Conceituada como uma área cuja finalidade é o atendimento odontológico a pacientes em ambiente hospitalar, a odontologia hospitalar ganha importância quando se fala em cuidados preventivos ou terapêuticos em relação aos problemas bucais.
Ao prestar os atendimentos a esse público, o profissional acaba por reduzir a probabilidade de infecções que podem, inclusive, agravar o estado de saúde do paciente como um todo. Sendo assim, é possível afirmar que a odontologia hospitalar pode contribuir para a qualidade de vida e bem-estar.
Principais curiosidades da odontologia hospitalar
Diante da importância da atuação destes profissionais para a sociedade, que trabalham em conjunto com outras áreas da saúde, selecionamos algumas curiosidades da odontologia hospitalar. Confira:
1. Área de atuação recente
O reconhecimento desse campo de atuação aconteceu no ano de 2015, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o que mostra que apesar dos inúmeros benefícios que a profissão traz para os pacientes e para a sociedade como um todo, essa área de atuação não é antiga.
2. Pouca competitividade no mercado de trabalho
Justamente pelo reconhecimento recente desta área da profissão, há poucos dentistas com esta habilitação, o que torna o mercado de trabalho menos competitivo e, em consequência, com salários melhores.
3. Menos tempo de internação e corte de custos
Ao prevenir possíveis doenças bucais e evitar qualquer tipo de infecção que possa agravar o quadro do paciente, a atuação de um dentista hospitalar pode gerar melhoras significativas que reduzem o tempo de internação dos pacientes, diminuindo, em consequência, os custos do hospital, seja ele particular ou público.
4. Tempo de habilitação
Para ter o título de odontologista hospitalar, o profissional deve, antes de tudo, realizar o curso de odontologia e, depois disso, realizar uma habilitação em odontologia hospitalar, com a duração média de 350 horas. Uma dica é a realização de estágios neste campo durante os cursos.
Bons profissionais para o bem-estar da população como um todo
É possível perceber que o papel de um cirurgião-dentista nos hospitais vai além da resolução de problemas bucais, e que cuidar da saúde da nossa boca não é apenas prevenir e tratar cáries ou das questões sobre vaidade e beleza de um sorriso.
O atendimento de um profissional desta área faz toda a diferença na vida do paciente como um todo, no seu tratamento, na prevenção de problemas e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida.
Por esta razão, os atendimentos precisam passar segurança a quem está o recebendo e ser o mais acolhedor possível. Sendo assim, uma boa formação acadêmica é de fundamental importância para que os dentistas hospitalares tenham a capacidade para oferecer este atendimento humanizado que os pacientes precisam.
E é justamente nesse contexto que entra em cena o curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI, com aulas no próprio ambiente hospitalar, a instituição oferece momentos práticos que acontecem em conjunto com a atuação de equipes médicas, enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, além de promover o contato dos alunos com pacientes internados na UTI, ampliando e aprimorando assim a experiência dos dentistas para atuarem em hospitais.
Conheça o nosso curso e confira outras curiosidades da odontologia hospitalar em nosso blog.