Quer saber como divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais e conseguir excelentes resultados? Investir tempo, empenho e dinheiro na divulgação de serviços nessas plataformas é fundamental para o sucesso da marca, principalmente em tempos dominados pelo Instagram, Facebook e Tik Tok.
Acompanhe os tópicos a seguir e entenda tudo o que sempre quis saber sobre esse assunto.
Boa leitura!
1. Saiba quem é o seu público
A maneira de conquistar excelentes resultados nas redes sociais é por meio da elaboração de conteúdo que atenda ao desejo daqueles que acompanham o perfil.
Desta maneira, não é válido criar postagens, se o conteúdo não está alinhado com os interesses do público. Logo, para divulgar a sua clínica odontológica, o primeiro passo é saber as características de quem está seguindo a rede social.
A maioria dos profissionais deste segmento acredita que o público é formado por pacientes e que esse grupo de pessoas desejam entender tudo aquilo que o dentista sabe sobre odontologia.
Contudo, para obter sucesso na divulgação é necessário pensar além, portanto, é essencial saber como prender atenção daqueles que não são pacientes ainda.
Dito isso, o processo para conhecer esse público só dá certo quando os seguintes pontos são levantados:
- Comportamento do público;
- Formato que mais apreciam;
- Linguagem usada.
Também é interessante definir a persona. Esse conceito foi criado por Alan Cooper e, atualmente, é bastante usado no universo de marketing e divulgação.
De forma geral, definir a persona é desenhar um personagem semi fictício, baseado em informações e hábitos verdadeiros, que demonstra o cliente perfeito para a clínica odontológica.
![marketing-conteudo-odontologia](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2021/03/marketing-conteudo-odontologia.jpg)
2. Aposte no marketing de conteúdo
Embora o marketing de conteúdo seja um tema pouco discutido, essa é uma excelente forma de divulgar sua clínica odontológica.
O marketing de conteúdo é aquele produzido sem agressividade e muito sóbrio. O propósito dessa estratégia é auxiliar o público a identificar alguma necessidade ou problema e ajudá-lo a encontrar a solução através de conhecimento disponibilizado por quem é autoridade no assunto.
Entenda que essa estratégia é ótima e proporciona resultados positivos.
Imagine que o paciente está procurando por limpeza bucal em alguma plataforma de busca, ele acaba encontrando conteúdo sobre esse tema na rede social da clínica. Desta forma, a visibilidade do serviço aumenta e você se torna uma opção para esse indivíduo.
O marketing de conteúdo é tão benéfico que, conforme os dados da Content Trends de 2018, 73% das empresas do Brasil apostam nessa estratégia e 61% dos negócios que não usam essa abordagem vão adotá-las no futuro.
3.Invista em links patrocinados
Investir em links patrocinados também é uma excelente maneira de divulgar sua clínica odontológica, principalmente se o objetivo é conseguir resultados rápidos e as principais redes sociais, como o Instagram e Facebook, oferecem esse ótimo recurso.
Não é complexo entender essa ação, basicamente, você faz o contrato desse serviço e, em seguida, define os detalhes da campanha.
Desta forma, no momento em que os usuários da rede interagirem com determinado tema, ele terá contato com o anúncio do seu serviço, seja na timeline, seja em stories.
Esse tipo de interação pode acabar ocorrendo tanto por curtidas e visualização de conteúdos similares ao da campanha, como também após pesquisar palavras-chave que se relacionam com o tema do anúncio.
4. Defina a identidade visual
Se eu pedir para você pensar na letra “M” amarela em um fundo vermelho, provavelmente é possível identificar, sem muitas delongas, que estamos falando daquela marca famosa de fast-food no mundo todo, correto?
A identidade visual não é importante apenas no segmento da alimentação, para divulgar a sua clínica odontológica nas redes sociais e obter excelentes resultados, também é necessário pensar nesse aspecto.
![roi-clinica-odontologica](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2021/07/roi-clinica-odontologica.jpg)
Portanto, ao desenvolver o perfil, não se esqueça de:
- Criar a logo;
- Estabelecer paleta de cores;
- Definir uma frase/slogan;
- Escolher as tipografias.
Desta maneira, os usuários da rede social conseguem visualizar melhor quem é você, como é a sua marca e tudo aquilo que ela deseja apresentar.
5.Tenha frequência nas redes sociais
Hoje em dia, quando uma pessoa deseja conhecer melhor o serviço de um dentista é bastante comum procurá-lo nas redes sociais, certo? Sendo assim, é importante pensar não apenas na qualidade das postagens, mas também na frequência.
Coloque-se no papel de paciente e pense no cenário a seguir: você encontra o perfil da clínica, gosta do que vê, porém, percebe que a pública mais recente é de dois meses atrás, qual é o seu pensamento sobre essa marca?
Agora pense o contrário a essa situação: você acessa o perfil da rede social, aprecia as postagens e percebe que as publicações são frequentes e que acaba de compartilhar algo bem interessante na ferramenta de stories.
Qual é a alternativa que transmite segurança, autoridade e credibilidade? Certamente é o perfil que está postando frequentemente, portanto, para divulgar sua clínica odontológica não basta conhecer o público, apostar em conteúdo de qualidade e investir em links pagos.
Ao manter a frequência das postagens, o seu perfil está permitindo que o usuário se relacione mais com a sua marca e isso é muito vantajoso.
Conforme o que é explicado pelo engenheiro de software do Instagram, Thomas Dinson, quanto mais o usuário se relaciona com determinado perfil, melhor é.
É essencial entender também que frequência não é sinônimo de quantidade, logo, uma única postagem no dia já é o suficiente.
O algoritmo do Instagram, por exemplo, considera que o segundo conteúdo do dia tire um pouco de força da postagem que foi realizada no mesmo período.
![parceria-divulgar-clinica-odontologica](https://www.cemoi.com.br/wp-content/uploads/2022/01/parceria-divulgar-clinica-odontologica.jpg)
6. Faça parcerias
Deseja divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais para muitos usuários? Quer atrair novos seguidores para acompanhar o seu perfil? Precisa aumentar o número de clientes?
Há uma excelente estratégia que pode ser utilizada em qualquer situação indicada acima: estabelecer parcerias.
A ideia é simples: você entra em contato com algum (a) digital influencer local e desenvolve uma parceria para realizar a divulgação. Desta forma, o seu perfil e sua marca vão se beneficiar dos seguidores do seu parceiro.
Essa é uma estratégia bastante utilizada por marcas de diferentes portes e, seguramente, também vai trazer bons resultados para a sua clínica.
Gostou desse artigo? Acompanhe outros artigos do CEMOI e aproveite para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de tudo.
Posts recentes
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico
- Estratégias para uma carreira bem-sucedida em Odontologia
- Tendências e oportunidades na Odontologia Estética
- Descubra as melhores áreas da odontologia especializada em 2024
- Como montar e gerenciar um consultório odontológico de sucesso?