Chat with us, powered by LiveChat

Como uma consulta ao cirurgião dentista salva uma vida

Share

[dropcap style=”dark”]P[/dropcap]aciente relatava um inchaço na região mandibular. Exames clínicos e radiológicos confirmaram a integridade bucal. Graduada em Odontologia pela Universidade Gama Filho e pós graduada em Endodontia pelo Odontoclínica Central do Exército, a Dra Jane Calsavara ao atender um amigo, em seu consultório no Rio de Janeiro, entrou em detalhes clínicos que transcendem a Odontologia clássica, conquistando não só o paciente, mas o respeito e reconhecimento da classe médica.

Anamnese detalhada

O caso não era simples, despertou o meu interesse e passei a investigá-lo utilizando a experiência adquirida nas aulas multidisciplinares e de UTI do CEMOI. O inchaço era em várias partes do corpo, presença de febre, fraqueza sem causa aparente. Com hemograma pronto percebi a drástica diminuição das plaquetas associado ao relato de anemia e sangramentos frequentes, foi o suficiente para encaminhá-lo ao hematologista. Com o diagnóstico concluído por um médico especialista do INCA, a leucemia foi descoberta e está sendo acompanhada e tratada, finaliza a Dra Jane Calsavara.

Leucemia

É uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Sintomas

Os principais sintomas decorrem do acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia, que por sua vez causa fadiga e palpitação), dos glóbulos brancos (deixando o organismo mais sujeito a infecções) e das plaquetas (ocasionando sangramentos das gengivas e pelo nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos sob a pele).
O paciente pode apresentar gânglios linfáticos inchados, mas sem dor, principalmente na região do pescoço e das axilas; febre ou suores noturnos; perda de peso sem motivo aparente; desconforto abdominal (provocado pelo inchaço do baço ou fígado); dores nos ossos e nas articulações. Caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação.

Diagnóstico

Na análise laboratorial, o hemograma (exame de sangue) estará alterado, porém, o diagnóstico é confirmado no exame da medula óssea (mielograma). Nesse exame, retira-se menos de um mililitro do material esponjoso de dentro do osso e examina-se as células ali encontradas.

MATÉRIAS RELACIONADAS
> Presença do cirurgião dentista na UTI terá amparo legal no DF
> Odontologia Hospitalar é premiada em evento empresarial

Fonte: Relato Caso – Dra Jane Calsavara
O que é leucemia? – ALBERT EINSTEIN – http://bit.ly/1DtoJR8
ORAL SIGNS OF LEUKEMIA AND DENTAL MANAGEMENT – http://bit.ly/1Rb24Pb

Deixe um comentário

Share