Ir para o conteúdo
CEMOI
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
  • Área do Aluno
  • Artigos Científicos de OH e UTI, Odontologia Domiciliar, Odontologia Hospitalar

Como prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos

  • 22 de setembro de 2020

É muito importante a presença do profissional de Odontologia para prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos.

Como é de se imaginar, a mucosite não faz parte dos sintomas da doença, mas uma manifestação por conta do tratamento, seja quimioterapia ou radioterapia.

Você já deve saber que são medicamentos muito agressivos, que visam destruir as células do tumor. Nesse contexto, o paciente está com sua imunidade comprometida, o que o torna suscetível a esse tipo de doença, que compromete todo o canal digestivo.

Há imensa preocupação nesses casos, pois atos como a alimentação adequada podem ser muito mais difíceis, por conta da mucosite.

E considerando a importância de manter alimentação saudável durante o tratamento oncológico, medidas preventivas contra a mucosite são fundamentais.

Então, continue a leitura para entender mais sobre a mucosite oral e como prevenir e tratar a doença em pacientes oncológicos.

O que é a mucosite oral em pacientes oncológicos?

Quimioterapia e radioterapia têm como função destruir as células cancerígenas, porém, isso afeta também as células saudáveis, desencadeando uma série de efeitos colaterais.
quimioterapia

Junto a esses efeitos está a mucosite oral, que é uma inflamação na mucosa gastrointestinal. O resultado é vermelhidão, inchaço e até surgimento de feridas que, se não tratadas, podem originar úlceras.

Considerando que o paciente oncológico está em um quadro de vulnerabilidade, é muito complicado lidar com essa situação. Afinal, compromete a adequada alimentação e hidratação desse indivíduo, que impactam diretamente na saúde e sucesso do tratamento contra o câncer.

Impactos da doença inflamatória para o paciente

Durante o tratamento oncológico, o paciente está em estado imunossupressor, o que o deixa vulnerável a contrair outras doenças durante o processo. Por exemplo, aqueles que tratam leucemia recebem uma medicação que diminui formação de plaquetas e leucócitos, ligados à proteção do organismo.Há, então, um desequilíbrio na produção celular, tornando o organismo desse paciente vulnerável a novas doenças.
paciente-oncologico

Assim, o paciente fica suscetível a sangramentos e com a imunidade muito baixa. Nesse caso, se ele tiver com feridas na boca, corre o risco de ter septicemia e bacteremia, pois micro-organismos podem usar a mucosite como porta de entrada.

Caso alcance um estágio avançado de mucosite, o paciente terá que interromper seu tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Como podemos imaginar, isso é imensamente prejudicial, considerando a necessidade de avançar com o tratamento para evitar evolução do tumor.

Muitos tumores possuem rápida evolução, por isso, interromper o tratamento pode até significar retroceder o que já foi alcançado.

Como prevenir a mucosite oral

Em vista desse quadro desastroso que pode surgir com a mucosite, a melhor alternativa é a prevenção. Assim que iniciar o tratamento contra o câncer, o paciente deve iniciar um tratamento também com seu dentista especializado.

Dentistas que atuam com esse tipo de paciente possuem conhecimentos específicos, aprendem a lidar com doenças que surgem nesse contexto.

É um grupo de especialistas dedicados a essa modalidade, como exemplo temos trabalhos como o artigo desenvolvido por alunos do CEMOI, intitulado “Prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia: o que o cirurgião dentista precisa saber?“, o qual consiste em uma importante revisão bibliográfica sobre o assunto.

Dessa forma, o profissional vai fazer uma avaliação da saúde bucal, vendo se não há infecções na gengiva, cáries ou outros problemas que possam influenciar na saúde da mucosa oral.

A partir daí são recomendados produtos diferentes para tratamento da saúde bucal, que significa empregar escovas mais macias, cremes dentais menos agressivos, além de enxaguantes específicos.

Tudo a fim de se adaptar à nova realidade, que estará na dinâmica em torno da saúde da boca do paciente, uma vez que estiver em tratamento oncológico. São detalhes que fazem toda a diferença no bem-estar desse paciente para sucesso de seu tratamento oncológico.

Laserterapia

Uma forma comum também de prevenção é por meio da laserterapia.

Primeiro, é preciso entender que há estresse nas células durante quimioterapia ou radioterapia, dificultando a respiração celular e na regeneração. Nesse contexto, a incidência do laser indolor de baixa potência estimula a respiração celular, que ajuda a manter a reparação do tecido e previne as feridas.

Laserterapia

Normalmente, o laser é aplicado após as sessões de tratamento oncológico, a fim de prevenir o surgimento de feridas na mucosa. O resultado é muito satisfatório, ainda que não elimine totalmente a mucosite oral, é capaz de reduzir o inchaço e evitar a evolução da vermelhidão em feridas.

