Antes da conquista…primeiro passo
Estar disposto a estudar, focar em um propósito, montar um plano, estabelecer boas parcerias, identificar nichos e o principal, persistência.
Há 10 anos o número de hospitais que possuía cirurgiões-dentistas em suas rotinas de UTI, ambulatório e leitos hospitalares era muito baixo. Em apenas 5, o número cresceu quase 1.000%. Essa estatística realizada com base em noticiários aponta para uma tendência de crescimento do segmento.
Recentemente mais um Hospital Universitário mineiro implementou o serviço de Odontologia Hospitalar. Dessa vez, foi o Mário Palmerio Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba (MG).
Em 2018, a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP homologou o resultado do concurso público destinado ao provimento de cargos de carreira pessoal para a Odontologia Hospitalar. A aprovação dos cinco cirurgiões-dentistas no Edital 432, página 107 do D.O.U em 23 de novembro de 2018.
Em 2016, a UNICEPLAC foi a primeira universidade do Distrito Federal a ter a Odontologia Hospitalar na sua grade curricular obrigatória, com prática em ambiente hospitalar. Diante de tudo isso e com forte potencial de crescimento, como sair na frente? Nossa equipe separou algumas dicas para você.
Como identificar um negócio promissor
Para identificar um negócio com potencial de dar lucros o empreendedor precisa ter visão de mercado e estar “no lugar certo e na hora certa”. Além disso, precisa também estar ligado nos desafios da gestão e fazer leituras estratégicas corretas sobre o momento certo de tomar decisões.
Muitos profissionais são extremamente capacitados e técnicos no que fazem, mas nem todos estão aptos ou treinados para enxergar verdadeiras e promissoras oportunidades de negócio. Por isso, fique ligado neste texto que preparamos com dicas importantes para identificar oportunidades na Odontologia Hospitalar.
Oportunidades existem mesmo em tempos de crise
O Brasil possui momentos de instabilidade econômica frequentes que acabam por se converter em severas crises. Nesses períodos, muita gente tem medo de investir porque acha que o risco da perda é grande. Entretanto, a crise sempre traz oportunidades para que novas ideias possam prosperar se apoiando justamente na dificuldade de alguns indivíduos em se manter antenados ou motivados.
Por isso, em tempos de crise, um negócio promissor é aquele voltado às pessoas que estão buscando economizar. Evitar a perda, manter o equilíbrio financeiro ou até mesmo aumentar a receita mesmo que discretamente seria interessante, não é?
Imagine, se um parceiro ou colaborador de um hospital oferecesse um serviço que gerasse economia. Você, na posição de gestor ou diretor desse hospital o que faria? Faz algum sentido, no mínimo, ouvir o que o seu colaborador tem a dizer?
Na área da saúde, grandes negócios que se destacam são as parcerias de atendimento privado realizadas com pessoas jurídicas.
Um serviço tradicionalmente associado a elevados custos, como é o caso de uma internação em UTI, tudo que possa trazer economia e melhoria ao estado geral do paciente, vale a pena ser analisado, não acha? Convertê-lo em um serviço mais acessível economicamente tanto para o hospital quanto para o plano de saúde é o que a Odontologia Hospitalar pode proporcionar. Isso é feito a partir de reformulações nos protocolos, aumento da eficiência do controle de bactérias e foco na diminuição dos custos com antibióticos.
Eis que surgem equipes de cirurgiões-dentistas que, padronizam atendimentos, oferecem exames clínicos, diagnósticos e tratamentos com excelente custo-benefício. Faz sentido para você concluir que o gestor, o hospital, paciente e o plano de saúde saem ganhando?
Dica: esteja atento ao mercado
A oferta e a demanda de diferentes serviços sempre ditam tendências e dão ideias para negócios muito promissores. Por isso, vale a pena ficar de olho nas estatísticas que dizem respeito à sua área de trabalho. O negócio promissor pode estar onde menos se espera.
Por exemplo: suponha que você identificou que há uma grande demanda por serviços odontológicos básicos em determinada localidade, mas que a oferta não supre a todas as necessidades. Pode ser o momento e o local certo para investir e disputar uma maior parcela do mercado.
Da mesma forma, se um mercado está saturado por diversos players, é melhor evitá-lo ou oferecer o mesmo serviço com menor custo ou inovadora, a fim de obter clientes insatisfeitos com a concorrência.
Há uma série de empresas que pode ajudar em uma pesquisa de mercado. Bem elaborada, com dados locais e regionais essa pesquisa pode orientar a tomada de decisões sobre o seu negócio.
