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Dentista, saiba como divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais

  • 4 de março de 2022

Quer saber como divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais e conseguir excelentes resultados? Investir tempo, empenho e dinheiro na divulgação de serviços nessas plataformas é fundamental para o sucesso da marca, principalmente em tempos dominados pelo Instagram, Facebook e Tik Tok.

Acompanhe os tópicos a seguir e entenda tudo o que sempre quis saber sobre esse assunto.

Boa leitura!

1. Saiba quem é o seu público

A maneira de conquistar excelentes resultados nas redes sociais é por meio da elaboração de conteúdo que atenda ao desejo daqueles que acompanham o perfil.

Desta maneira, não é válido criar postagens, se o conteúdo não está alinhado com os interesses do público. Logo, para divulgar a sua clínica odontológica, o primeiro passo é saber as características de quem está seguindo a rede social.

A maioria dos profissionais deste segmento acredita que o público é formado por pacientes e que esse grupo de pessoas desejam entender tudo aquilo que o dentista sabe sobre odontologia.

Contudo, para obter sucesso na divulgação é necessário pensar além, portanto, é essencial saber como prender atenção daqueles que não são pacientes ainda.

Dito isso, o processo para conhecer esse público só dá certo quando os seguintes pontos são levantados:

  • Comportamento do público;
  • Formato que mais apreciam;
  • Linguagem usada.

Também é interessante definir a persona. Esse conceito foi criado por Alan Cooper e, atualmente, é bastante usado no universo de marketing e divulgação.

De forma geral, definir a persona é desenhar um personagem semi fictício, baseado em informações e hábitos verdadeiros, que demonstra o cliente perfeito para a clínica odontológica.

marketing-conteudo-odontologia

2. Aposte no marketing de conteúdo

Embora o marketing de conteúdo seja um tema pouco discutido, essa é uma excelente forma de divulgar sua clínica odontológica.

O marketing de conteúdo é aquele produzido sem agressividade e muito sóbrio. O propósito dessa estratégia é auxiliar o público a identificar alguma necessidade ou problema e ajudá-lo a encontrar a solução através de conhecimento disponibilizado por quem é autoridade no assunto.

Entenda que essa estratégia é ótima e proporciona resultados positivos.

Imagine que o paciente está procurando por limpeza bucal em alguma plataforma de busca, ele acaba encontrando conteúdo sobre esse tema na rede social da clínica. Desta forma, a visibilidade do serviço aumenta e você se torna uma opção para esse indivíduo.

O marketing de conteúdo é tão benéfico que, conforme os dados da Content Trends de 2018, 73% das empresas do Brasil apostam nessa estratégia e 61% dos negócios que não usam essa abordagem vão adotá-las no futuro.

3.Invista em links patrocinados

Investir em links patrocinados também é uma excelente maneira de divulgar sua clínica odontológica, principalmente se o objetivo é conseguir resultados rápidos e as principais redes sociais, como o Instagram e Facebook, oferecem esse ótimo recurso.

Não é complexo entender essa ação, basicamente, você faz o contrato desse serviço e, em seguida, define os detalhes da campanha.

Desta forma, no momento em que os usuários da rede interagirem com determinado tema, ele terá contato com o anúncio do seu serviço, seja na timeline, seja em stories.

Esse tipo de interação pode acabar ocorrendo tanto por curtidas e visualização de conteúdos similares ao da campanha, como também após pesquisar palavras-chave que se relacionam com o tema do anúncio.

4. Defina a identidade visual

Se eu pedir para você pensar na letra “M” amarela em um fundo vermelho, provavelmente é possível identificar, sem muitas delongas, que estamos falando daquela marca famosa de fast-food no mundo todo, correto?

A identidade visual não é importante apenas no segmento da alimentação, para divulgar a sua clínica odontológica nas redes sociais e obter excelentes resultados, também é necessário pensar nesse aspecto.

roi-clinica-odontologica

Portanto, ao desenvolver o perfil, não se esqueça de:

  • Criar a logo;
  • Estabelecer paleta de cores;
  • Definir uma frase/slogan;
  • Escolher as tipografias.

Desta maneira, os usuários da rede social conseguem visualizar melhor quem é você, como é a sua marca e tudo aquilo que ela deseja apresentar.

5.Tenha frequência nas redes sociais

Hoje em dia, quando uma pessoa deseja conhecer melhor o serviço de um dentista é bastante comum procurá-lo nas redes sociais, certo? Sendo assim, é importante pensar não apenas na qualidade das postagens, mas também na frequência.

Coloque-se no papel de paciente e pense no cenário a seguir: você encontra o perfil da clínica, gosta do que vê, porém, percebe que a pública mais recente é de dois meses atrás, qual é o seu pensamento sobre essa marca?

Agora pense o contrário a essa situação: você acessa o perfil da rede social, aprecia as postagens e percebe que as publicações são frequentes e que acaba de compartilhar algo bem interessante na ferramenta de stories.

Qual é a alternativa que transmite segurança, autoridade e credibilidade? Certamente é o perfil que está postando frequentemente, portanto, para divulgar sua clínica odontológica não basta conhecer o público, apostar em conteúdo de qualidade e investir em links pagos.

Ao manter a frequência das postagens, o seu perfil está permitindo que o usuário se relacione mais com a sua marca e isso é muito vantajoso.

Conforme o que é explicado pelo engenheiro de software do Instagram, Thomas Dinson, quanto mais o usuário se relaciona com determinado perfil, melhor é.

É essencial entender também que frequência não é sinônimo de quantidade, logo, uma única postagem no dia já é o suficiente.

O algoritmo do Instagram, por exemplo, considera que o segundo conteúdo do dia tire um pouco de força da postagem que foi realizada no mesmo período.

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6. Faça parcerias

Deseja divulgar sua clínica odontológica nas redes sociais para muitos usuários? Quer atrair novos seguidores para acompanhar o seu perfil? Precisa aumentar o número de clientes?

Há uma excelente estratégia que pode ser utilizada em qualquer situação indicada acima: estabelecer parcerias.

A ideia é simples: você entra em contato com algum (a) digital influencer local e desenvolve uma parceria para realizar a divulgação. Desta forma, o seu perfil e sua marca vão se beneficiar dos seguidores do seu parceiro.

Essa é uma estratégia bastante utilizada por marcas de diferentes portes e, seguramente, também vai trazer bons resultados para a sua clínica.

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