Quanto maior o número de funcionários, mais vantajoso pode ser aderir ao Simples Nacional. Isso porque a contribuição para o INSS passa a ser de apenas 11%, enquanto profissionais e empresas fora do Simples Nacional pagam 20%.
Para essa situação, os valores mensais com salários de funcionários, prolabore dos sócios, precisam ser equivalente a um percentual maior que 28% do Faturamento. Esse é o chamado “Fator R”. Importante existir um controle rigoroso para que não cause uma mudança na forma de tributação no próprio Simples Nacional.
O dinheiro que irá sobrar no caixa pode ser utilizado como investimento em novos equipamentos para o seu consultório ou em cursos de especialização e capacitação para seus funcionários, por exemplo. O importante é deixar claro que o Simples Nacional pode te trazer vantagens econômicas consideráveis.
Agora que você conhece todos os benefícios do Simples Nacional para Dentistas, já pode avaliar se vale a pena aderir ao sistema para sua empresa odontológica. Não se esqueça de contar com o apoio de um contador para avaliar o perfil de sua clínica e, porventura, realizar o procedimento.
Um outro ponto muito importante, além da escolha do regime tributário, é entender como um bom planejamento financeiro da sua clínica odontológica é fundamental para otimizar sua gestão e obter melhores resultados financeiros.