A equipe hospitalar de é, sem dúvida, um dos maiores e mais importantes ativos de um hospital. Por isso, é preciso que as pessoas trabalhem com competência, motivação, satisfação, comprometimento e habilidade, garantindo assim o melhor atendimento para os pacientes.
Mas, para que isso possa se tornar realidade, o hospital, como empresa, precisa investir pesado em pessoal. É função do gestor hospitalar e do time de RH estabelecer estratégias para desenvolver a equipe multidisciplinar e garantir que eles deem tudo de si, aproveitando todo o potencial presente em seus currículos.
Entretanto, este território é um setor do empreendedorismo cheio de desafios, pois todos sabemos que lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa muito fácil. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ser muito importantes para ajudar a sua equipe hospitalar a render mais. Veja!
1 – Realizar uma pesquisa de clima organizacional
Pesquisas de clima organizacional são procedimentos de aferição realizados de maneira sistemática e com métodos estatísticos que podem ser muito úteis para verificar como anda o clima organizacional da empresa. Este é um conceito relacionado à harmonia dos profissionais entre si e os sentimentos que os colaboradores nutrem em relação à companhia (amor, ódio, indiferença, identificação, etc).
Estas pesquisas são importantes porque além de detectar eventuais problemas nos recursos humanos do empreendimento, também captam ideias e insights muito interessantes que podem vir de diferentes setores do hospital, até mesmo de funcionários que não são da área da saúde, ou que possuem pouca senioridade.
A empresa não precisará gastar uma fortuna com estas pesquisas, e o investimento retornará na forma de uma noção real do que precisa ser mudado e implementação de mudanças nas relações e processos profissionais.
2 – Sofisticar o seu setor de Recursos Humanos
Para muitas empresas que não se preocupam de forma séria com os funcionários, o time de RH é apenas responsável pelas burocracias envolvendo contratações, demissões, férias e etc. Mas um time de recursos humanos pode oferecer muito mais.
Faça com que os Recursos Humanos da organização sejam convertidos em verdadeiras máquinas de desenvolver, entender e aprimorar atuações profissionais, tanto pelo ponto de vista da performance, como pela satisfação pessoal do trabalhador em atuar pela empresa, gerando desenvolvimento psicológico e resiliência, qualidades muito importantes para se vencer os desafios do mercado atual em qualquer setor.
3 – Invista no engajamento e na satisfação da sua equipe hospitalar
Profissionais que trabalham felizes tendem a ter rendimentos e performances superiores. Por isso, é importante ouvi-los e fazer esforços para que os colaboradores trabalhem satisfeitos com as medidas necessárias ao cotidiano da empresa. Além da satisfação, é importante proporcionar ao profissional condições de se engajar, comprar a causa e “vestir a camisa da empresa”.
Quem está no mercado corporativo sabe que muitos funcionários aparentemente amam muito os lugares onde trabalham, defendendo suas causas, visões, missões e processos. São tão engajados com a companhia, que são capazes de discutir com pessoas de outras empresas ou que discordem do que prega o empreendimento.
Profissional que veste a camisa é profissional com alto potencial de se desenvolver e expandir seus limites. Por isso, crie um sentimento de identidade e pertencimento em relação aos colaboradores.
4 – Estabeleça um plano de carreira
Profissionais tendem a não se sentir satisfeitos ou dar o melhor de si se a companhia não oferece para ele condições de crescer dentro da estrutura organizacional. A perspectiva de promoções e evolução de senioridade são um dos fatores que motivam a equipe hospitalar a se tornar cada vez melhor, se reinventar e se dedicar ao máximo em fazer um bom trabalho.
5 – Faça treinamentos regularmente
Uma das outras formas de desenvolver o potencial dos profissionais de saúde é oferecer a eles a chance de crescer tecnicamente. Treinamentos são muito importantes, pois eles atualizam os profissionais com as técnicas e instrumentos mais modernos utilizados no mercado.
Ajudam a implantar padrões e podem até mesmo servir como momentos para descontração entre a equipe durante a realização de dinâmicas de grupo e até mesmo jogos educativos em que haja competitividade. Indiretamente, os treinamentos são uma forma de mostrar aos profissionais que eles possuem valor e que a companhia investe em suas carreiras.
6 – Promova eventos de motivação e confraternização
A motivação de sua equipe hospitalar também pode vir através de um diálogo franco e aberto, mas com um pequeno coffee break. É comum que as empresas façam pequenos eventos como encontros, reuniões, feiras e palestras para trazer conteúdos motivacionais aos funcionários. Muitos deles, com algum coaching profissional.
A confraternização de fim de ano também é sempre uma boa estratégia. Vale sempre o bom senso e um uso consciente do orçamento para que os eventos sejam bem-feitos e cumpram com seus objetivos.
7 – Pratique salários justos
Todos queremos sempre o lucro máximo possível, o que é esperado. Entretanto, a tendência do mercado de hoje é que os consumidores estejam dispostos a pagar um pouco mais para serem atendidos com qualidade e terem uma experiência de negócio mais prazerosa e eficiente.
Por isso, também vale a pena pagar melhor seus profissionais para que eles atendam bem. É muito importante que os profissionais estejam satisfeitos e bem pagos, pois isso não é uma generosidade ou qualquer filantropia, mas sim, um investimento no seu próprio empreendimento.
Mais do que máquinas, equipamentos, bens e propriedades: as pessoas são o maior patrimônio de um hospital e o ativo que mais pode levar rendimentos aos negócios. Invista nas pessoas para que elas retornem o dinheiro aplicado em resultados e qualidade.
Aproveite para saber aqui quais são os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados.
Conheça outros conteúdos do CEMOI sobre Odontologia Hospitalar e inscreva-se em nossa newsletter.
Posts recentes
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?
- Mercado de trabalho para dentistas: 5 dicas práticas
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico