3. A importância do Cirurgião-Dentista na UTI
O cirurgião-dentista assume hoje, vital importância para o atendimento de qualidade ao paciente que se encontra nas unidades de terapias intensivas (UTIs), ao menos conforme o Hospital Sírio Libanês.
De acordo com o hospital, é fato que desde criança aprendemos a escovar os dentes e isso é fundamental para se ter uma saúde bucal impecável. Todavia, alerta que os cuidados com a saúde bucal deve acompanhar não só a vida adulta, mas, sobretudo, nos momentos frágeis da vida, que são quando a pessoa desenvolve um problema que carece de tratamento especial.
“Para alguns grupos de risco, por exemplo, os pacientes em tratamento contra o câncer, cardiopatas, diabéticos e internados nas unidades de terapia intensiva (UTI), a atenção com a saúde bucal deve ser ainda maior. Esses pacientes passam por períodos de baixa imunidade e as infecções oportunistas por fungos, vírus e bactérias na cavidade oral podem gerar riscos sistêmicos. Além disso, alguns tratamentos contra o câncer podem gerar complicações na boca, como mucosites e falta de saliva.”, complementa os especialistas do Hospital Sírio Libanês.
Com base no que foi mencionado, não resta dúvida o quanto importante é contar com um especialista em Odontologia Hospitalar nas UTIs.