Ser um profissional da odontologia exige muito mais do que simplesmente diagnosticar e tratar questões relacionadas à boca e aos dentes. Cada vez mais, a tecnologia tem papel fundamental, por isso é importante que quem atua na área se atente às tendências tecnológicas na odontologia.
Para ajudar, separamos alguns dos elementos, nos mais diversos pontos da atuação de um dentista, que devem se tornar cada vez mais relevantes. Por isso, qualquer profissional que se preze precisa ficar atento para introduzir, ao máximo, esses elementos à sua rotina.
4 dicas rápidas de tendências tecnológicas na odontologia
Tratamentos de estética, gestão e marketing, são pontos cruciais para acompanhar no mercado de odontologia e você precisa acompanhar as tendências tecnológicas desses elementos.
1. Uso de lentes de contato cada vez melhores
As lentes de contato para os dentes já vêm em crescimento e, cada vez mais, a tendência é de que as pessoas invistam nessa solução para se sentirem melhores e com a boca do jeito que querem.
Em uma forma clara de juntar a saúde bucal com a estética, esse tipo de tratamento deve evoluir e contar com cada vez mais opções. Por isso, o odontologista que quiser ter uma clientela satisfeita e fiel precisará entregar a lente no mais alto nível. As lâminas precisam ser as melhores do mercado e com a tecnologia mais avançada para que o resultado seja o esperado e permanente.
2. Softwares de Gestão
Quando falamos em tendências tecnológicas na odontologia, não podemos ficar só na parte de tratamentos. Há, também, a parte de gestão, que vai impactar fortemente na atuação e, claro, na qualidade dos tratamentos oferecidos pelo profissional.
Por exemplo, em relação às tendências da atualidade e para o futuro, está a utilização constante de softwares que facilitem a administração da agenda, o acesso a prontuários e históricos dos pacientes, entre outras funções. Nenhum consultório terá a mesma qualidade e eficiência sem um software de gestão especializado.
3. Digitalização de todos os processos
A digitalização também é uma tendência tecnológica na odontologia, sem volta. Até mesmo alguns atendimentos poderão ser feitos remotamente. O que antes era, obrigatoriamente, uma hora marcada, pode se tornar algo digital, com envio de exames, de receitas, documentos, etc.
Para isso, é importante que o profissional aprimore seus próprios conhecimentos. Não falamos só da instalação de um software, como no tópico anterior. É preciso abertura para aprender, uso contínuo e coerente de ferramentas digitais, preparo e tecnologia.
4. Uso do marketing
Por fim, podemos falar também do marketing odontológico. Sim, usar ferramentas de marketing é importante para captação de pacientes, aproximação com eles e muito mais. Presença nas redes sociais é fundamental, desde que seguindo parâmetros impostos pela ética e pelos conselhos de odontologia, que geralmente impõem regras para publicações.
De qualquer forma, investir em ferramentas de marketing é importante, até mesmo, para tirar qualquer estigma de que ir ao dentista é ruim, dói, etc. Por isso, uma tendência tecnológica, ainda que sem estar diretamente ligado a algum aparelho novo e moderno, é investir no marketing digital.
Agora que você já conhece mais sobre as tendências tecnológicas na odontologia, que tal saber mais sobre nós?! Confira nossos artigos e conheça o nosso Curso de Odontologia Hospitalar. Assim, você pode entender de que forma sua carreira pode evoluir com a nossa ajuda.
Posts recentes
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?
- Mercado de trabalho para dentistas: 5 dicas práticas
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico