Por que tantas siglas?
Imaginem quanto tempo levaria para um intensivista preencher um prontuário de um único paciente? Estamos de acordo que é uma tarefa muito importante, concorda?
Imaginem agora, além de preencher dezenas, ter que intervir em intercorrências, estabilizar um paciente descompensado e coordenar a equipe? As siglas agilizam a evolução do prontuário e otimizam o tempo da equipe médica e de enfermagem.
As siglas são universais?
Por mais que exista um demanda, ainda não há uma normatização. Cada hospital, dependendo da equipe, utiliza uma sigla diferente da outra. As vezes a diferença está na tradução. Siglas em inglês, com tradução em português e vice-versa.
Existe algum local em que possamos consultar e encontrar o significado de cada uma delas? Se você acha uma boa ideia…
Que tal, colocar uma relação no word, excel, ou melhor, em PDF para uma consulta em um notebook ou no PC da ilha de uma UTI? Seria ótimo, não é? A notícia ruim é que na maioria dos hospitais o acesso as esses computadores é difícil pela concorrência, e, por vezes burocrático. Além de ser uma questão de segurança da equipe de TI do hospital e que deve ser respeitada.
A
A. – Artéria.
A1 – Primeira Bulha Aórtica
A2 – Segunda Bulha Aórtica
AA – Artéria Aorta
AAA – Aneurisma de Aorta Abdominal
AAS – Ácido Acetil Salicílico
AAT – Alfa-1-antitripsina
AAT – Aneurisma da Aorta Torácica
ABD – Abdome
AC – Ausculta Cardíaca
ACA – Artéria Cerebral Anterior
ACAD – Artéria Cerebral Anterior Direita
ACAE – Artéria Cerebral Anterior Esquerda
ACM – A Critério Médico
Dica
Não fuja da leitura dos prontuários, quanto mais acessos, mais dúvidas, mais pesquisa, consequentemente, mais tempo dentro de uma UTI. Será justamente esse período o responsável pelo seu crescimento profissional.
Salve o siglário em seu smartphone e consulte quando necessário. Pode ser antes de ir para o hospital, no trânsito, em casa, entre um atendimento e outro, enfim, no começo será muita pesquisa, depois as siglas farão parte do seu dia-a-dia. Com o tempo perceberá que novas siglas surgirão, você pode anotá-las e enviá-las para nós. Faremos uma análise e incluiremos nas próximas edições.
Acesso gratuito
Desenvolvemos o Siglário da Odontologia Hospitalar, já em sua 4ª Edição, com base na experiência adquirida dos nossos professores, contribuição de equipes multiprofissionais e alunos já inseridos em ambiente hospitalar.
Esta edição já possui 100 novas siglas pós pandemia.
Para ter acesso a mais de 600 siglas, baixe o Siglário da Odontologia Hospitalar em formato de E-Book no seu celular.
Posts recentes
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?
- Mercado de trabalho para dentistas: 5 dicas práticas
- Odontologia 2.0: adaptação às novas oportunidades profissionais
- O papel da tecnologia e da educação continuada no Mercado Odontológico