corporais. Portanto, é essencial tomar algumas medidas preventivas para evitar o contato e diminuir o risco de contrair doenças. Com o surgimento do novo coronavírus, os cuidados para evitar esse tipo de transmissão precisam ser redobrados. Portanto, nesse texto vamos falar um pouco sobre o coronavírus e cuidados na odontologia. Acompanhe conosco e saiba como você que é dentista deve se proteger. O coronavírus e suas mutações A primeira informação sobre …

Saiba Mais…Coronavírus e cuidados na Odontologia que você precisa saber

Coronavírus e Transplantes: Orientações da ABTO para os profissionais da saúde

coronavirus-e-transplantes

Publicamos a seguir as informações fornecidas pela ABTO em uma mala direta sobre o assunto: Coronavírus e Transplantes. Um tema tão importante quanto o Coronavírus para a área da saúde, é fundamental acompanhar de perto todas as orientações necessárias quando falamos em transplantes, principalmente nas UTIs. Então confira o conteúdo completo do documento. CORONAVÍRUS E TRANSPLANTES: Orientação da Comissão de Infecção em Transplante ABTO Considerando a necessidade de orientar o profissional de saúde quanto ao manejo do candidato, transplantado e doador sob risco de infecção pelo 2019-nCoV, a Comissão de Infecção em Transplante ABTO elaborou esse documento, que será atualizado …

Saiba Mais…Coronavírus e Transplantes: Orientações da ABTO para os profissionais da saúde