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Melhores práticas para fortalecer a relação dentista e paciente

  • 27 de outubro de 2020

Nas profissões em que se há uma relação direta com pessoas, a interação entre profissional e público é um dos aspectos mais importante na rotina de trabalho. Ainda que o atendimento possa não interferir totalmente no serviço oferecido, fortalecer a relação dentista e paciente é essencial para ter sucesso.

Quando falamos de serviços de saúde, a relação entre profissional e paciente deve ser uma prioridade dentro do ambiente de trabalho. Assim como os médicos, os dentistas cuidam diretamente do corpo de um paciente e, portanto, é preciso de cooperação mútua para atingir os resultados necessários. Por exemplo: ao iniciar um tratamento que demanda de várias sessões, o dentista que não possui uma boa relação com o paciente pode perdê-lo antes de concluir os procedimentos. Dessa forma, além da perda de um cliente, o paciente insatisfeito poderá ser um propagador de uma propaganda negativa do serviço, pela falta de conclusão.

Deste modo, o dentista deve preservar essa relação visando um melhor desempenho profissional, além do oferecimento de um atendimento de mais qualidade ao cliente.

Mas, como fortalecer a relação entre dentistas e pacientes? Muitos profissionais têm dificuldade em encontrar uma forma de estreitar os laços com os seus clientes, porém pequenas atitudes no cotidiano do consultório podem auxiliar nessa tarefa. No texto de hoje, iremos conhecer algumas dicas para fortalecer essa relação e ter os pacientes cada vez mais próximos e fiéis ao seu trabalho.

fortalecer-relacao-dentista-paciente

Identificando a necessidade de fortalecer a relação dentista e paciente

Antes de iniciar a planejar as ações necessárias para ter uma relação mais estreita com o paciente, é preciso identificar quais são as deficiências apresentadas pelo consultório que indicam uma necessidade de fortalecimento no relacionamento com o público.

Entre os reflexos mais frequentes e que impactam diretamente no retorno financeiro e no crescimento de um consultório e clínica estão os baixos índices de consultas marcadas, bem como a falta de fidelidade dos pacientes que já realizaram procedimentos com o dentista. Muitas vezes, apesar de apresentar um serviço bom, um relacionamento insatisfatório fala mais alto na decisão de um cliente iniciar um tratamento ou retornar ao consultório após uma primeira consulta.

Nesse contexto, o dentista pode identificar se, mesmo com o investimento em divulgação e práticas de marketing, não está havendo retorno direto ao consultório, o que pode ser um reflexo de uma necessidade de fortalecimento da relação entre profissional e paciente.

Coloque-se no lugar do paciente

Se você fosse um paciente com um grave problema dentário, associado a dores diversas, o que você esperaria do trabalho do dentista? Muitas vezes, não nos colocamos no lugar do paciente, e isso faz com que o tratemos de forma diferente da necessária naquele momento.
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Cada paciente chega ao consultório com uma necessidade. Alguns, em uma consulta de rotina, apenas necessitam de um atendimento de qualidade cotidiano, onde o profissional o trata com respeito e educação e lhe informa de maneira adequada sobre os procedimentos realizados. Em outros casos, o paciente chega com a urgência pela realização de um problema, e, por isso, é preciso tratá-lo com a paciência e atenção necessárias para que ele se sinta melhor e possa passar pelo tratamento de forma tranquila e não traumática.

Para identificar de que forma tratar cada cliente, investir em cursos e materiais sobre relações interpessoais é essencial. Com o conhecimento especializado e uma boa gestão do consultório, o profissional saberá oferecer um atendimento mais adequado aos pacientes.

informacao-odontologica

Trabalhe com informação

Muitas vezes os profissionais da área da saúde esquecem de falar sobre conceitos da área de forma explicativa para leigos, o que dificulta o diálogo e, consequentemente, a relação dentista e paciente. Por esse motivo, é importante sempre priorizar a comunicação com o cliente, repassando as informações necessárias de forma clara e transparente.

O diálogo beneficia a relação com o paciente, porque fortalece o laço de confiança em relação ao profissional. Quando um paciente tem clareza sobre a sua condição de saúde e sobre os procedimentos que serão realizados para solucionar algum eventual problema, ele também fica mais tranquilo e sente-se melhor em relação ao tratamento.

Por esse motivo, a transparência com o paciente é benéfica para ambas as partes. Além de fortalecer o relacionamento e dar maior sensação de confiança ao paciente, o dentista adquire um laço e maiores chances de obter um cliente fiel.

Tecnologia ao seu favor

Existem diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na comunicação do cliente também fora do consultório. Dessa forma, mesmo quando o paciente não precisa realizar algum procedimento, ele continua em contato com o dentista. Assim, quando houver a necessidade de fazer um tratamento, haverá mais chances de ele lembrar do profissional e investir em seu trabalho.

Com a internet, trabalhar um contato contínuo ficou mais fácil. No entanto, devido às regras do Conselho Federal de Odontologia, não é possível divulgar o serviço puramente através de propaganda, então o profissional precisa inovar para não burlar regras importantes da profissão.

marketing-digital-consultorio-odontologico

Uma das maneiras de trabalhar essa divulgação é por meio de informação e campanhas de conscientização sobre saúde bucal. Enviar um material eletrônico aos seus pacientes com esse conteúdo é uma forma de manter o contato e ainda lembrar o paciente da necessidade de fazer uma eventual consulta de rotina, mesmo que não haja problemas explícitos no momento.

Outra estratégia é tornar o contato relacionado ao atendimento da empresa mais prático. No momento da confirmação da consulta ou na orientação após a realização de um procedimento, os meios eletrônicos também podem ser ferramentas mais práticas e menos invasivas. Além disso, o profissional pode até usar plataformas que permitam um envio automático destas mensagens, seja por e-mail, SMS ou whatsapp, de modo que não precise se preocupar diariamente em estabelecer esse contato com todos os clientes da sua rede.

Por fim, uma dica é essencial nesse método de fortalecimento da relação dentista e paciente: respeite o espaço do seu cliente. Aparecer eventualmente para que o cliente lembre do trabalho do profissional é importante, porém a insistência em um contato pode ter efeito reverso na busca por melhorar o relacionamento. Portanto, antes de enviar qualquer conteúdo, pergunte ao paciente se ele deseja recebê-lo e apresente canais de comunicação diretos para caso ele queira suspender esse contato.

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