Quer saber como divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais e conseguir excelentes resultados? Investir tempo, empenho e dinheiro na divulgação de serviços nessas plataformas é fundamental para o sucesso da marca, principalmente em tempos dominados pelo Instagram, Facebook e Tik Tok.
Acompanhe os tópicos a seguir e entenda tudo o que sempre quis saber sobre esse assunto.
Boa leitura!
1. Saiba quem é o seu público
A maneira de conquistar excelentes resultados nas redes sociais é por meio da elaboração de conteúdo que atenda ao desejo daqueles que acompanham o perfil.
Desta maneira, não é válido criar postagens, se o conteúdo não está alinhado com os interesses do público. Logo, para divulgar a sua clínica odontológica, o primeiro passo é saber as características de quem está seguindo a rede social.
A maioria dos profissionais deste segmento acredita que o público é formado por pacientes e que esse grupo de pessoas desejam entender tudo aquilo que o dentista sabe sobre odontologia.
Contudo, para obter sucesso na divulgação é necessário pensar além, portanto, é essencial saber como prender atenção daqueles que não são pacientes ainda.
Dito isso, o processo para conhecer esse público só dá certo quando os seguintes pontos são levantados:
- Comportamento do público;
- Formato que mais apreciam;
- Linguagem usada.
Também é interessante definir a persona. Esse conceito foi criado por Alan Cooper e, atualmente, é bastante usado no universo de marketing e divulgação.
De forma geral, definir a persona é desenhar um personagem semi fictício, baseado em informações e hábitos verdadeiros, que demonstra o cliente perfeito para a clínica odontológica.
2. Aposte no marketing de conteúdo
Embora o marketing de conteúdo seja um tema pouco discutido, essa é uma excelente forma de divulgar sua clínica odontológica.
O marketing de conteúdo é aquele produzido sem agressividade e muito sóbrio. O propósito dessa estratégia é auxiliar o público a identificar alguma necessidade ou problema e ajudá-lo a encontrar a solução através de conhecimento disponibilizado por quem é autoridade no assunto.
Entenda que essa estratégia é ótima e proporciona resultados positivos.
Imagine que o paciente está procurando por limpeza bucal em alguma plataforma de busca, ele acaba encontrando conteúdo sobre esse tema na rede social da clínica. Desta forma, a visibilidade do serviço aumenta e você se torna uma opção para esse indivíduo.
O marketing de conteúdo é tão benéfico que, conforme os dados da Content Trends de 2018, 73% das empresas do Brasil apostam nessa estratégia e 61% dos negócios que não usam essa abordagem vão adotá-las no futuro.
3.Invista em links patrocinados
Investir em links patrocinados também é uma excelente maneira de divulgar sua clínica odontológica, principalmente se o objetivo é conseguir resultados rápidos e as principais redes sociais, como o Instagram e Facebook, oferecem esse ótimo recurso.
Não é complexo entender essa ação, basicamente, você faz o contrato desse serviço e, em seguida, define os detalhes da campanha.
Desta forma, no momento em que os usuários da rede interagirem com determinado tema, ele terá contato com o anúncio do seu serviço, seja na timeline, seja em stories.
Esse tipo de interação pode acabar ocorrendo tanto por curtidas e visualização de conteúdos similares ao da campanha, como também após pesquisar palavras-chave que se relacionam com o tema do anúncio.
4. Defina a identidade visual
Se eu pedir para você pensar na letra “M” amarela em um fundo vermelho, provavelmente é possível identificar, sem muitas delongas, que estamos falando daquela marca famosa de fast-food no mundo todo, correto?
A identidade visual não é importante apenas no segmento da alimentação, para divulgar a sua clínica odontológica nas redes sociais e obter excelentes resultados, também é necessário pensar nesse aspecto.
Portanto, ao desenvolver o perfil, não se esqueça de:
- Criar a logo;
- Estabelecer paleta de cores;
- Definir uma frase/slogan;
- Escolher as tipografias.
Desta maneira, os usuários da rede social conseguem visualizar melhor quem é você, como é a sua marca e tudo aquilo que ela deseja apresentar.
5.Tenha frequência nas redes sociais
Hoje em dia, quando uma pessoa deseja conhecer melhor o serviço de um dentista é bastante comum procurá-lo nas redes sociais, certo? Sendo assim, é importante pensar não apenas na qualidade das postagens, mas também na frequência.
Coloque-se no papel de paciente e pense no cenário a seguir: você encontra o perfil da clínica, gosta do que vê, porém, percebe que a pública mais recente é de dois meses atrás, qual é o seu pensamento sobre essa marca?
Agora pense o contrário a essa situação: você acessa o perfil da rede social, aprecia as postagens e percebe que as publicações são frequentes e que acaba de compartilhar algo bem interessante na ferramenta de stories.
Qual é a alternativa que transmite segurança, autoridade e credibilidade? Certamente é o perfil que está postando frequentemente, portanto, para divulgar sua clínica odontológica não basta conhecer o público, apostar em conteúdo de qualidade e investir em links pagos.
Ao manter a frequência das postagens, o seu perfil está permitindo que o usuário se relacione mais com a sua marca e isso é muito vantajoso.
Conforme o que é explicado pelo engenheiro de software do Instagram, Thomas Dinson, quanto mais o usuário se relaciona com determinado perfil, melhor é.
É essencial entender também que frequência não é sinônimo de quantidade, logo, uma única postagem no dia já é o suficiente.
O algoritmo do Instagram, por exemplo, considera que o segundo conteúdo do dia tire um pouco de força da postagem que foi realizada no mesmo período.
6. Faça parcerias
Deseja divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais para muitos usuários? Quer atrair novos seguidores para acompanhar o seu perfil? Precisa aumentar o número de clientes?
Há uma excelente estratégia que pode ser utilizada em qualquer situação indicada acima: estabelecer parcerias.
A ideia é simples: você entra em contato com algum (a) digital influencer local e desenvolve uma parceria para realizar a divulgação. Desta forma, o seu perfil e sua marca vão se beneficiar dos seguidores do seu parceiro.
Essa é uma estratégia bastante utilizada por marcas de diferentes portes e, seguramente, também vai trazer bons resultados para a sua clínica.
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