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Como gerir o tempo no consultório e ser mais produtivo

  • 12 de fevereiro de 2020

Muitos dentistas são extremamente competentes e tecnicamente bem preparados para desempenhar suas atividades profissionais todos os dias. Entretanto, podem ser afetados por uma grande dificuldade em gerir o tempo no consultório e ser mais produtivo. A falta de controle do tempo ao longo carreira pode ser um grande obstáculo e até mesmo um empecilho para se aproveitar ótimas oportunidades profissionais.

Muita gente não sabe, mas os problemas com a gestão do tempo são muito mais frequentes e comuns do que você imagina. Até mesmo você pode ser vítima deles sem perceber.

Para ajudar na reflexão, uma pergunta inicial: você utiliza o seu celular no expediente para fins que não estejam relacionados ao seu trabalho? Se a resposta for sim, mesmo que por pouco tempo, você já pode aperfeiçoar a sua gestão de tempo. Para ajudar nisso, separamos 13 dicas que podem fazer uma verdadeira diferença na sua forma de encarar o relógio na vida profissional. Veja:

13 Dicas para gerir o tempo no consultório

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1 – Se possível, faça pequenas mudanças

É normal que muita gente trabalha no mesmo consultório, vendo as mesmas paredes, a mesma mesa, as mesmas janelas. Ambientes repetidos e padronizados todos os dias servem como uma espécie de bloqueio à mente que impede o uso eficiente do tempo. Sempre que possível, tente fazer pequenas mudanças no ambiente, ou mude de sala se possível. A inovação fertiliza a mente.
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2 – Organize as suas tarefas em uma lista

Muitos profissionais têm o hábito de organizar todo o cronograma do dia apenas mentalmente. Isso não funciona: vai ser muito fácil se esquecer de fazer algo ou separar um período de tempo inadequado para cada atividade no meio das confusões do dia a dia. Liste  as suas tarefas: caderninho, post-its, aplicativos, não importa. A lista dá a real dimensão de tudo o que precisa ser feito.

3 – Planeje suas tarefas

Nenhuma listagem ou concentração será eficiente na sua gestão de tempo se as atividades do dia a dia não forem planejadas de forma adequada. Por isso, pode ser interessante reservar um tempo de seu dia para planejar as tarefas da jornada seguinte, ou ainda contar com uma margem de segurança para lidar com imprevistos. Avalie cada atividade e quanto tempo cada uma deve ocupar de seu expediente. Assim, você trabalha melhor e gerir o tempo no consultório para ser mais produtivo.

4 – Evite as redes sociais

As redes sociais são verdadeiras vilãs da gestão do tempo, especialmente para quem utiliza como apoio o computador ou celular para os atendimentos. É muito fácil escapar das atividades do dia a dia para dar uma checada na linha do tempo do Facebook. Não faça isso! Uma vez nas redes sociais, pode ser difícil sair delas.

5 – Reserve tempo para o seu lazer

O stress é um dos maiores vilões da eficiência profissional e da gestão de tempo. Pessoas apuradas, abarrotadas de tarefas, tendem a não ter lazer e carregar pressões psicológicas para dentro do serviço, prejudicando a performance na carreira. Reserve tempo e alguns recursos para se divertir no tempo adequado pelo menos algumas vezes por semana.
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6 – Alimente-se bem

Está achando estranho o fator “alimentação” aparecer em um texto que trata sobre gestão de tempo? Mas acredite, tem tudo a ver. Quem se alimenta bem e nos horários corretos se estressa menos, vive melhor e não compromete tempo de serviço para fazer lanchinhos ou tomar café. A disciplina é uma verdadeira chave para gerir o tempo no consultório com eficiência.
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7 – Use tecnologia a seu favor

O uso de celular e de tecnologia não é sempre ruim para a sua gestão de tempo. Basta que você utilize estes recursos com sabedoria. Tanto no celular como no computador existem aplicativos que ajudam na gestão adequada do tempo. Um aplicativo que facilita muito a gestão do dia é a o Google Calendar, que pode ser acessado no computador ou celular, até mesmo offline.
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8 – Horários flexíveis podem ajudar

Se você tem autonomia para controlar seus horários no consultório, pode ser interessante pensar em uma jornada flexibilizada ao longo do dia, sem usar apenas um único turno. Isso permite, por exemplo, que você desempenhe tarefas pessoais ou familiares sem ter que deixar de atender seus pacientes, abra horários diferenciados de atendimento.
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9 – Seja pontual

Considerando que nosso dia, que tem 24 horas, pode parecer curto para algumas pessoas, a pontualidade se faz indispensável. Quando uma atividade atrasa, das duas uma: pode ser necessário fazer suas tarefas correndo, ou atrasar também nas atividades seguintes. As duas opções são péssimas para a sua rotina.
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10 – Regule os seus e-mails e mensagens

Muita gente usa qualquer tempinho livre para abrir o e-mail ou o WhatsApp e checar insistentemente. A pessoa sabe que não tem mensagens novas, mas checar o e-mail e o aplicativo se torna quase um tic nervoso automático. Cheque as ferramentas 4 ou 5 vezes por dia, ao máximo, fazendo o que é necessário e nada mais. Responda as mensagens urgentes e o que pode esperar deixe para um horário mais disponível.
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11 – Estabeleça prioridades para suas tarefas extra atendimentos

Como dissemos, um dia de 24 horas nem sempre é o suficiente para fazer tudo o que queremos ou precisamos. Nestes casos, é preciso fazer escolhas. Estabeleça prioridades para as suas atividades além dos atendimentos clínicos. Uma dica é organizar por níveis como Urgente, Importante, Não-urgente e opcional.

12 – Evite ao máximo a procrastinação

O conceito de procrastinação está diretamente relacionado a postergar uma tarefa para depois, ou até amanhã. É normal que começar uma tarefa às vezes seja difícil, mas dar o primeiro passo é o segredo para conseguir gerir seu tempo. Nunca deixe para amanhã se é possível fazê-lo ainda hoje. Evite conversas paralelas, evite cafezinhos desnecessários, se você é fumante, evite os cigarros ao longo do expediente, etc.
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13 – Guarde tempo para si

Em algumas clínicas, é comum estar com muitas outros profissionais. Se possível, pode ser indicado reservar um tempo para se isolar e concluir suas atividades com concentração e prioridade. Se não for possível se isolar fisicamente, esclareça aos colegas que você não pode conversar e faça o que tiver de fazer quando não estiver atendendo.

Seguindo estas dicas, você certamente poderá fazer seu dia e gerir o tempo no consultório com muito mais produtividade.

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