Qual o papel do cirurgião-dentista dentro dos hospitais?

cirurgiao-dentista-dentro-dos-hospitais

Para entender o papel do cirurgião-dentista dentro dos hospitais, é importante entender a Odontologia Hospitalar. Esta, trata-se da prática odontológica realizada em um ambiente hospitalar que visa a inserção do cirurgião-dentista na equipe de profissionais, com a finalidade de prestar cuidados aos pacientes, melhorando assim a saúde e qualidade de vida desses. Durante décadas, o cirurgião-dentista foi visto como um profissional isolado dos demais especialistas da área da saúde, atuando em clínicas e consultórios particulares. Entretanto, com a implantação do Programa Saúde da Família (PSF) em 1994, os dentistas passaram a fazer parte do quadro multidisciplinar da área. A partir …

Saiba Mais…Qual o papel do cirurgião-dentista dentro dos hospitais?

Siglário da Odontologia Hospitalar

siglario-da-odontologia-hospitalar

Por que tantas siglas? Imaginem quanto tempo levaria para um intensivista preencher um prontuário de um único paciente? Estamos de acordo que é uma tarefa muito importante, concorda? Imaginem agora, além de preencher dezenas, ter que intervir em intercorrências, estabilizar um paciente descompensado e coordenar a equipe? As siglas agilizam a evolução do prontuário e otimizam o tempo da equipe médica e de enfermagem. As siglas são universais? Por mais que exista um demanda, ainda não há uma normatização. Cada hospital, dependendo da equipe, utiliza uma sigla diferente da outra. As vezes a diferença está na tradução. Siglas em inglês, …

Saiba Mais…Siglário da Odontologia Hospitalar

Tudo o que você precisa saber sobre a odontologia hospitalar no Brasil

odontologia-hospitalar-no-brasil

Aos poucos, os hospitais brasileiros passam a contar com serviços de Odontologia, ampliando as possibilidades para inúmeros pacientes. Os profissionais, no entanto, ainda precisam ir atrás de formações mais especializadas para que possam se adequar às práticas realizadas nesses ambientes. Com isso, a odontologia hospitalar no Brasil, passa a ser mais valorizada e o aprimoramento técnico evolui graças à integração multidisciplinar e a novos recursos tecnológicos. Normalmente, os pacientes que são atendidos por dentistas em hospitais não têm condições de serem atendidos em clínicas especializadas. Isso se deve a algumas razões em particular, como o estado de saúde ou a …

Saiba Mais…Tudo o que você precisa saber sobre a odontologia hospitalar no Brasil

Confira 5 motivos para você se especializar em odontologia hospitalar

se-especializar-em-odontologia-hospitalar

A odontologia hospitalar é a especialidade que se dedica, conforme o Hospital Sírio Libanês, “aos cuidados das alterações bucais que exigem procedimentos de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade”. Ao profissional especializado em odontologia hospitalar cabe contribuir para, segundo o hospital, “minimizar o risco de infecções oriundos da região bucal, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir o tempo de internação e diminuir o uso de medicamentos ou mesmo da nutrição parenteral”. Se você ainda não possui esse curso em seu currículo, continue a leitura e conheça motivos que vão lhe convencer a se especializar em odontologia hospitalar. …

Saiba Mais…Confira 5 motivos para você se especializar em odontologia hospitalar

Oportunidade e Conhecimento: Cirurgião-Dentista na UTI

cirurgiao-dentista-na-uti

Nada melhor para um paciente do que ter um profissional qualificado. A confiança e a garantia de um bom atendimento tranquilizam e podem ajudar a transformar um procedimento dentário em uma boa experiência, ainda mais em um hospital, é fundamental ter um Cirurgião-Dentista na UTI. Isso porque,  ele precisa lidar com diversas variáveis em um ambiente em que um erro pode ter consequências bastante graves, além de saber interagir com pacientes nesse estado. E para ser um bom profissional, é preciso investir. O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva, o CEMOI, é o lugar certo para aprender na prática os aspectos …

Saiba Mais…Oportunidade e Conhecimento: Cirurgião-Dentista na UTI

Odontologia Hospitalar: conquistas e oportunidades

odontologia hospitalar conquistas e oportunidades

Antes da conquista…primeiro passo Estar disposto a estudar, focar em um propósito, montar um plano, estabelecer boas parcerias, identificar nichos e o principal, persistência. Há 10 anos o número de hospitais que possuía cirurgiões-dentistas em suas rotinas de UTI, ambulatório e leitos hospitalares era muito baixo. Em apenas 5, o número cresceu quase 1.000%. Essa estatística realizada com base em noticiários aponta para uma tendência de crescimento do segmento. Recentemente mais um Hospital Universitário mineiro implementou o serviço de Odontologia Hospitalar. Dessa vez, foi o Mário Palmerio Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba (MG). Em 2018, a Universidade Federal …

Saiba Mais…Odontologia Hospitalar: conquistas e oportunidades

Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

casos de sucesso na odontologia hospitalar

Sucesso acontece apesar da área ser nova Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar existem? Por ser uma área de atuação muito nova poderíamos supor que são poucos os casos. Não é bem assim. Quando falamos de sucesso, entenda-se por aqueles profissionais que vivem desse segmento e obtém retorno satisfatório. Existem um número considerável de profissionais habilitados tornando-se empresários, trabalhando em hospitais, em clínicas odontológicas, com parceiros médicos, até mesmo, em domicílio. Você sabia? No dia 12 de agosto de 2017, o I Encontro CEMOI 5 anos, escolheu “a dedo” alguns casos de sucesso na Odontologia Hospitalar. Foi o primeiro evento nacional …

Saiba Mais…Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva abriu novas inscrições para o curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Os editais seguem as determinações do Conselho Federal de Odontologia as Resoluções 162 e 163 de 2015 (ler a Resolução). O conteúdo programático foi elaborado com base nos principais conceitos necessários para o bom desempenho do cirurgião-dentista. São disciplinas dentro da área da saúde relacionada à terapia intensiva. A odontologia em terapia intensiva, exames e protocolos são alguns exemplos dos temas abordados no curso fazendo parte do conteúdo programático. A estrutura …

Saiba Mais…Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Por que um dentista no hospital?

dentista no hospital

Por que a contratação em hospitais se eleva? Aumenta significativamente o número de hospitais que contratam cirurgiões-dentistas. Os projetos de lei que tornam obrigatória a presença de dentistas em hospitais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e no Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem a legalidade, mas, o principal ganho é o resultado prático. A Odontologia Hospitalar (OH) ainda é um ramo de atuação pouco conhecido. Por meio dela o profissional atua em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, coronarianas e leitos de internação. Interage com a equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros auxiliando no diagnóstico de doenças orais que agravam o …

Saiba Mais…Por que um dentista no hospital?

Dentista reduz a zero casos de pneumonia em hospital público do DF

dentista reduz a zero casos de pneumonia

Projeto piloto no Distrito Federal Mais uma comprovação da importância do cirurgião-dentista nas unidades de tratamento intensivo. Desde 2016 o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) apresenta índice zero de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em pessoas internadas na UTI Adulto. O resultado é consequência do trabalho multiprofissional iniciado há seis anos. O serviço teve como foco a saúde bucal dos pacientes em estado crítico. O modelo foi estendido em setembro de 2017 para as demais unidades da Secretaria de Saúde que contam com UTI. O cirurgião-dentista, Marcos Barbosa Pains, primeiro profissional da área a atuar no serviço rotineiro, explica …

Saiba Mais…Dentista reduz a zero casos de pneumonia em hospital público do DF