A principal função dos atendimentos odontológicos em hospitais é contribuir com a equipe multiprofissional na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, infecções oportunistas e remoção de focos infecciosos de origem odontogênica.
O serviço hospitalar também oferece atendimento ambulatorial onde há considerações médicas que tornam desejável que os pacientes sejam tratados em um ambiente hospitalar.
Os serviços de odontologia hospitalar e de cirurgia bucomaxilofacial especializados são fornecidos pelos hospitais de urgência, terciários públicos, privados, filantrópicos e militares.
Alguns hospitais universitários, além disso, oferecem oportunidades para o gerenciamento de pacientes, treinamento e pesquisa em outras especialidades odontológicas. Como é o caso do renomado centro de saúde dentária da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que oferece esses serviços.
Vantagens dos atendimentos odontológicos em hospitais, para os cirurgiões-dentistas
Em hospitais, os cirurgiões-dentistas trabalham em uma equipe gerenciada por um administrador hospitalar, e têm acesso a meios diagnósticos especializados e trabalham com líderes de outras especialidades médicas, de nutrição, fisioterapia, enfermagem , fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
As principais vantagens estão na aréa operacional, segurança assistêncial e nos custos de investimento profissional, como:
- fácil acesso aos exames de imagem e laboratoriais;
- dados clínicos com histórico atual disponíveis em prontuário;
- redução de iatrogenias (falhas e erros na condução do plano de tratamento);
- maior número de profissionais discutindo a melhor conduta clínica (rounds multiprofissionais);
- custo zero de investimentos em infraestrutura, como pagamento de aluguéis, taxas condomínios, energia elétrica e manutenção de instalações prediais e de salas comerciais;
- custo zero na utilização de equipamentos de EPI; e
- redução de desistência ou atrasos em consultas.
O serviço odontológico hospitalar tem quatro funções principais:
- Discussão da melhor conduta terapêutica para casos de dificuldade especial encaminhados aos hospitais por cirurgiões-dentistas e médicos, ou para pacientes internados como resultado de trauma ou doença sistêmica;
- Atendimento odontológico, incluindo tratamento abrangente, de pacientes internados de longa permanência e UTI, pois a presença desse profissional auxilia no controle de infecções;
- Atendimento odontológico de pacientes de curta permanência quando necessário para o alívio da dor, remoção de focos infecciosos, controle de sangramento, quando presente, ou como suporte de seu tratamento geral; e
- Tratamento de certos pacientes ambulatoriais, quando houver considerações médicas que tornem desejável que o tratamento seja realizado em um hospital.
Dica de ouro
Como você conheceu um pouco dos principais atendimentos odontológicos em hospitais você precisará saber se é capaz de gerenciar pacientes com necessidades clínicas especiais, usando uma combinação de habilidades cirúrgicas, não cirúrgicas e clínicas avançadas.
Você também precisará de habilidades técnicas para corrigir e remover próteses dentárias, trabalhar com novas tecnologias além de possuir noções básicas em estomatologia.
O cuidado envolve equilibrar o valor da experiência técnica com as necessidades específicas dos pacientes em uma arena de pesquisa em constante mudança.
Além de ter conhecimento em todas essas formas de atendimentos odontológicos em hospitais, para trabalhar em ambientes hospitalares o cirurgião-dentista também precisa estar a par das inovações tecnológicas mais recentes.
Dentistas no mundo todo, inclusive de Harvard, têm usado tecnologias como a Inteligência Artificial nos seus ofícios como profissionais da saúde dentária.
Se você quer se destacar nesse ambiente, invista em seu conhecimento profissional. Saiba mais sobre o no nosso Curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI e se torne prontamente apto a trabalhar em atendimentos odontológicos em hospitais no Brasil e no exterior.
Posts recentes
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?
- Mercado de trabalho para dentistas: 5 dicas práticas
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico