Ir para o conteúdo
CEMOI
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
  • Área do Aluno
  • Gestão em Odontologia Hospitalar, Gestão para Dentistas, Odontologia Domiciliar, Odontologia Hospitalar

Saiba administrar o tempo no consultório e hospital

  • 2 de dezembro de 2020

Não importa se você dá um valor monetário ou não, o tempo é um recurso escasso e valioso. Os profissionais de saúde sabem, melhor do que ninguém, como administrar o tempo no consultório e hospital, é fundamental para ter uma vida feliz e produtiva.

No entanto, equilibrar os diferentes aspectos da vida pessoal e profissional pode ser um desafio para muitos dentistas, que podem encontrar dificuldades em cuidar dos pacientes, fazer o que precisa ser feito e ainda dedicar tempo e energia para si e para a família.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir com alguns tópicos sobre a administração do tempo que você precisa conhecer e que vão fazer a diferença para melhorar a sua qualidade de vida e ter mais produtividade no consultório, no hospital e na vida.

E então, vamos lá?

estabeleca-prioridades

Estabeleça metas e prioridades

Comece definindo, de forma clara, o que você está buscando realizar com o seu tempo. Pode parecer um passo óbvio, mas não se consegue chegar a lugar nenhum sem conhecer o trajeto, certo?

Identifique os seus objetivos profissionais e pessoais, de curto e longo prazo, e defina uma quantidade de tempo realista para alcançá-los. Coloque tudo isso no papel, ou em uma lista do celular. Ter o trabalho de fazer isso manualmente é importante e faz parte do processo.

Preste atenção também às suas prioridades – o seu trabalho é importantíssimo, mas o seu bem-estar pessoal também é. Por isso, depois de listar os seus objetivos, atribua números ou letras em ordem de importância (1,2,3 ou a,b,c) para cada um deles, e revise a sua lista de prioridades semanalmente. Se precisar promover ou rebaixar uma prioridade, vai ser possível entender como o seu progresso está acontecendo.

Analise a utilização do tempo

Mantenha um registro detalhado das suas atividades por um período de uma semana para que você possa analisar como o seu tempo está sendo gasto. O registro de uma semana típica permite compreender um panorama geral sobre quanto tempo está sendo dedicado com coisas importantes e úteis (que você já definiu na sua lista de prioridades) e quanto tempo está sendo jogado fora.

Você pode fazer esses registros em um aplicativo de produtividade, como o Evernote, ou utilizar um caderno dedicado a isso. O importante é fazer registros constantemente para garantir que você possa dispor de dados confiáveis para avaliar a sua gestão do tempo.

Combine a gestão do tempo com as suas prioridades

prioridades-adiministrar-o-tempo-no-consultorio-e-hospital

Agora que você definiu o que é mais importante para a sua vida pessoal e profissional, e já consegue visualizar os seus padrões de utilização do tempo, é hora de criar hábitos melhores para a gestão de tempo.

Procrastinação, interrupções, tempo demais em redes sociais, reuniões improdutivas, tarefas que poderiam ser delegadas e mau planejamento são os maiores ladrões de tempo para os profissionais da saúde. 

Então, analise os dados e identifique se você realmente tem gastado tempo com aquilo que é importante, ou se tem dado muita importância para hábitos que roubam as horas do seu dia.

A partir daí, faça uma nova programação de tempo com foco nas suas prioridades e em alcançar as metas mais importantes. Organize essas estruturas em blocos de 30 minutos que contemplem desde a hora que você acorda até o momento de ir para a cama, reduzindo ao máximo os hábitos negativos e os ladrões de tempo que mais te afetam.

O princípio de Pareto para administrar o tempo no consultório, hospital e na vida

Aplicar o Princípio de Pareto na sua gestão de tempo pode fazer uma grande diferença para alcançar as suas metas.
pareto-80-20

Também conhecida como “Regra 80/20”, o Princípio de Pareto diz que, para muitos eventos, 20% das causas geram 80% dos efeitos.

Essa é uma boa forma para quantificar o tempo como um investimento para alcançar os objetivos, afinal, para melhor atingir as metas, você precisa gastar 80% do seu tempo em 20% dos itens mais importantes da sua lista de prioridades.

Em outras palavras, se você tiver uma lista de prioridades com 10 itens, é uma boa ideia gastar 80% do seu tempo para alcançar os dois itens mais importantes, que podem ser, por exemplo, “Me tornar referência no meu campo de atuação” e “Ter um relacionamento de qualidade com os meus filhos”.

organize-tarefas-em-lista

Utilize uma matriz de atividades

Para cada item da sua lista de prioridades, deve existir um processo de qualificação que justifique o emprego de tempo. Por isso, é fundamental utilizar uma matriz de gerenciamento do tempo, um mecanismo que pode ajudar o profissional de saúde a saber quanto tempo precisa dedicar a cada tarefa.

