Por trás de toda boa instituição comercial está o profissional que a conduz, que gerencia os processos, que entende de como tornar aquele negócio um sucesso. Não é diferente quando se trata do gestor, ou administrador hospitalar. Vamos conhecer melhor essa profissão e saber mais sobre seu mercado de atuação de gestão hospitalar.
O que faz um gestor hospitalar?
Ele é responsável por zelar que todos os serviços da instituição de saúde sejam bem conduzidos, que tudo seja feito em harmonia e contribua para os melhores resultados. Ele organiza e planeja tudo que está envolvido no centro hospitalar, as pessoas, os equipamentos, compras, vendas, estoque e etc. Isso envolve muita coisa, podemos citar algumas funções básicas do dia a dia do gestor hospitalar:
- Controlar pedidos de produtos, desde materiais como medicamentos, até itens de higiene pessoal e limpeza; Além de verificar pedidos, também é preciso observar para que não haja desperdício.
- Gerenciar as práticas de bom atendimento;
- Avaliar os orçamentos de fornecedores, buscando a melhor negociação e o bom funcionamento da parte logística;
- Coordenar o descarte correto de resíduos hospitalares;
- Verificar a necessidade de manutenção ou atualização dos equipamentos;
- Cuidar da parte financeira, visando sempre o equilíbrio;
- Boa administração de licitações e convênios;
- Coordenar também ações de marketing e publicidade;

Como é o profissional de gestão hospitalar?
Basicamente, como o nome diz, o gestor tem a função de coordenar, gerir todos os processos que envolvem a instituição sob seu comando. Isso exige uma visão baseada em estratégias, criatividade e também voltada para o lado humanitário, já que o administrador é um líder e terá pessoas para supervisionar. Quem está pensando nessa profissão também precisa ter em mente que é vital ser uma pessoa aberta, questionadora, razoável e disposta a buscar sempre atualizações, visto que o meio hospitalar está sempre em constante mudança, quem o coordena precisa ser deste mesmo pensamento, visando sempre oferecer o que há de mais moderno.
Atribuições
É preciso também estar ciente de que quem quer atuar nesta área, precisa ser uma pessoa dinâmica e organizada. Como a gama de atividades é tão grande, exige capacidade de organizar-se bem para cumprir da melhor forma possível com cada obrigação. É claro que o gestor apenas coordena, terá uma equipe hospitalar à sua disposição, porém, tudo deve passar por ele, então é vital sua responsabilidade. Podemos citar algumas características que compõem um bom gestor, assim, será mais fácil uma auto avaliação:- Posicionar-se como um líder: supervisionar pessoas envolve inspirá-las, motivá-las e ajudá-las a dar seu melhor em cada função, isso envolve também conhecê-las e estar aberto a sugestões;
- Ser uma pessoa criativa; Para oferecer soluções aos problemas é vital ter criatividade e iniciativa;
- Ter habilidade em comunicação e negociação; Para ser bem-sucedido ao fazer negócios, o profissional precisará saber expor suas opiniões e também ouvir, raciocinar sobre decisões e resultados.
- Ter pensamento estratégico, ser analítico e lógico; Como a profissão envolve uma ampla estrutura com muitos detalhes, é preciso pensar sempre grande, desenvolvendo estratégias para cada objetivo, analisar riscos, possibilidades e oportunidades, sempre de forma lógica para agilizar os processos.
- Ser capaz de apontar e solucionar problemas; Quando se conhece bem um cenário, qualquer erro nele fica evidente, então, conhecimento é fundamental nesta área, assim, os problemas serão apontados o mais rápido possível, o que diminuirá também o tempo e recursos gastos em sua solução.
Mercado de trabalho
Em uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP), foram aplicados questionários a 41 chefias de médicos e enfermeiros, os resultados constataram que 92,7% considera o hospital uma organização complexa, que tem a necessidade de um profissional experiente e com conhecimento específico para exercer o cargo de gerência. Diante da evolução da estrutura hospitalar, mostrou-se evidente a necessidade de administradores capacitados.
Sendo assim, o mercado de gestão hospitalar é muito amplo para atuação. Ele cresce cada vez mais devido a alguns fatores como a alta do setor da saúde, o crescente aumento no acesso à uma saúde de qualidade, a própria busca da população pela mesma, tudo isso aumenta a necessidade dos profissionais da gestão. Outro fator relevante para o crescimento é o aumento da expectativa de vida, os brasileiros estão vivendo mais, e esse fato também faz com que aumente a procura nos setores especializados em idosos.
O administrador hospitalar poderá atuar em hospitais referenciados, clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas de fisioterapia, casas de repouso, maternidades, clínicas de estética, spa e prontos socorros, policlínicas, dentre outras organizações públicas ou privadas de saúde. Ou seja, o campo de trabalho é grande e só tem a aumentar, por isso é tão importante estar de olho no mercado.
Capacitação
Se você está buscando atuar como gestor hospitalar, saiba que há muitos cursos de capacitação, veja alguns temas comuns abordados nas aulas:
- Direito hospitalar;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de equipamentos hospitalares;
- Gestão da qualidade de serviços de saúde;
- Legislação social e trabalhista;
- Matemática financeira;
- Biossegurança;
- Análise de custos;
- Processos logísticos;
- Capital de giro e análise de demonstrações financeiras;
- Responsabilidade social e ambiental;
Observando tais temas já é possível ter uma ideia geral do que será estudado no curso de gestão hospitalar, os cursos são bem completos, visando formar bem tal profissional, devido às exigências do trabalho em questão.

Qual a faixa salarial na gestão hospitalar?
Não há um piso salarial específico, visto que tal definição depende de muitos fatores, como a formação do profissional, experiência, instituição de atuação, se é de pequeno, médio, ou grande porte, que serviços são ofertados nela, então não é possível determinar um número exato, a média salarial pode variar de R$ 4.500,00 a R$8.000,00.Podemos concluir que um gestor hospitalar é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição de saúde, ele tem capacidade tanto técnica como pessoal para gerenciar todos os processos envolvidos neste ambiente. Para quem busca ingressar ou atualizar-se na área de gestão hospitalar, é vital conhecer bem as atribuições da profissão e seu mercado.
Acompanhe nossos conteúdos, inscreva-se na nossa newsletter e aproveite para conhecer o nosso Curso de Odontologia Hospitalar, onde o profissional se torna apto a executar e desempenhar atividades técnicas e gerenciais.
Posts recentes
- Odontologia e Oncologia: A Importância da Saúde Bucal no Tratamento Oncológico
- Dicas para construir parcerias de sucesso na odontologia
- Desafios e oportunidades da odontologia na área rural
- Dentistas recém-formados: 5 dicas para guiar o início da carreira
- Estratégias de prevenção de burnout para o cirurgião-dentista