Chat with us, powered by LiveChat

Odontologia Hospitalar: conquistas e oportunidades

odontologia hospitalar conquistas e oportunidades
Share

Antes da conquista…primeiro passo Estar disposto a estudar, focar em um propósito, montar um plano, estabelecer boas parcerias, identificar nichos e o principal, persistência. Há 10 anos o número de hospitais que possuía cirurgiões-dentistas em suas rotinas de UTI, ambulatório e leitos hospitalares era muito baixo. Em apenas 5, o número cresceu quase 1.000%. Essa estatística realizada com base em noticiários aponta para uma tendência de crescimento do segmento. Recentemente mais um Hospital Universitário mineiro implementou o serviço de Odontologia Hospitalar. Dessa vez, foi o Mário Palmerio Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba (MG). Em 2018, a Universidade Federal …

Saiba Mais…Odontologia Hospitalar: conquistas e oportunidades

Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

casos de sucesso na odontologia hospitalar
Share

Sucesso acontece apesar da área ser nova Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar existem? Por ser uma área de atuação muito nova poderíamos supor que são poucos os casos. Não é bem assim. Quando falamos de sucesso, entenda-se por aqueles profissionais que vivem desse segmento e obtém retorno satisfatório. Existem um número considerável de profissionais habilitados tornando-se empresários, trabalhando em hospitais, em clínicas odontológicas, com parceiros médicos, até mesmo, em domicílio. Você sabia? No dia 12 de agosto de 2017, o I Encontro CEMOI 5 anos, escolheu “a dedo” alguns casos de sucesso na Odontologia Hospitalar. Foi o primeiro evento nacional …

Saiba Mais…Casos de sucesso na Odontologia Hospitalar

Siglario da Odontologia Hospitalar

siglario da odontologia hospitalar
Share

Por que tantas siglas? Imaginem quanto tempo levaria para um intensivista preencher um prontuário de um único paciente? Estamos de acordo que é uma tarefa muito importante, concorda? Imaginem agora, além de preencher dezenas, ter que intervir em intercorrências, estabilizar um paciente descompensado e coordenar a equipe? As siglas agilizam a evolução do prontuário e otimizam o tempo da equipe médica e de enfermagem. As siglas são universais? Por mais que exista um demanda, ainda não há uma normatização. Cada hospital, dependendo da equipe, utiliza uma sigla diferente da outra. As vezes a diferença está na tradução. Siglas em inglês, …

Saiba Mais…Siglario da Odontologia Hospitalar

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Share

Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva abriu novas inscrições para o curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Os editais seguem as determinações do Conselho Federal de Odontologia as Resoluções 162 e 163 de 2015 (ler a Resolução). O conteúdo programático foi elaborado com base nos principais conceitos necessários para o bom desempenho do cirurgião-dentista. São disciplinas dentro da área da saúde relacionada à terapia intensiva. A odontologia em terapia intensiva, exames e protocolos são alguns exemplos dos temas abordados no curso fazendo parte do conteúdo programático. A estrutura …

Saiba Mais…Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar

Por que um dentista no hospital?

dentista no hospital
Share

Por que a contratação em hospitais se eleva? Aumenta significativamente o número de hospitais que contratam cirurgiões-dentistas. Os projetos de lei que tornam obrigatória a presença de dentistas em hospitais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e no Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem a legalidade, mas, o principal ganho é o resultado prático. A Odontologia Hospitalar (OH) ainda é um ramo de atuação pouco conhecido. Por meio dela o profissional atua em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, coronarianas e leitos de internação. Interage com a equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros auxiliando no diagnóstico de doenças orais que agravam o …

Saiba Mais…Por que um dentista no hospital?

Dentista reduz a zero casos de pneumonia em hospital público do DF

dentista reduz a zero casos de pneumonia
Share

Projeto piloto no Distrito Federal Mais uma comprovação da importância do cirurgião-dentista nas unidades de tratamento intensivo. Desde 2016 o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) apresenta índice zero de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em pessoas internadas na UTI Adulto. O resultado é consequência do trabalho multiprofissional iniciado há seis anos. O serviço teve como foco a saúde bucal dos pacientes em estado crítico. O modelo foi estendido em setembro de 2017 para as demais unidades da Secretaria de Saúde que contam com UTI. O cirurgião-dentista, Marcos Barbosa Pains, primeiro profissional da área a atuar no serviço rotineiro, explica …

Saiba Mais…Dentista reduz a zero casos de pneumonia em hospital público do DF

Casa de Saúde São José implementa a Odontologia Hospitalar na UTI

Casa de Saúde São José implementa a Odontologia
Share

Casa de Saúde São José implementa a Odontologia em seu corpo clínico A reconhecida qualidade da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, ganhou um reforço com a entrada da equipe de cirurgiões-dentistas do CEMOI Clínica Integrada – Hospitalar e Domiciliar. A inserção se deu em junho de 2016, apesar dos cursos do CEMOI já serem realizados no local desde 2014. A equipe A equipe é formada pelos cirurgiões-dentistas Claudia Baiseredo, João Paulo Vieira, Josiane Sá, Júlia Lamy, Mauro Rotband e Priscila Mendes Viana. Para Claudia Baiseredo, diretora do CEMOI, a Casa de Saúde São José saiu na …

Saiba Mais…Casa de Saúde São José implementa a Odontologia Hospitalar na UTI

Odontologia reduz tempo de internação, taxas de infecção e gastos hospitalares

Odontologia reduz tempo de internação
Share

A Odontologia reduz tempo de internação, taxas de infecção e gastos hospitalares A obrigatoriedade da assistência odontológica aos pacientes internados em hospitais públicos e privados vem sendo alvo de inúmeros debates. A proposta consta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 34/2013. Foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal em maio desse ano, mas continua em debate para ajustes nos termos dos artigos que mencionam o atendimento Home Care. Alguns deles vem apontando, equivocadamente, que tal proposta aumentaria os custos dos hospitais. Há consenso parlamentar de que estudos comprovam a redução na incidência de infecção hospitalar …

Saiba Mais…Odontologia reduz tempo de internação, taxas de infecção e gastos hospitalares

Share