Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Resolução CFO-162/2015

A Resolução CFO-162/2015, que reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião-dentista, foi uma conquista e trouxe algumas mudanças para os profissionais da área. Conheça o que mudou após a Resolução do CFO-162/2015 no, ainda recente, ramo da Odontologia Hospitalar. A cada ano que passa, cresce o número de cirurgiões-dentistas dentro dos hospitais brasileiros. Com isso, projetos de leis foram imprescindíveis para que a profissão fosse reconhecida nesse novo meio e, assim, regulamentada. Foi aí que surgiu a Resolução CFO-162/2015, visando a qualificação da odontologia nos hospitais do país. Qual a importância de se ter um cirurgião-dentista no hospital? Cada …

Saiba Mais…Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

empreender-na-odontologia-hospitalar

O empreendedorismo é uma atividade que requer muitas habilidades e competências, de modo que, o empreendedor precisa passar por um processo de estruturação e orientação no que diz respeito às suas atividades como gestor do próprio negócio. Isso não poderia ser diferente quando se trata de empreender na odontologia hospitalar. Quando falamos em empreendedorismo na área da saúde, o profissional necessita desenvolver habilidades específicas e generalistas. Isso acontece porque o empreendedorismo nesta área requer conhecimento específico do mercado de cuidados odontológicos, bem como de conhecimento generalista para saber conduzir o empreendimento. Por entendermos que é um caminho que exige muito …

Saiba Mais…Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

dentista-na-uti-ajuda-no-controle-de-infeccoes

A boa higiene dentária faz parte do conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva podem ter a saúde oral comprometida se o hospital não contar com uma equipe de dentistas para tratar o indivíduo. O ambiente bucal, devido à sua temperatura e umidade característica, é um ambiente propício a proliferação de bactérias e fungos e, ter um profissional dentista na UTI ajuda no controle de infecções. Segundo pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), USP, e publicado pela Society for Healthcare Epidemiology …

Saiba Mais…Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados

trabalhar-em-hospitais-referenciados

Trabalhar em hospitais referenciados não é fácil e exige qualificação profissional, além de outros requisitos fundamentais. Entenda neste artigo. Quem trabalha em instituições de saúde, com certeza já ouviu falar no processo de acreditação hospitalar. Ele avalia o nível de qualidade de uma instituição de saúde e funciona como um ISO, ou seja, uma certificação de qualidade voltada exclusivamente para área médica. Os dois principais programas de acreditação são a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International. Os três princípios, expostos pela ONA, são: Ser voluntário, ou seja, a instituição que deve buscar a acreditação; Ser periódico, …

Saiba Mais…Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados

A importância da Odontologia Hospitalar durante o surto de COVID-19

Odontologia-Hospitalar-durante-o-surto-de-COVID-19

Vivemos em um momento de crise na saúde mundial e é fundamental que todos os profissionais da saúde, se dediquem no combate ao coronavírus. Por isso, separamos alguns fatos que destacam a importância da Odontologia Hospitalar durante o surto de Covid-19. Em um hospital, existem diversos profissionais, como: Médicos; Técnicos de enfermagem; Enfermeiros; Nutricionistas; Dentistas; Fisioterapeutas; E muitos outros. O profissional dentista é, assim como os outros, um membro muito importante, responsável pelos cuidados bucais no ambiente hospitalar e, implementa diversas ações educativas e preventivas para que isso ocorra da melhor forma possível. A higiene bucal dos pacientes que estão …

Saiba Mais…A importância da Odontologia Hospitalar durante o surto de COVID-19

As infecções hospitalares mais perigosas e como combatê-las

infeccoes-hospitalares

As infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS) são uma das principais preocupações de segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes. Por isso, todos os hospitais possuem procedimentos e políticas direcionadas ao controle de infecções hospitalares, mas o risco de que bactérias e vírus perigosos adentrem o ambiente hospitalar e se espalhem sempre vai existir. Considerando a morbidade, a mortalidade e os custos de períodos de internação extensos, todos os esforços devem ser direcionados para tornar os hospitais mais seguros. E a odontologia hospitalar também está sujeita a esses riscos, mas, com os cuidados apropriados, é possível …

Saiba Mais…As infecções hospitalares mais perigosas e como combatê-las

A importância do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19

tratamento-oncologico-durante-a-pandemia-do-COVID-19

Entenda neste artigo, o quão fundamental é a continuidade do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19 e, quais cuidados os pacientes com câncer devem aplicar. Pacientes oncológicos costumam sofrer o efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como quimioterapia e radioterapia. Além disso, a própria doença pode tornar o organismo mais sensível e frágil. Por esse motivo, há uma grande preocupação por parte desses pacientes quanto à pandemia de COVID-19 e os cuidados necessários. Ocorre que com o tratamento oncológico é comum que a imunidade do paciente fique mais baixa, fazendo com que o organismo se torne um tanto quanto suscetível …

Saiba Mais…A importância do tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19

O teste da linguinha e a importância da frenotomia precoce

teste-da-linguinha-e-importancia-da-frenotomia

Com teste da linguinha, pode ser identificada a necessidade da frenotomia, em caso de evidência de que a anquiloglossia seja a causa da dificuldade de amamentação. O que é Anquiloglossia? A anquiloglossia (do grego ankilos – soldagem, fusão e glossa – língua) alteração de desenvolvimento anormal do freio lingual que está curto impossibilitando sua elevação chamado de língua presa. Caracterizada por frênulo lingual anormalmente curto e/ ou grosso que limita o movimento da língua verificada assim que a criança nasce. É uma anomalia congênita que pode apresentar-se como anquiloglossia total quando o ápice da língua encontra-se bífido. Diversas consequências são …

Saiba Mais…O teste da linguinha e a importância da frenotomia precoce

Em estudo: desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio

desinfeccao-de-consultorio-odontologico-com-gas-ozonio

Sabemos que a crise da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) afetou diversos setores do mercado, incluindo os profissionais da Odontologia. Assim, é muito importante tomar medidas de prevenção para a diminuição do risco de contágio por pacientes, já que durante os procedimentos odontológicos o contato com fluidos corporais é maior. Além da prevenção do vírus, surge a necessidade de materiais de limpeza que sejam menos custosos e otimizem o tempo, já que a preparação dos produtos pode demandar algumas horas. Dessa forma, muito se houve falar nos estudos para desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio. Mas seria uma …

Saiba Mais…Em estudo: desinfecção de consultório odontológico com gás ozônio

8 aplicativos para Odontologia Hospitalar utilizados pelo CEMOI

aplicativos-para-odontologia-hospitalar

Não é de hoje que a tecnologia atua a favor da ciência e da medicina, no que diz respeito à operacionalização de procedimentos clínicos. Mas não é só com o desenvolvimento de aparelhos de ponta que essa ajuda se torna possível. Aplicativos para odontologia hospitalar, por exemplo, vêm sendo desenvolvidos para aprimorar o atendimento aos pacientes. A rotina corrida do cirurgião-dentista na UTI e a imprevisibilidade dos acontecimentos no ambiente clínico, exigem que os profissionais da área tenham em mãos tempo e ferramentas que otimizem o operacional no meio de trabalho. A tecnologia oferecida por esses aplicativos permite a automatização …

Saiba Mais…8 aplicativos para Odontologia Hospitalar utilizados pelo CEMOI