Chat with us, powered by LiveChat

Reativação do PL 2.776/08 no Congresso Nacional

Share

Diversos jargões fazem alusão à força que a coletividade proporciona. Na realidade são frases simples, mas que resumem a importância da vida em comunidade. Em síntese, somos capazes de trazer uma realidade individual mais prazerosa quando lutamos juntos.

O dinamismo da campanha veiculada nas redes sociais, “Exija um cirurgião dentista na UTI” tornou-se um fenômeno de agilidade, sensibilidade e ânsia por melhores condições de saúde bucal aos pacientes à beira do leito hospitalar, especialmente para aqueles que aspiram cuidados intensivos.
Em 50 horas de campanha cerca de 1.500 assinaturas foram obtidas, 750 compartilhamentos e mais de 55.000 pessoas visualizaram o slogan nas redes sociais. As estatísticas demonstram o desejo por uma saúde mais ampla associada às equipes multidisciplinares empenhadas na recuperação do paciente crítico.

Um desejo antigo que só agora parece estar mais próximo da legalidade brasileira.

A convite da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF e representante do Conselho Federal de Odontologia na ocasião, Dr. Samir Najjar participou da reunião com o Presidente da CCJC, Deputado Federal Décio Lima (PT–SC). Na ocasião também estiveram presentes a Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-DF, Dra. Cláudia Baiseredo e o Assessor Parlamentar da Associação Brasileira de Odontologia, Dr. Christiano Ramos.

Nesta audiência, o Conselho Regional de Odontologia do DF, conseguiu incluir na agenda parlamentar a votação, na próxima terça-feira (19/03) às 14h30, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) o Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais da Odontologia em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – PL 2.776/08.

A reativação do Projeto de Lei foi oficializada no dia 11/03. Dois dias após a campanha que mobilizou a sociedade brasileira. Em depoimento a assessoria de imprensa do CRO-DF a Deputada Erika Kokay ratificou apoio irrestrito.

“Faço questão de acompanhar o trâmite do PL 2776/08 até sua aprovação final, apesar de não fazer parte da CCJC. A reunião com o deputado Décio Lima foi muito produtiva, pois rapidamente definimos a data para a votação. Por meio deste PL faremos justiça à sociedade brasileira, pois o benefício de sua aprovação não restringe apenas a Classe Odontológica, mas sim toda a população brasileira”.

O PL em fase final na Câmara

Fruto dessa reunião o presidente da CCJC afirmou que PL está em fase final dentro daquela casa. Será estabelecido um novo relator de tal forma que no próximo dia 19 de março entrará em votação para envio ao Senado Federal.
Dessa forma, na próxima terça-feira (19/03) será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais da Odontologia em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em clínicas e em hospitais públicos e privados de médio e grande porte.

Compromisso assumido com a sociedade e com a Odontologia Hospitalar como área de atuação

Nosso Centro assumiu o compromisso com os pacientes hospitalizados que necessitam de cuidados bucais, diagnósticos precisos, assistência odontológica permanente e plenamente capacitada conforme prevê a RDC 7 da ANVISA já divulgada no site do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal.

Estamos empenhados nessa causa por questões morais e éticas por entendermos que a saúde é fundamental para a valorização da vida humana. Qualquer instrumento que permita uma melhoria nessas condições de saúde nos hospitais brasileiros torna-se dignificante e louvável permearmos entre a sociedade.

Assine a petição e se faça presente no dia 19 de março de 2013 no Congresso Nacional. Acesse a petição pública em: http://bit.ly/Y4GFwh

Informações:
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ODONTOLOGIA INTENSIVA
Acesse: www.cemoi.com.br
E-mail: atendimento@cemoi.com.br
Assessoria de Comunicação CEMOI

Deixe um comentário

Share