Acompanhe tendências pela internet
A internet é uma ótima ferramenta para ajudar empresários a encontrar novas oportunidades altamente promissoras para investir. Através dela é possível acompanhar o comportamento e os anseios dos clientes.
Por exemplo: com as ferramentas que monitoram volume de buscas em ferramentas de pesquisa. Escreva palavras-chave como “odontologia”, “dentista”, “oportunidades
na odontologia hospitalar”, entre outras, e veja as estatísticas das buscas mais frequentes. Isso pode dar um sinal de que certo ramo do mercado odontológico está mais aquecido e, portanto, pode ser um bom sinal para investir.
É crescente o número de dentistas que decidem também virar empresários. O que é uma ótima decisão. Entretanto, é importante aliar os conhecimentos técnicos de sua profissão com uma visão de mercado para fazer as escolhas certas e mais lucrativas.
Foque em nichos
Com as análises e pesquisas, certamente haverá diversos nichos sobre os quais é possível investir. É prudente começar de forma mais tímida, investindo em um nicho após o outro. Começar com negócios já abrangentes pode ser um “tiro no pé”, um motivo para ingerências.
Encontre um nicho favorável e aposte suas fichas com habilidade e visão.
Conheça os cases de sucesso
Uma boa maneira de identificar negócios promissores é conhecer exemplos que já deram certo e outros que não prosperaram para se ter boas referências. Converse com colegas da área sobre as empreitadas no setor, suas maiores dificuldades e sucessos. Como fazer para superar os desafios e enxergar as melhores oportunidades perante um mundo de escolhas.
Para isso, existem nas maiores cidades brasileiras diversas feiras, congressos, eventos e palestras que discutem o empreendedorismo na área dos serviços odontológicos. Participar destes eventos é sempre uma boa maneira de estar em contato com profissionais brilhantes e suas trajetórias irretocáveis.
Análise ampla de características
Encontrar negócios promissores também envolve estudo e técnica. Uma de nossas dicas é utilizar a Matriz Swot (ou Fofa, em português – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esta análise pode dar ótimos insights sobre as condições de seu possível investimento:
Forças: fatores positivos intrínsecos ao negócio e suas características
Oportunidades: fatores positivos relacionados a externalidades e circunstâncias relacionadas ao negócio
Fraquezas: fatores negativos relacionados ao negócio em si
Ameaças: riscos vindos das circunstâncias externas do investimento
Coloque todos estes fatores na balança e avalie como este negócio pode ou não ser viável para um bom investimento, afinal de contas, o risco é sempre presente.
Faça alianças estratégicas
Em sua caminhada empreendedora, você não precisa andar sozinho. Faça alianças estratégicas e rentáveis para que o seu negócio possa crescer com mais sustentabilidade e lucros. Sociedades precisam ser bem geridas, mas, com os devidos cuidados, podem ser extremamente prósperas.
Uma dica possível é se associar a um profissional de outra área de atuação, especialmente relacionado ao business: contábeis, administração, economia, medicina, enfermagem… Com isso, a sua empresa contará com os conhecimentos técnicos necessários para o sucesso. Contratando os melhores profissionais para dar o melhor atendimento é primordial. Além de dispor também de especialistas em negócios que saberão tomar boas decisões e agir para a expansão rentável da empresa. Afinal, montar um empreendimento promissor também significa estar com pessoas promissoras.
Acesse outros de nossos conteúdos e saiba mais sobre o mercado da Odontologia Hospitalar.
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Antes da conquista…primeiro passo
Estar disposto a estudar, focar em um propósito, montar um plano, estabelecer boas parcerias, identificar nichos e o principal, persistência.
Há 10 anos o número de hospitais que possuía cirurgiões-dentistas em suas rotinas de UTI, ambulatório e leitos hospitalares era muito baixo. Em apenas 5, o número cresceu quase 1.000%. Essa estatística realizada com base em noticiários aponta para uma tendência de crescimento do segmento.
Recentemente mais um Hospital Universitário mineiro implementou o serviço de Odontologia Hospitalar. Dessa vez, foi o Mário Palmerio Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba (MG).
Em 2018, a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP homologou o resultado do concurso público destinado ao provimento de cargos de carreira pessoal para a Odontologia Hospitalar. A aprovação dos cinco cirurgiões-dentistas no Edital 432, página 107 do D.O.U em 23 de novembro de 2018.
Em 2016, a UNICEPLAC foi a primeira universidade do Distrito Federal a ter a Odontologia Hospitalar na sua grade curricular obrigatória, com prática em ambiente hospitalar. Diante de tudo isso e com forte potencial de crescimento, como sair na frente? Nossa equipe separou algumas dicas para você.