Isso proporciona ao paciente a possibilidade de alimentar-se sem tanta dificuldade. Há diminuição da dor, por conta do efeito analgésico, além de rapidez na cicatrização e baixíssimos riscos de efeitos colaterais.

Tudo isso contribui para o tratamento e bem-estar desse indivíduo, uma vez que depende da boa alimentação e hidratação para manter o bom desempenho do tratamento oncológico.

Para isso há acompanhamento em consultório ou com a presença de dentistas dentro dos hospitais.

Como é o tratamento da mucosite oral

Por outro lado, temos a necessidade de tratamento para aqueles que não passaram pela prevenção por meio de produtos específicos e laserterapia.

Assim, a prática de crioterapia é comum em hospitais, por exemplo, que oferecem para sucção pedaços de gelo e até de picolés para amenizar a dor antes e depois da sessão de quimioterapia.

Além de recomendação de analgésicos que ajudam a diminuir a dor. Somado a isso, recomenda-se também a ingestão de alimentos mais fáceis de serem consumidos, mais pastosos.

Nesses casos, também existe a ocorrência do laser, lembrando sua função de alterar a dinâmica da respiração celular, ajudando também na cicatrização de feridas.

Como é indolor, e pode ser ótima ferramenta para devolver o bem-estar dos pacientes oncológicos. Muitas vezes internados por conta da evolução do quadro de mucosite, recebem a laserterapia em UTIs.

cta-ebook-protocolo-atendimento-pacientes-oncologicos

Agora conseguimos entender melhor como prevenir e tratar a mucosite oral em pacientes oncológicos. De leigos a especialistas, sabemos que tratamentos como quimioterapia e radioterapia são muitas vezes mais agressivos para o paciente do que o próprio câncer.

Nesse sentido, todas as ferramentas que colaboram para o bem-estar do indivíduo durante o processo são válidas. Principalmente em situações como a mucosite oral, que impacta diretamente na alimentação.

Daí entendermos também o quanto é importante a presença de cirurgiões dentistas dentro dos hospitais.

São essenciais em cuidados com os pacientes oncológicos, influenciando diretamente na prevenção de quadros mais graves dos efeitos colaterais.

Caso você tenha interesse em trabalhar colaborando para bem-estar desses pacientes, conheça o nosso Curso de Odontologia Hospitalar!

Posts recentes
  • Por que Investir em Capacitação em Odontologia Hospitalar para Pacientes com Doenças Sistêmicas?
  • Infecções Hospitalares e Como o Uso da IA Pode Melhorar a Prevenção e Controle
  • As Cinco Melhores Profissões da Saúde no Brasil: Carreiras Promissoras e Bem-Remuneradas
  • Odontologia e Oncologia: A Importância da Saúde Bucal no Tratamento Oncológico
  • Dicas para construir parcerias de sucesso na odontologia
  • Desafios e oportunidades da odontologia na área rural
  • Dentistas recém-formados: 5 dicas para guiar o início da carreira
curso odontologia hospitalar cemoi
Tags
atendimento odontológico domiciliar atendimento odontológico hospitalar cirurgião-dentista dentro dos hospitais cirurgião-dentista na UTI cirurgião-dentista no hospital cirurgião dentista cirurgião dentista na UTI clínica odontológica consultório de odontologia consultório odontológico coronavírus curso de odontologia hospitalar dentista dentista empreendedor dentista hospitalar Dentista na UTI Editais empreender na odontologia empreender na odontologia hospitalar especialização em odontologia hospitalar especialização odontológica especialização para dentistas gestor hospitalar gestão de clínica odontológica gestão de consultório odontológico gestão em odontologia hospitalar gestão financeira para dentistas gestão hospitalar gestão para dentistas habilitação em odontologia hospitalar home care odontológico home health care infecções hospitalares laserterapia Legislação marketing digital odontológico marketing digital para dentistas marketing odontológico marketing para clínica odontológica marketing para dentistas odontologia odontologia domiciliar Odontologia Hospitalar Oportunidades redes sociais para dentistas

GOSTO DESTE CONTEÚDO?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Odontologia Hospitalar

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, não tem medo e nunca se arrepende.”

Leonardo da Vinci

Contato

atendimento@cemoi.com.br

(61) 98327-5597

Endereço

CEMOI

Advance Centro Clínico SGAS Quadra 915 Conjunto N sala 136, Térreo, Edifício Advance I – Brasília/DF, CEP nº 70390-150

2ª via do Boleto

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conheça o CEMOI

  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Hospitais
    • Para Hospitais
    • Software
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Área do aluno
  • Área do aluno

2010 - 2024 © - CEMOI

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.