O home care odontológico, também conhecido como Odontologia Domiciliar, é um novo conceito de prestação de serviço. Ela abre um leque de opções e possibilidades para os profissionais da área. O que começou como uma solução para pacientes idosos vem se tornando tendência. Atualmente, a falta de tempo ou simplesmente a comodidade se tornaram motivos para justificar a preferência. Conheça mais sobre esse serviço e quais são as vantagens para os profissionais.
O que é home care?
Home care é um termo de origem inglesa. Enquanto “home” quer dizer “lar”, a palavra “care” significa “cuidados”. Portanto, a expressão pode ser traduzida como cuidados no lar. Ou então, assistência domiciliar, como é mais conhecida. Ela nada mais é do que cuidados em saúde realizados na casa do paciente.Quando e como surgiu?
A prática começou nos Estados Unidos, ainda no período pós-guerra. Nessa época, eram os próprios familiares que cuidavam dos pacientes. Mais tarde, o trabalho passou a ser realizado por profissionais.
No Brasil, a história é bem mais recente. O home care vem sendo praticado há cerca de duas décadas. Ele foi impulsionado, principalmente, pelo envelhecimento da população brasileira. E a expectativa é de que se torne uma tendência cada vez maior.
Isso por que, de acordo com dados do IBGE, até 2050, o número de idosos deve triplicar no Brasil. Serão 66,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. O equivalente a 29,3% da população total do país.
Como funciona o home care odontológico?
Como o nome já diz, o objetivo do home care odontológico é prestar atendimento de odontologia na própria residência do paciente. Nesse caso, o dentista é que deve deslocar-se até a casa da pessoa. Porém, você deve estar se perguntando como é possível oferecer um atendimento de qualidade sem os equipamentos de um consultório tradicional, não é?Obviamente não é viável possibilitar em uma consulta home care, toda a estrutura do consultório. Mas é possível sim, realizar um atendimento com qualidade. Como? Nesse caso, o tratamento é realizado com versões adaptadas dos equipamentos. Ou seja, são modelos móveis, mais leves, menores e compactos, que podem ser facilmente transportados.
Serviços como a remoção de cáries e limpezas podem ser feitas de maneira rápida e imediata. Porém, procedimentos mais complexos, como restaurações e extrações, devem ser planejados e combinados com antecedência. Já que, nesses casos, há uma necessidade maior de ferramentas.
Em quais casos é indicado?
O home care odontológico é indicado, principalmente, para pacientes que não tem condições de se deslocar até um consultório. Como por exemplo:- pessoas impossibilitadas fisicamente, ou seja, que estão acamadas, idosos com dificuldade de locomoção e vítimas de acidentes;
- pessoas com necessidades especiais, como síndrome de down, paralisia cerebral ou problemas de interação social, como o autismo. Nesses casos, o paciente se sente mais seguro na própria casa e o atendimento pode ser feito com mais qualidade;
- pacientes que sofrem de transtornos psicológicos graves. Um exemplo é a fobia por locais fechados, síndrome do pânico ou ansiedade. Para essas pessoas, o atendimento domiciliar surge como uma alternativa, proporcionando mais segurança e conforto;
- pessoas com baixa imunidade, que passaram recentemente por cirurgias, transplantes, tratamento oncológico ou possuem doenças infecciosas. Esse tipo de atendimento pode representar riscos mais baixos de contaminação;
- pacientes que estão em internação hospitalar ou casas de repousos também podem ser beneficiados com o atendimento.
Além desses casos, ainda existem os pacientes que não possuem complicações ou impedimentos, mas simplesmente optam pelo home care por comodidade. A falta de tempo para se deslocar até um consultório também se tornou um dos principais motivos pela preferência. Dessa forma, abre-se um leque de opções, como o atendimento a um público mais exigente e com poder aquisitivo maior.
Quais as vantagens e desvantagens para o profissional?
Antes de decidir pelo home care odontológico, o profissional deve avaliar todos os detalhes que envolvem esse tipo de atendimento. Confira quais são os principais prós e contras do atendimento domiciliar odontológico.Vantagens:
- o profissional pode cobrar mais pelas consultas. Como precisa se deslocar até a casa do paciente, acaba se tornando um serviço particular. Além disso, há o custo de deslocamento e de utensílios adaptados;
- como o consultório passa a ser a casa do paciente, o dentista deixa de depender de uma estrutura física ampla e moderna. Ou seja, é possível reduzir os custos fixos com aluguel, condomínio, luz, água e gastos com limpeza;
- maior flexibilidade de horários, já que o profissional atenderá conforme sua disponibilidade.
Desvantagens:
- o custo para investir em ferramentas móveis e adaptadas pode ser mais alto, já que existem mais ofertas de equipamentos convencionais no mercado;
- ao deslocar-se até a residência do paciente, o profissional precisa estar parado para o inconveniente de enfrentar diariamente o trânsito. Principalmente em grandes cidades;
- o profissional abre mão do conforto do consultório e passa a realizar consultas em locais adaptados ou com pouca comodidade.
Onde buscar conhecimento?
Ao optar pela prática do home care, não deixe de buscar capacitação. Existem hoje diversos cursos e especializações para preparar tanto estudantes, quanto profissionais para esse tipo de atendimento.Mesmo que você já esteja no mercado há alguns anos, é importante ter conhecimento teórico e prático específico em relação a Odontologia Domiciliar, como por exemplo:
- aprender a fazer análise de mercado;
- obter informações sobre o investimento inicial;
- saber como iniciar na atividade;
- conhecer os equipamentos necessários;
- saber as características do negócio;
- fazer um planejamento eficiente da rotina;
- aprender a preparar o ambiente para um bom atendimento;
- ter noções de técnicas de manejo com pacientes acamados;
- estratégias para minimizar desistências e remarcações;
- saber equilibrar a relação entre dentista e família;
- tornar o negócio mais rentável;
- aprender sobre a formação de preços;
- onde encontrar parcerias e etc.
Como é possível perceber, apenas invertendo a dinâmica e indo ao encontro do paciente, surgem novas possibilidades e também diversos desafios. Por isso é tão importante estar preparado e buscar conhecimento.
O CEMOI, Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva, especializado na habilitação de profissionais da área, oferece o Curso de Odontologia Hospitalar, que compreende diversas práticas essenciais para um atendimento domiciliar, além de formar o profissional para atuar em hospitais. Aproveite para conhecer mais sobre o curso.
Continue acompanhando os artigos do CEMOI e inscreva-se em nossa newsletter.
Posts recentes
- Como melhorar a experiência do paciente no consultório odontológico?
- Estratégias para lidar com a concorrência na odontologia
- Oportunidade: Concurso para Odontologia Hospitalar no Hospital Geral de Bonsucesso
- O impacto das redes sociais na reputação do dentista
- 5 boas opções de cursos e treinamentos para dentistas
- Guia prático de networking para dentistas
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas