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Como identificar um negócio promissor na odontologia

  • 20 de maio de 2021

Para identificar um negócio promissor na odontologia, com potencial de dar lucros, o empreendedor precisa ter visão de mercado e estar “no lugar certo e na hora certa”. Além disso, precisa também estar ligado nos desafios da gestão e fazer leituras estratégicas corretas sobre o momento certo de tomar decisões.

Muitos profissionais dentistas são extremamente capacitados e técnicos no que fazem, mas nem todos estão aptos ou treinados para enxergar verdadeiras e promissoras oportunidades de negócio. Por isso, fique ligado neste texto que preparamos com dicas importantes para identificar um negócio promissor na odontologia. Confira!

Boas oportunidades podem nascer mesmo em momentos de crise

O Brasil possui com frequência momentos de instabilidade econômica que acabam por se converter em severas crises e, principalmente agora com a pandemia do Coronavírus, isto é ainda mais impactante. Nesses períodos, muita gente tem medo de investir porque acha que o risco de falir é grande. Entretanto, a crise sempre traz oportunidades para que novas ideias possam prosperar, principalmente na área da saúde, neste momento.

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Por isso, em tempos de crise, um negócio promissor é aquele voltado às pessoas que estão buscando economizar mais dinheiro. Na área da saúde, grandes negócios que se destacam são as franquias de atendimento privado popular.

É o que chamamos no jargão comercial de “downgrade”, ou seja, pegar um produto ou serviço que normalmente está associado a uma classe social mais abastada e convertê-lo em uma mercadoria mais acessível a partir de reformulações, aumentos na eficiência ou diminuição de custos.

Eis que surgem clínicas de odontologia que baixam seus preços, padronizam atendimento, oferecem exames e permitem condições especiais de pagamento. Com isso, ganham rios de dinheiro a partir da crise. É a visão de um negócio próspero que fez a ideia vingar.

Esteja atento ao mercado de odontologia

A oferta e a demanda de diferentes serviços sempre ditam tendências e dão ideias para negócios muito promissores. Por isso, vale a pena ficar de olho nas estatísticas e o negócio promissor na odontologia, pode estar onde menos se espera.
cirurgiao-dentista-na-uti

Um grande exemplo é o caso da odontologia hospitalar, uma área que cresceu muito com a pandemia e se tornou um dos cuidados principais no tratamento dos pacientes entubados, com a participação dos cirurgiões-dentistas nas UTIs.

Outro exemplo: suponha que você identificou que há uma grande demanda por serviços odontológicos básicos em determinada localidade, mas que a oferta não supre a todas as necessidades. Pode ser o momento e o local certo para investir e disputar uma maior parcela do mercado, tomando até mesmo o lugar de quem já atua no setor.

Da mesma forma, se um mercado está saturado por diversos players, é melhor evitá-lo ou oferecer o mesmo serviço de maneira mais barata ou inovadora, a fim de tomar os clientes da concorrência.

Há uma série de empresas que podem ajudar em uma pesquisa de mercado bem elaborada com dados locais e regionais que podem orientar a tomada de decisões sobre determinado negócio. Por isso, este tipo de consultoria pode ser uma boa forma de expandir seus horizontes comerciais.

Acompanhe tendências pela internet

A internet é uma ótima ferramenta para ajudar empresários a encontrar novas oportunidades altamente promissoras para investir. Através dela é possível acompanhar o comportamento e os anseios dos clientes.
marketing-digital-consultorio-odontologico

Por exemplo: com as ferramentas que monitoram volume de buscas em ferramentas de pesquisa. Escreva palavras-chave como “odontologia”, “dentista”, “aparelho ortodôntico”, “odontologia hospitalar” entre outras, e veja as estatísticas das buscas mais frequentes. Isso pode dar um sinal de que certo ramo do mercado odontológico está mais aquecido e, portanto, pode ser um bom sinal para investir.

É crescente o número de dentistas que decidem também virar empresários, o que é uma ótima decisão. Entretanto, é importante aliar os conhecimentos técnicos de sua profissão com uma visão de mercado para fazer as escolhas certas e mais lucrativas.

Foque em nichos

Com as análises e pesquisas, certamente haverá diversos nichos sobre os quais é possível investir. É prudente começar de forma mais tímida, investindo em um nicho após o outro. Começar com negócios já abrangentes pode ser um “tiro no pé”, um motivo para ingerências. Encontre um nicho favorável e aposte suas fichas com habilidade e visão.

Conheça os cases de sucesso

Uma boa maneira de identificar negócios promissores é conhecer exemplos que já deram certo e outros que não prosperaram para se ter boas referências. Converse com colegas da área sobre as empreitadas no setor, suas maiores dificuldades e sucessos. Como fazer para superar os desafios e enxergar as melhores oportunidades perante um mundo de escolhas.

Para isso, existem diversas feiras, congressos, eventos e palestras que discutem o empreendedorismo na área de odontologia hospitalar ou de serviços odontológicos. Participar destes eventos é sempre uma boa maneira de estar em contato com profissionais brilhantes e suas trajetórias irretocáveis.

Análise ampla de características

Encontrar negócios promissores na odontologia também envolve estudo e técnica. Uma de nossas dicas é utilizar a Matriz Swot (ou Fofa, em português – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esta análise pode dar ótimos insights sobre as condições de seu possível investimento:

analise-swot-negocio-promissor-na-odontologia

Forças: fatores positivos intrínsecos ao negócio e suas características

Oportunidades: fatores positivos relacionados a externalidades e circunstâncias relacionadas ao negócio

Fraquezas: fatores negativos relacionados ao negócio em si

Ameaças: riscos vindos das circunstâncias externas do investimento

Coloque todos estes fatores na balança e avalie como este negócio pode ou não ser viável para um bom investimento, afinal de contas, o risco é sempre presente.

Faça alianças estratégicas

Em sua caminhada empreendedora, você não precisa andar sozinho. Faça alianças estratégicas e rentáveis para que o seu negócio possa crescer com mais sustentabilidade e lucros. Sociedades precisam ser bem geridas, mas, com os devidos cuidados, podem ser extremamente prósperas.

Uma dica possível é se associar a um profissional de outra área de atuação, especialmente relacionado ao business: gestão de consultório, contabilidade, administração, etc. Com isso, a sua empresa contará com os conhecimentos técnicos em odontologia, contratando os melhores profissionais para dar o melhor atendimento, além de dispor também de especialistas em negócios que saberão tomar boas decisões e agir para a expansão rentável da empresa. Afinal, montar um empreendimento promissor também significa estar com pessoas promissoras.

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