A grande preocupação de qualquer profissional que se forma e ingressa no mercado de odontologia é conquistar os seus primeiros pacientes. Afinal, para quem está começando e não tem referências ou visibilidade, essa situação parece assustadora. Mas, não precisa ser.
Mesmo com um mercado acirrado, é possível dispor de várias ações para que se conquistem os primeiros clientes. E, claro, realizando um bom trabalho, novos pacientes virão.
Neste artigo, daremos três dicas valiosas para você dentista que se formou recentemente ou está abrindo seu consultório, na conquista dos seus primeiros pacientes. Leia e saiba mais!
1. Conhecendo o seu público-alvo
O consultório odontológico deve ser encarado como qualquer tipo de empresa, porque é isso que ele é de qualquer maneira. Sendo assim, conhecer o público-alvo é fundamental para atraí-lo. Dessa maneira, você pode imaginar diretrizes mais adequadas para conquistar e fidelizar os clientes.
Analise quem são as pessoas da região do entorno do seu consultório, para começar. Depois, tente segmentá-los por categorias. Procure identificar seus perfis e necessidades. Dados importantes para isso são:
- Tratamentos mais procurados na odontologia;
- Idade;
- Região onde mora;
- Renda ideal.
2. Investimento em publicidade
Mantendo sempre em mente a ideia de que um consultório é uma empresa, você deve investir em marketing odontológico para conquistar seus primeiros pacientes. Independente do ramo de atuação, não investir em publicidade é um erro gigantesco. Afinal, ela é a alma do negócio.
Existe a máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”. Sendo assim, você precisa aparecer para conquistar clientes. No entanto, é preciso ficar atento às limitações dentro da publicidade para profissionais de saúde. Seguindo essas regras, não há problema algum em fazer um pouco de divulgação.
Hoje, a publicidade se tornou ainda mais fácil e mais barata por causa do marketing digital. Os possíveis pacientes usam as redes sociais e é lá que você também deve estar para conquistá-los.
3. Fazer um bom networking
Ter um bom networking hoje em dia é fundamental para empresas e para profissionais de qualquer ramo. No entanto, os que pertencem às áreas de saúde, como os dentistas, sempre usaram muito bem essa atividade.
O Networking nada mais é do que a construção de uma rede de pessoas (pacientes, consultores, especialistas, profissionais, etc.) que poderão solicitar ou indicar seus serviços para outros, aumentando ainda mais esse fluxo.
Sendo assim, é importante para quem está começando participar, por exemplo, de feiras, congressos e coisas do gênero. Assim, você pode ser visto, aprender coisas novas e se relacionar com outros profissionais que possam lhe indicar.
É importante ainda manter ativo seu perfil nas redes sociais e tentar sempre se colocar à disposição da imprensa local como uma referência no que você faz. Participe de ações sociais, dê palestras em escolas e faça tudo o que estiver ao seu alcance para aparecer, dentro dos limites impostos aos profissionais de saúde.
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