Ir para o conteúdo
CEMOI
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
  • Área do Aluno
  • Gestão para Dentistas

Conheça as estratégias de otimização da gestão de consultório

  • 29 de abril de 2021

Muitos dentistas formados, após trabalharem em clínicas, acabam optando por abrir um consultório próprio ou em parceria com colegas de profissão. Mas não é somente de assuntos de saúde que um consultório se faz. Administração também é um fator essencial para um bom funcionamento do negócio e, consequentemente, um bom atendimento aos pacientes. Mesmo sendo essencial para a manutenção do consultório de odontologia, essa realidade ainda é um pouco distante desse tipo de negócio, principalmente para os pequenos e médios consultórios. O foco ainda é a otimização dos processos ligados somente à saúde e atendimento.

Por conta disso, existem algumas estratégias de otimização da gestão de consultório que ajudam na administração desse tipo de negócio. A tecnologia se apresenta como uma forte aliada para essa otimização, por conta da rapidez e pelos processos modernos que possibilitam que os profissionais de odontologia, principalmente os donos de pequenos consultórios, não tenham que se dedicar tanto a esse tipo de trabalho.

A gestão nada mais acrescenta do que as pilastras essenciais para a manutenção do consultório, como a melhoria da produtividade, organização dos processos de toda a clínica, praticidade e, consequentemente, agilidade no atendimento, além de um maior controle sobre os atendimentos, clientes, horários, financeiro, pessoal etc.

O início da otimização da gestão de consultório

gestao-do-consultorio-odontologico

Para dar início a uma boa gestão no seu consultório odontológico é preciso, antes de qualquer coisa, analisar o cenário atual da gestão da clínica. Se perguntar sobre como a sua equipe está dividida, analisar se os atendimentos são rápidos e satisfatórios, se os procedimentos internos interferem no atendimento, se o tempo para localizar arquivos e documentos é exagerado ou não, calcular as porcentagens de faltas de pacientes às consultas e o sistema de agendamento, entre outras primeiras análises.

Após responder esses tipos de questionamentos, é preciso analisar se as mesmas indicam mais problemas do que soluções até então. Fazer novos questionamentos a partir disso, faz parte do processo de montagem de uma gestão. Esses procedimentos estão sendo satisfatórios para o negócio e para o atendimento? O que então precisa ser melhorado, o porquê e como irei fazer isso?

Se a resposta da primeira pergunta for não, é sinal de que você realmente precisa realizar uma otimização da gestão de consultório. Para isso, algumas ações podem ser tomadas pelos donos, que passam a atuar como gestores do próprio negócio. Ou se preferir contratar um profissional especializado, este fará isso acontecer.

Digitalizando os processos

Um dos primeiros passos mais recomendados, é passar a digitalizar todos os documentos e papeladas presentes no consultório. Impressões desnecessárias, só causam gastos também desnecessários de papel e cartucho, além da manutenção da impressora. Sem contar com a perda de tempo dos funcionários para essa atividade. Além disso, procurar papéis em arquivos, prejudica o andamento do atendimento e atrasa todos os procedimentos.
arquivos-clinica-odontologica

A visualização dos arquivos dispostos num sistema comum para todos os atendentes, além de agilizar o atendimento e a busca por estes, torna tudo mais seguro ao proteger e evitar perdas de dados dos pacientes. Isso nada mais é do que desburocratizar as atividades. O uso do dispositivo nuvem, também é uma solução segura atualmente.

O prontuário tornar-se digital é um dos pontos-chave desse processo. Sendo de acesso mútuo pelos atendentes e pelos dentistas, é possível administrar melhor a gestão do tempo no consultório, dos agendamentos de consultas, cancelamentos e remarcações de horários, a anamnese e diagnóstico dos pacientes, preencher receitas a partir desse fácil acesso às informações pessoais etc.

Financeiro sob controle

Um dos problemas mais encontrados em quase todos os tipos de negócio, é como gerir o dinheiro ganho e gasto e a falta de um planejamento financeiro. No caso de consultórios e clínicas, essa preocupação não é diferente, uma vez que esses ganhos e esses gastos também são em grande escala. Para isso, o melhor a ser feito é instalar, com a ajuda de um grupo de profissionais de Tecnologia da Informação (TI), um software especializado em gestão financeira.
fluxo-de-caixa-no-consultorio-odontologico

Este deve apresentar uma previsão dos gastos, quando e em que serão aplicados, recibos e possibilitar o equilíbrio entre o que se tem de receita e o que se gasta. Isso se aplica em relação aos gastos de compra de material para uso diário e o gasto com o pessoal.