Trace duas retas que se cruzam, uma vertical e outra horizontal. Na reta vertical você coloca a categoria “importante” na ponta superior e “não importante” na ponta inferior, enquanto na reta horizontal, você nomeia a ponta direita como “urgente” e a ponta esquerda como “sem urgência”.

Assim, é possível categorizar as atividades como:

  1. importante e urgente;
  2. importante mas sem urgência;
  3. não importante mas urgente;
  4. não importante e sem urgência.

Com a matriz, é possível organizar e transferir as prioridades para planejar o tempo antecipadamente e modular a sua rotina para melhorar a produtividade.

Faça uso da tecnologia

Depois de fazer um estudo aprofundado sobre as metas e prioridades, entender como o seu tempo é gasto e hierarquizar as atividades diárias, o uso de aplicativos de gerenciamento de tempo pode ser o passo necessário para cimentar novas rotinas.

Existem aplicativos com muitas funções diferentes que podem ajudar a administrar o tempo no consultório e hospital e também em casa, e separamos três ótimos exemplos a seguir.

Rescue Time (IOS, Android e navegadores)

Esse é um aplicativo que monitora a sua atividade no celular e no computador e mede quanto tempo você gasta com diferentes atividades, como trabalho ou redes sociais e jogos.

Timely (IOS e navegadores)

O Timely facilita a administração do tempo com ferramentas de planejamento das atividades futuras e também ajuda a entender como o tempo é gasto.

Free Time (Sistemas Apple)

O objetivo desse aplicativo é ajudar você a encontrar tempo livre na agenda, permitindo que você possa encaixar alguma atividade importante neles.

Confira outros artigos de gestão para dentistas e sobre odontologia hospitalar. Conheça também o Curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI.

Referências:

https://www.nhs.uk/conditions/stress-anxiety-depression/time-management-tips/ 
http://nursing.advanceweb.com/effective-time-management-3/ 
https://www.appointmentplus.com/blog/why-time-management-is-important/

Posts recentes
  • Tecnologias, Biomateriais Odontológicos e Impacto na Prática
  • Doenças Sistêmicas, Saúde Bucal e a Interdependência Clínica
  • Sustentabilidade e Green Dentistry: Uma Nova Necessidade Clínica e Ética
  • Protocolo Atualizado: cuidados odontológicos em pacientes hospitalizados em cuidados paliativos
  • Guia Prático: Atendimento Odontológico Seguro a Pacientes Transplantados
  • Por que Investir em Capacitação em Odontologia Hospitalar para Pacientes com Doenças Sistêmicas?
curso odontologia hospitalar cemoi
Categorias
  • Artigos Científicos de OH e UTI
  • E-books
  • Editais
  • Eventos
  • Gestão em Odontologia Hospitalar
  • Gestão para Dentistas
  • Legislação
  • Odontologia Domiciliar
  • Odontologia Hospitalar
  • Oportunidades
  • Premiações
  • Sem categoria
Tags
atendimento odontológico domiciliar cirurgião-dentista dentro dos hospitais cirurgião-dentista na UTI cirurgião-dentista no hospital cirurgião dentista cirurgião dentista na UTI clínica odontológica consultório de odontologia consultório odontológico coronavírus COVID-19 curso de odontologia hospitalar dentista dentista empreendedor dentista hospitalar Dentista na UTI Editais empreender na odontologia empreender na odontologia hospitalar especialização em odontologia hospitalar especialização odontológica especialização para dentistas gestor hospitalar gestão de clínica odontológica gestão de consultório odontológico gestão em odontologia hospitalar gestão financeira para dentistas gestão hospitalar gestão para dentistas habilitação em odontologia hospitalar home care odontológico home health care infecções hospitalares laserterapia Legislação marketing digital odontológico marketing digital para dentistas marketing odontológico marketing para clínica odontológica marketing para dentistas odontologia odontologia domiciliar Odontologia Hospitalar oportunidade para dentistas Oportunidades

GOSTO DESTE CONTEÚDO?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Odontologia Hospitalar

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, não tem medo e nunca se arrepende.”

Leonardo da Vinci

Contato

atendimento@cemoi.com.br

(61) 98327-5597

Endereço

CEMOI

Advance Centro Clínico SGAS Quadra 915 Conjunto N sala 136, Térreo, Edifício Advance I – Brasília/DF, CEP nº 70390-150

2ª via do Boleto

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conheça o CEMOI

  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Área do aluno
  • Área do aluno

2010 - 2024 © - CEMOI

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.