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Passo a passo para fazer marketing para dentistas

  • 17 de fevereiro de 2022

Pensar a realidade da gestão e do marketing para dentistas atualmente é também agregar as estratégias apresentadas pelo Marketing Digital como um dos principais meios de captação de clientes, afinal de contas, quem não está presente na Internet dificilmente será visto e valorizado.

Se você deseja ser encontrado, principalmente pelas pessoas que estão no entorno do seu consultório, então precisa ter uma presença consistente no meio online.

A doutora Jaqueline Mota defende em sua tese que as estratégias de gestão para dentistas perpassam as estratégias do marketing, já que ambas almejam objetivos semelhantes.

É nessa perspectiva que o marketing odontológico vem crescendo de maneira progressiva, com base na aproximação do dentista com o seu paciente, a partir da construção de uma relação de confiança e que gera muitos benefícios para a área.

A verdade é que o universo da saúde não apoiava as práticas de marketing por considerar uma forma agressiva de atrair o cliente. No entanto, essa visão vem sendo modificada através do surgimento do marketing de conteúdo que é considerado bastante relevante para a prospecção na área.

Para te ajudar a organizar e colocar em prática a estratégia de marketing para dentistas, acompanhe esse passo a passo que preparamos para você!

8 passos para fazer marketing para dentistas

Considerando as normas previstas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para a realização de marketing para dentistas, todas as estratégias pensadas devem estar de acordo com as prescrições da última resolução (CFO 196/2019) referente a essa pauta.

É preciso evitar a divulgação de preços e meios de pagamentos em anúncios, bem como a promoção de tratamentos gratuitos para atrair clientes, e até a divulgação de procedimentos sem serem comprovados cientificamente, dentre outras proibições que você precisa saber na íntegra, antes de planejar o marketing do seu negócio odonto.

O marketing para dentistas deve ser saudável e leve, que não acarrete apelos excessivos ao público com vista à atração e captação de clientes. A base precisa ser a troca de experiência, agregando valor à relação dentista-paciente que tende a solucionar problemas e gerar confiança.

Siga os passos abaixo e tenha um plano de marketing de destaque para o seu consultório.

persona-marketing-para-dentistas

1. Defina a sua persona

O primeiro passo consiste em definir os possíveis comportamentos do seu público, a partir de perfis bastante específicos do seu cliente ideal.

Essa perspectiva abrange o conceito de persona defendido pelo Marketing Digital, criado através dos dados gerais dos seus clientes e testes feitos para concluir essa definição.

A sua persona é que vai nortear as suas ações, afinal você deve planejar pensando nesse perfil ideal de cliente a ser atraído e fidelizado.

2. Tenha objetivos concretos

Definir seus objetivos é essencial para encaminhar o seu planejamento de marketing, visto que tudo que você fará deve apontar para o que você almeja.

Quer tornar-se valorizado e reconhecido em sua região? Ou captar mais clientes? Ou realizar vendas? As possibilidades são diversas e definir os seus reais interesses é uma das premissas para o sucesso de suas ações.

3. Crie a sua identidade visual

Já se sabe acerca da importância do que é visto e como se é visto na Internet, não é? Não adianta ter uma presença online se ela não demonstra harmonia e boa aparência no seu visual.

A sua logo, definição de cores e o estilo dos seus canais de divulgação são peças chaves nesse processo. Essa identidade visual, quando bem definida, tende a marcar a memória das pessoas, por isso invista nela.

concorrentes-marketing-odontologico

4. Defina seus canais de Marketing

Quais são os canais de marketing que mais fornecem resultados para você? Identifique a presença do seu público nesses canais, a partir de testes.

Após verificar os mais satisfatórios, comece a oferecer um conteúdo de valor que se converta em leads e novos clientes.

5. Tenha uma equipe de produção de conteúdo

Tanto para a mídia paga com a criação de anúncios, quanto para o Inbound Marketing oferecendo conteúdos gratuitos para as redes, você precisará contar com a ajuda de uma equipe qualificada como freelancers, agência de marketing e profissionais da área.

6. Tenha uma página no Google Meu negócio

Essa é uma estratégia de grande valor para quem deseja prospectar.

Ter um perfil no Google Meu Negócio é a peça chave para quem deseja ser encontrado pelas pessoas da sua região, além dele ser utilizado por 44% dos usuários do Google como pesquisas a sites de empresas.

marketing-conteudo-odontologia

7. Use Vídeo marketing

Seja pelo Youtube, IGTV ou até vídeos do site do seu próprio negócio, o uso de vídeo marketing dá um grande destaque a qualquer plano de marketing para dentistas.

A questão é que os conteúdos dos vídeos são mais profundos e melhor elaborados e quando o paciente vê o seu dentista falando na telinha gera uma proximidade maior nessa relação, além de sugerir autoridade ao seu perfil profissional.

Quem não aparece em frente às câmeras pode sugerir desconfiança e constantes comparações a outras estratégias de outros profissionais. A verdade é que quem é visto é lembrado e sempre poderá ser uma escolha a ser considerada pelos clientes.

avaliacoes-pacientes-marketing-para-dentistas

8. Peça avaliações aos seus pacientes mais satisfeitos

Dentre os principais gatilhos de vendas online está a prova social.

Quando alguém deseja fazer uma consulta e pesquisa um dentista na Internet, certamente essa pessoa vai procurar pela aprovação de outros pacientes, através de depoimentos e comentários que favoreçam a decisão por escolher aquele profissional.

Espera-se garantir um lugar de autoridade para o seu negócio, além de atrair e fidelizar clientes a partir de práticas saudáveis e bem direcionadas.

O que ainda está esperando? Então, mãos à obra!

Esse conteúdo foi útil para você? Então não deixe de ler esse outro artigo sobre as razões para investir em marketing digital.

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