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O que não pode faltar em um plano de negócio odontológico?

  • 31 de maio de 2021

Algumas pessoas que decidem abrir consultório próprio, ou em sociedade, acabam se esquecendo da necessidade de documentar quesitos importantes para o desenvolvimento e continuidade do empreendimento. Por esse motivo, o plano de negócio odontológico é um documento que não pode faltar quando alguém pensa em abrir o próprio negócio.

Continue lendo o artigo e confira o que é e o que não pode faltar em um plano de negócios para seu consultório.


O que é um plano de negócios?

Um plano de negócio é um documento que formaliza as ideias referentes ao empreendimento. Ele descreve o que é a empresa, sua visão, missão, objetivos, quais são suas estratégias e quem são seus concorrentes – por exemplo.

Esse documento é um indicador de viabilidade do empreendimento, porque quem não consegue colocar as ideias do próprio negócio no papel, não será capaz de identificar as falhas no empreendimento.

É necessário ter a descrição da empresa, dos produtos e serviços, dos recursos físicos e financeiros disponíveis, porque só com as ideias documentadas é que elas se tornarão concretas.

O plano de negócio é uma ferramenta de apoio à gestão e também de negociação. Por meio desse documento é possível obter recursos e financiamentos para compra de máquinas, equipamentos e até realizar uma reforma.

É um documento capaz de indicar ao gestor e à equipe a realidade que estão vivenciando e onde desejam chegar, quais são as metas a serem alcançadas e quanto o empreendimento deseja faturar. Ele não é um documento estático, é necessário reajustá-lo sempre que novas exigências forem apresentadas.

Itens indispensáveis em um plano de negócio odontológico

Existem maneiras muito diferentes de construir um plano de negócio para consultórios de odontologia. Não é necessário seguir à risca os modelos disponíveis, mas ainda assim, é importante que o plano contemple alguns itens que serão abordados a seguir.
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Sumário Executivo

É o primeiro item que aparece em um plano de negócio, ele serve como um convite à leitura, demonstra um panorama geral e conduz ao entendimento sobre o negócio. O texto trata de um resumo com informações relevantes capazes de informar ao leitor os principais detalhes da empresa para que ele possa entender do que se trata, mesmo não lendo o documento completo.

É importante que essa seção descreva a empresa, quais serviços e produtos são comercializados e quais são os recursos físicos, financeiros e humanos disponíveis. Dessa maneira deverá apresentar, resumidamente, todos os itens principais do plano.

Apesar de o sumário executivo ser o primeiro item do plano de negócio odontológico, ele deve ser a última parte a ser escrita justamente porque traz informações do plano completo. Assim, o texto ficará muito mais coerente.

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Descrição da empresa

A descrição da empresa se subdivide em tópicos que visam identificar o empreendimento pelos seus aspectos legais, sociais e históricos.

O primeiro item contempla:

  • Nome da empresa;
  • Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CNPJ);
  • Forma jurídica (micro ou pequena empresa, empresa individual de responsabilidade limitada, sociedade anônima);
  • Enquadramento tributário;
  • Responsáveis;
  • Localização;
  • Outras informações de mesma natureza necessárias para caracterizar a empresa de forma legal.

O segundo item contempla a explicação de como surgiu a empresa, qual é a sua história, porque ela foi criada. Destacando também a natureza da atuação da empresa, os produtos e serviços comercializados – é relevante colocar em evidência características únicas do serviço e como ele pode beneficiar o cliente, ou seja, quais são os diferenciais do seu consultório odontológico.

Por fim, nesse mesmo item, além de descrever a situação atual do empreendimento, deve-se fazer uma projeção do que se espera do negócio nos próximos três ou cinco anos.

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Análise de mercado

A análise de mercado é extremamente importante para um negócio, é necessário conhecer o ambiente em que atua, quem são os concorrentes, quem são os possíveis clientes e uma estimativa de quantos eles são. Principalmente na área da odontologia, onde o mercado é bem competitivo.

Esse item exige pesquisa, estimativas de empresas que atuam no setor, utilização de questionários e outras ferramentas que estejam à disposição para coleta de dados, e que o gestor julgar importante.

O estudo do público-alvo exige foco e conhecimento do cliente. Não é possível vender seus serviços para todas as pessoas, mas é importante descobrir quais são os perfis mais comuns do seu negócio, qual a faixa etária, o estilo de vida, a renda e o que mais julgar necessário para se aprofundar no seu público e assim, poder focar em ações para fidelizar pacientes.

Uma boa descrição de segmento de mercado informa a participação do seu negócio no ambiente externo, avalia se o mercado está sendo bem atendido, estabelece o potencial de crescimento no segmento e classifica as oportunidades para obter uma maior participação.

plano-de-marketing-odontologico

Plano de Marketing

O plano de marketing odontológico deverá contemplar estratégias para impulsionar a venda dos serviços oferecidos. A escolha da localização do negócio pode ser estratégica para captar clientes. Por exemplo: não adianta abrir um consultório em um local retirado, muitas vezes o melhor lugar é perto de outras clínicas, porque facilita o acesso.

Uma estratégia de marketing também pode ser baseada no preço. O valor cobrado pelo serviço pode ser uma diferenciação, no entanto ele não pode ser tão abaixo do mercado para que não traga prejuízos, e também não pode perder tanto em qualidade em relação à concorrência. O mais importante é praticar um preço justo e oferecer um serviço de qualidade.

A propaganda e a promoção devem constar no plano de marketing. É importante dar destaque ao seu negócio pensando em estratégias de divulgação que trarão visibilidade e farão as pessoas procurarem seu serviço. É possível investir em mídias offline como outdoors, rádios, panfletos e jornais e em marketing digital como redes sociais, site, blog, mídia paga, etc.

plano-financeiro-negocio-odontologico

Plano financeiro

O plano financeiro é a última das etapas do plano de negócio odontológico, mas também a mais importante. Sem recursos financeiros um empreendimento não pode se desenvolver nem se manter. Não é necessário ser um analista de finanças para fazer um bom planejamento financeiro, basta estar atento a alguns itens:

1- Investimento inicial: descreva os gastos com a implantação do negócio, investimento em equipamentos, mobiliários, locação. Coloque neste item todo o valor necessário para iniciar o negócio, ainda que você não disponha desse valor, nesse caso poderá avaliar a possibilidade de solicitar empréstimo junto a um banco, por exemplo.

2- Projeção de despesas e receitas: faça uma planilha com a projeção de despesas com materiais, aluguéis, impostos e com as estimativas de receitas que advém da prestação do serviço. Assim, é possível ter um panorama do futuro financeiro do negócio e verificar se o desempenho está acima ou abaixo do esperado.

3- Indicadores de viabilidade: calcule o valor dos indicadores do negócio para poder avaliar seu crescimento e desenvolvimento. Utilize os valores obtidos nos itens anteriores para calcular o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Tempo para recuperar o investimento feito no negócio (Payback).

Um plano de negócio é importante para organizar e documentar as ideias a respeito de um empreendimento. Pessoas que iniciam um empreendimento como um consultório ou clínica de odontologia, sem ter um plano de negócio bem estruturado, têm muito mais trabalho para obter retorno financeiro e apresentam dificuldades para entender onde estão errando. Entenda aqui outras dicas para um plano de negócios de forma descomplicada.

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