É recomendável, aliado à isso, a ajuda de um especialista financeiro para auxiliar nesse controle.

O fluxo de caixa em um consultório é alto e precisa ser gerido afinco. Através da análise correta dos números, é possível decidir junto com esse profissional, o que melhorar e como realizar isso de maneira econômica e inteligente.

Poupar é essencial

Atualmente, por conta da crise econômica que o nosso país está enfrentando, devido a pandemia do Coronavírus, economizar é essencial em qualquer negócio. Manter um fundo de reserva é importante para se precaver contra despesas inesperadas, como alguma obra urgente, pagamento de indenizações, demissões etc., sem contar com o gasto anual dos compromissos sociais com os funcionários, como férias e 13º salário.

Saber utilizar os materiais no dia a dia também é essencial. Usar de maneira consciente os materiais usados nos atendimentos e na manutenção do consultório ajuda na economia financeira e evita desperdícios. Para isso, é necessário realizar reuniões e aconselhamentos constantes com os funcionários, sejam eles os auxiliares de atendimento, secretaria, até os profissionais de limpeza.

otimizadao-gestao-consultorio-poupar

Satisfação dos pacientes

Realizar constantemente uma pesquisa é algo muito relevante para uma boa gestão. Saber como seus pacientes avaliam o seu atendimento e do restante da equipe, em todos os setores, é essencial. A partir disso, os gestores dos consultórios devem analisar essas respostas para melhorar os pontos fracos e enaltecer os fortes. Isso também credita o consultório como atento às questões e demandas dos clientes.

Conheça outros conteúdos de gestão para dentistas e aproveite para se inscrever em nossa newsletter para se manter atualizado.

Posts recentes
  • Tecnologias, Biomateriais Odontológicos e Impacto na Prática
  • Doenças Sistêmicas, Saúde Bucal e a Interdependência Clínica
  • Sustentabilidade e Green Dentistry: Uma Nova Necessidade Clínica e Ética
  • Protocolo Atualizado: cuidados odontológicos em pacientes hospitalizados em cuidados paliativos
  • Guia Prático: Atendimento Odontológico Seguro a Pacientes Transplantados
curso odontologia hospitalar cemoi
Categorias
  • Artigos Científicos de OH e UTI
  • E-books
  • Editais
  • Eventos
  • Gestão em Odontologia Hospitalar
  • Gestão para Dentistas
  • Legislação
  • Odontologia Domiciliar
  • Odontologia Hospitalar
  • Oportunidades
  • Premiações
  • Sem categoria
Tags
atendimento odontológico domiciliar cirurgião-dentista dentro dos hospitais cirurgião-dentista na UTI cirurgião-dentista no hospital cirurgião dentista cirurgião dentista na UTI clínica odontológica consultório de odontologia consultório odontológico coronavírus COVID-19 curso de odontologia hospitalar dentista dentista empreendedor dentista hospitalar Dentista na UTI Editais empreender na odontologia empreender na odontologia hospitalar especialização em odontologia hospitalar especialização odontológica especialização para dentistas gestor hospitalar gestão de clínica odontológica gestão de consultório odontológico gestão em odontologia hospitalar gestão financeira para dentistas gestão hospitalar gestão para dentistas habilitação em odontologia hospitalar home care odontológico home health care infecções hospitalares laserterapia Legislação marketing digital odontológico marketing digital para dentistas marketing odontológico marketing para clínica odontológica marketing para dentistas odontologia odontologia domiciliar Odontologia Hospitalar oportunidade para dentistas Oportunidades

GOSTO DESTE CONTEÚDO?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Odontologia Hospitalar

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, não tem medo e nunca se arrepende.”

Leonardo da Vinci

Contato

atendimento@cemoi.com.br

(61) 98327-5597

Endereço

CEMOI

Advance Centro Clínico SGAS Quadra 915 Conjunto N sala 136, Térreo, Edifício Advance I – Brasília/DF, CEP nº 70390-150

2ª via do Boleto

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conheça o CEMOI

  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Menu
  • Cursos
    • Curso de Odontologia Hospitalar
  • Unique
  • Artigos
  • Materiais
  • Fale Conosco
Área do aluno
  • Área do aluno

2010 - 2024 © - CEMOI

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.