Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Já ouviu essa frase? Tenho certeza que ninguém quer que sua vida financeira carregue essa sentença como definição, todos querem melhorar enquanto profissionais, buscam crescer e ser reconhecidos, querem melhorar sempre seus ganhos.
Um dentista tem a função básica de atender seus pacientes, porém, ele também é responsável pelo planejamento financeiro da sua clínica odontológica e pela gestão de seu negócio. Muitos recém-formados que estão pensando em abrir suas clínicas, ou mesmo os que já tem experiência neste mesmo quesito, podem ficar em dúvida quanto à importância do planejamento financeiro, o que é, para que serve e como fazê-lo. Vamos abordar neste texto, algumas dicas para que você profissional se sinta plenamente capaz de iniciar essa tarefa!
O que é o planejamento financeiro?
Primeiro, entenda que planejamento financeiro não se trata apenas de dinheiro em si, mas de como você vai ganhar, o que fazer, qual será o fim dele, entre outras questões. Então, envolve diretamente um plano de ação geral.Por onde começar?
A primeira informação básica para um planejamento financeiro da sua clínica odontológica é: quem está envolvido? Antes de começar a pensar em quanto vai gastar, pense em que tipo de negócio está falando, você vai abrir uma clínica tradicional, ou pensa em uma franquia? Quais serão os serviços ofertados? Qual é seu público alvo? Você terá parcerias estratégicas? Se sim, quais?É muito importante saber de todas essas respostas para iniciar um planejamento, afinal, são informações de suma importância para o futuro ganho gerado na empresa, é preciso saber para onde vai antes de começar a andar, sendo assim, o primeiro passo é definir como será a sua clínica, daí sim pensar nela como o alvo do plano. Neste ponto, é importante definir também qual será o seu propósito de trabalho, ou seja, defina uma missão para que tanto você perceba a realização de seus objetivos e isso o motive, como para que seus potenciais pacientes enxerguem em sua clínica o seu desejo, assim, atraindo-o a você.
Os meios para os fins
Definido qual o modelo de negócio e seu propósito, você precisa pensar agora em como atingir essa meta. A melhor forma de fazer isso, é por dividi-la, por exemplo, se você tem um grande objetivo anual, que pode até parecer inatingível ou difícil, se dividir em pequenos resultados diários, ele será melhor entendido e o plano para alcançá-lo estará traçado. Veja alguns exemplos:A – Captação e conquista de clientes
Seus pacientes que geram sua receita, certo? Então, você precisará definir através deles o quanto quer conquistar. Aqui já vale pensar em formas de divulgação, atendimento e fidelidade.B – Gestão financeira
Esta é a parte que gerencia o dinheiro gerado no consultório odontológico. Envolve o capital de giro, entradas, saídas, investimentos e etc.C – Gestão operacional
É como tudo vai operar. Como você vai gerar mais recursos com menos aplicações? Como combater desperdícios? São alguns fatores que envolvem a parte operacional da gestão.Quanto custa?
Quanto você ganha e quanto você gasta? Neste caso é vital lembrar que estamos falando do planejamento financeiro da sua clínica odontológica, ou seja, o você nesta sentença é o seu estabelecimento comercial, falaremos mais sobre esse ponto à frente.
Já vimos alguns exemplos do que fazer para atingir seus objetivos enquanto profissional, mas, abordando um pouco mais sobre o item 2 da lista acima, a parte financeira precisa ser bem cuidada.
Sabendo que seu negócio já foi divulgado, o trabalho já está gerando lucro, o que fazer daí em diante? É aí que entra de forma mais evidente a organização, pois é preciso pensar na clínica enquanto uma pessoa, o que ela ganha e o que gasta são itens de grande importância, por isso precisam ser registrados e devidamente guardados.
Quais são os custos?
Podemos definir os custos de sua clínica observando estes 7 diferentes conceitos:
1 – Custos fixos – São os valores fixos que sua clínica cobre regularmente, tais valores vão variar de um estabelecimento para outro, mas podemos citar alguns, como: aluguel, pró-labore, salários e encargos, energia etc.
2 – Custos variáveis – Estes variam de acordo com os serviços realizados, por exemplo, quanto mais cirurgias feitas, mais luvas serão usadas, gerando um gasto maior para reposição.
3 – Capital de giro – É uma reserva que se deve ter para administrar as necessidades da clínica, para sua correta administração é preciso estar atento ao momento em que se está, quais os recursos que faltam ou sobram e também seus reflexos.
4 – Demonstrativo de resultados do exercício (DRE) – É a análise das operações de um período de tempo para se observar lucros ou prejuízos.
5 – Fluxo de caixa – Informa o proprietário da movimentação de recursos existente no consultório.
6 – Lucro – Soma das receitas obtidas já livres de despesas e custos.
7 – Ponto de equilíbrio – Informa qual o mínimo que sua clínica precisa financeiramente para cobrir todas as despesas.
Concluindo
Falamos sobre alguns conceitos básicos para iniciar um planejamento financeiro da sua clínica odontológica, mas não se assuste, se você pensou que se tratava apenas de ver quanto quer ganhar, quanto vai gastar. Saiba que resumindo, sim, se trata disso, porém, para um plano eficaz, principalmente se tratando de um negócio, é preciso uma boa avaliação dos itens que citamos. Ainda mais, quando esse negócio é diretamente ligado a um propósito maior e que envolve outras pessoas.
Portanto, para que qualquer negócio seja bem-sucedido, é preciso definir seus objetivos, quem está envolvido neles, quais serão os meios utilizados para atingir a meta, também vai precisar da parte mais evidente do processo, entender bem quanto vai ganhar quanto vai gastar e finalmente compreender o conceito de lucro e custo.
Essa abordagem teve o intuito de ajudar você dentista e empresário a pensar em como sua empresa pode ter sucesso, vimos apenas o que é e por que é importante ter um planejamento financeiro. Mas, ele ainda inclui muitos detalhes que você terá de avaliar no meio do processo, por isso, fique tranquilo, nós do CEMOI, podemos ajudá-lo a atingir suas metas, então leia mais artigos em nosso site e entre em contato em caso de dúvidas.
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