No competitivo mercado odontológico atual, ser um clínico qualificado e experiente não é suficiente. É necessário aplicar técnicas de gestão contemporâneas em odontologia para obter o almejado sucesso. Você precisa de equilibrío profissional e emocional. Despender o mesmo tempo trabalhando quanto exercendo a sua profissão é o segredo.
Conquistar parcerias com dentistas experientes e de renome é um dos caminhos a trilhar no início de uma carreira. A médio prazo elaborar uma boa estratégia de gerenciamento de prática odontológica é o segundo passo. Cuidadosamente executada não só ajudará suas operações diárias a funcionar com mais eficiência, mas também atrairá novos pacientes e fará seus negócios crescerem.
Neste artigo, separamos 6 dicas para uma gestão em odontologia prática eficaz. Ficou interessado(a)? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!
1. Conheça sua proposta de venda exclusiva
Antes de melhorar sua estratégia de gerenciamento de consultório odontológico, você precisa saber o que diferencia sua prática da concorrência. Todos os dentistas devem pensar nas seguintes perguntas durante a integração:
- O que torna sua prática única?
- Por que um paciente deve escolher você como dentista em vez de outros?
- O que você oferece que outras práticas não oferecem?
- Como suas experiências e serviços beneficiam seus pacientes melhor do que ninguém?
- Que pontos problemáticos sua prática resolve?
Esse conceito de identificar o que o torna diferente é conhecido como proposta de venda única. Isso não apenas ajudará a determinar como você pode competir e vencer em um mercado lotado, mas também será uma força orientadora ao desenvolver uma estratégia de gestão em odontologia vencedora.
2. Desenvolva uma forte cultura de prática
A cultura do escritório não é algo reservado para ambientes de escritório tradicionais – é importante também para consultórios odontológicos.
O que significa cultura de escritório para dentistas?
A cultura de seu consultório é a maneira como você dirige sua clínica, como sua equipe trabalha em conjunto e a experiência que você oferece aos pacientes. Uma cultura de consultório odontológico positiva tem o poder de aumentar a produtividade, reter funcionários de alta qualidade e fazer os pacientes voltarem.
Sua prática desenvolverá uma cultura de escritório, independentemente de você planejá-la ou não. Certifique-se de que você está no controle de moldar sua cultura para se adequar às suas metas de prática geral. Faça isso delineando sua prática da seguinte forma:
- Personalidade e caráter;
- Estilo de liderança;
- Sistemas;
- Comportamentos;
- Valores e crenças;
- Estilo de comunicação;
- Ambiente físico e atmosfera.
Cada parte de sua prática – incluindo sua equipe – precisa ser focada em fornecer um ambiente e uma experiência de paciente de acordo com a cultura. O resultado será um escritório ajustado para o sucesso.
3. Atualize seu software de agendamento
A gestão em odontologia moderna tem tudo a ver com eficiência. Integrações de software, como agendamento de compromissos online, são criadas apenas para isso.
Existem inúmeros programas de agendamento odontológico para escolher, mas todos são focados em fornecer flexibilidade e eficiência para o seu negócio por meio dos seguintes tópicos:
- Melhor fluxo de paciente;
- Produtividade maximizada;
- Diminuição do estresse (para pacientes e sua equipe);
- Uma experiência satisfatória ao paciente.
Este último ponto é muito importante. Você pode realmente estar perdendo negócios por não ter um software de agendamento online.
Dentistas concorrentes já estão pegando essa tendência e integrando a programação online em sua abordagem de gerenciamento de prática. Não deixe um sistema de agendamento online desatualizado ou inexistente levar os pacientes aos seus concorrentes.
4. Use um serviço de gestão de reputação odontológica
Boas críticas (e muitas delas) dão à sua prática uma grande vantagem competitiva. Conduzir um fluxo constante de avaliações positivas e gerenciar como sua prática é vista online é fundamental para seu sucesso.
Felizmente, todo o processo de revisão online pode e deve ser automatizado por meio de um software de gerenciamento de reputação odontológica.
Um software de gerenciamento de reputação on-line monitora sites de avaliações populares, como Google My Business, Yelp, Healthgrades e Zocdoc, e ajuda sua prática:
- Solicite avaliações de pacientes e distribua-as para esses sites de avaliação;
- Monitore o que as pessoas dizem sobre você online;
- Controle a conversa em torno de sua marca;
- Resolva conflitos, abordando os problemas do paciente e mudando a forma como o paciente pensa sobre sua prática.
Como programas de agendamento, este é outro software de gerenciamento de prática odontológica que você deve investir.
5. Simplifique as opções de financiamento
O dinheiro é uma das principais preocupações dos pacientes quando procuram um dentista.
Tratamentos caros e preocupações com o pagamento de um serviço podem afastar os pacientes. Com isso em mente, oferecer transparência total e opções financeiras modernas é um passo inteligente para o sucesso da prática.
Existem algumas opções financeiras a considerar a implementação:
- Faturamento automatizado;
- Portal de pagamento online;
- Planos de pagamento;
- Descontos à vista;
- Plano de poupança interno;
- Plano de financiamento.
Recomendamos conversar com seu contador ou consultor financeiro para discutir quais opções são melhores para sua gestão em odontologia. No entanto, deixe seu objetivo ser manter as coisas simples e transparentes para seus pacientes (e para você).
Quanto mais opções de pagamento simples um paciente tiver, maior será a probabilidade de ele aceitar suas recomendações de tratamento e retornar para cuidados adicionais.
6. Facilite a comunicação com opções de mensagens de texto
A comunicação hoje é tudo uma questão de conveniência. As pessoas querem mensagens curtas e simples para acompanhar suas vidas agitadas. Pare de depender de telefonemas ou remetentes de lembretes de compromissos. Você precisará integrar as mensagens de texto à sua estratégia de comunicação com o paciente.
Algumas das maneiras mais eficazes de os dentistas incorporarem mensagens de texto em sua gestão clínica incluem:
- Lembretes de compromissos;
- Reprogramação de mensagem de texto;
- Check-in pós-operatório;
- Faturamento de texto;
- Mensagens bidirecionais simples.
Estudos mostram que as mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98% – muito maior do que a taxa média de abertura de e-mail de 14,35% para o setor de profissionais de saúde.
As mensagens de texto permitem uma comunicação melhor e mais rápida, o que, por sua vez, aumenta a satisfação do paciente. Ao se comunicar com os pacientes da mesma forma que eles se comunicam com seus amigos e familiares, você verá uma grande melhoria nas relações médico-paciente.
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