Por que prestar atenção no mercado de gestão hospitalar?

gestão hospitalar

Por trás de toda boa instituição comercial está o profissional que a conduz, que gerencia os processos, que entende de como tornar aquele negócio um sucesso. Não é diferente quando se trata do gestor, ou administrador hospitalar. Vamos conhecer melhor essa profissão e saber mais sobre seu mercado de atuação de gestão hospitalar. O que faz um gestor hospitalar? Ele é responsável por zelar que todos os serviços da instituição de saúde sejam bem conduzidos, que tudo seja feito em harmonia e contribua para os melhores resultados. Ele organiza e planeja tudo que está envolvido no centro hospitalar, as pessoas, …

Saiba Mais…Por que prestar atenção no mercado de gestão hospitalar?

Modelos de gestão que podem ser aplicados em hospitais e clínicas

modelos-de-gestao-hospitais-clinicas

Entende-se que as organizações de saúde exigem uma gestão estratégica e organizada que cumpra com toda a sua estrutura e demanda. Considerando essas exigências, com o tempo, novos modelos de gestão surgiram e vêm sendo utilizados por grandes hospitais nacionais e internacionais com muito sucesso. É certo que organizações de saúde, sejam grandes hospitais ou pequenas clínicas, são altamente complexas e precisam seguir uma gama de regras e normas, além de suprir as exigências e necessidades do mercado. Além disso, seu corpo de funcionários compõe profissionais de diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, administradores, nutricionistas entre outros – o que …

Saiba Mais…Modelos de gestão que podem ser aplicados em hospitais e clínicas

Dicas de controle de infecções hospitalares mais comuns

controle-de-infeccoes-hospitalares

O hospital é um local onde bactérias e vírus podem ser facilmente transmitidos de um indivíduo para o outro. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas se submetem a operações em todo o mundo por ano. Deste número, aproximadamente 1 milhão vêm a óbito, por conta de Infecções Hospitalares (IH). Por isso, neste artigo você vai entender melhor sobre o controle de infecções hospitalares mais comuns. Aqui no Brasil é bastante comum não só casos de infecções contraídas durante a internação, como também após a alta hospitalar. De acordo com o levantamento …

Saiba Mais…Dicas de controle de infecções hospitalares mais comuns

Ajude sua equipe hospitalar a desenvolver melhor seu potencial

equipe-hospitalar

A equipe hospitalar de é, sem dúvida, um dos maiores e mais importantes ativos de um hospital. Por isso, é preciso que as pessoas trabalhem com competência, motivação, satisfação, comprometimento e habilidade, garantindo assim o melhor atendimento para os pacientes. Mas, para que isso possa se tornar realidade, o hospital, como empresa, precisa investir pesado em pessoal. É função do gestor hospitalar e do time de RH estabelecer estratégias para desenvolver a equipe multidisciplinar e garantir que eles deem tudo de si, aproveitando todo o potencial presente em seus currículos. Entretanto, este território é um setor do empreendedorismo cheio de …

Saiba Mais…Ajude sua equipe hospitalar a desenvolver melhor seu potencial

Saiba administrar o tempo no consultório e hospital

administrar-o-tempo-no-consultorio-e-hospital

Não importa se você dá um valor monetário ou não, o tempo é um recurso escasso e valioso. Os profissionais de saúde sabem, melhor do que ninguém, como administrar o tempo no consultório e hospital, é fundamental para ter uma vida feliz e produtiva. No entanto, equilibrar os diferentes aspectos da vida pessoal e profissional pode ser um desafio para muitos dentistas, que podem encontrar dificuldades em cuidar dos pacientes, fazer o que precisa ser feito e ainda dedicar tempo e energia para si e para a família. Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir com alguns tópicos sobre a …

Saiba Mais…Saiba administrar o tempo no consultório e hospital

Entenda como funciona a rotina de um gestor hospitalar

gestor-hospitalar

Ao longo dos anos a gestão hospitalar, enquanto especialidade, ganhou seu devido lugar na ciência e na teoria administrativa, tornando-se uma excelente ferramenta para gerir hospitais de forma eficiente, responsiva e sustentável. Mais importante do que saber como essa área evoluiu e como ela é fundamental para gerir adequadamente um hospital é saber a rotina de um gestor hospitalar na atualidade. Preparamos um texto sobre a evolução, a sua importância e sobre as principais atividades na rotina de um gestor hospitalar. Confira! Breve história da gestão hospitalar no Brasil A gestão hospitalar enquanto área de atuação é recente no Brasil, …

Saiba Mais…Entenda como funciona a rotina de um gestor hospitalar

Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Resolução CFO-162/2015

A Resolução CFO-162/2015, que reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião-dentista, foi uma conquista e trouxe algumas mudanças para os profissionais da área. Conheça o que mudou após a Resolução do CFO-162/2015 no, ainda recente, ramo da Odontologia Hospitalar. A cada ano que passa, cresce o número de cirurgiões-dentistas dentro dos hospitais brasileiros. Com isso, projetos de leis foram imprescindíveis para que a profissão fosse reconhecida nesse novo meio e, assim, regulamentada. Foi aí que surgiu a Resolução CFO-162/2015, visando a qualificação da odontologia nos hospitais do país. Qual a importância de se ter um cirurgião-dentista no hospital? Cada …

Saiba Mais…Resolução CFO-162/2015: o que mudou na Odontologia Hospitalar

Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

empreender-na-odontologia-hospitalar

O empreendedorismo é uma atividade que requer muitas habilidades e competências, de modo que, o empreendedor precisa passar por um processo de estruturação e orientação no que diz respeito às suas atividades como gestor do próprio negócio. Isso não poderia ser diferente quando se trata de empreender na odontologia hospitalar. Quando falamos em empreendedorismo na área da saúde, o profissional necessita desenvolver habilidades específicas e generalistas. Isso acontece porque o empreendedorismo nesta área requer conhecimento específico do mercado de cuidados odontológicos, bem como de conhecimento generalista para saber conduzir o empreendimento. Por entendermos que é um caminho que exige muito …

Saiba Mais…Empreender na Odontologia Hospitalar: os sites mais recomendados por especialistas

Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

dentista-na-uti-ajuda-no-controle-de-infeccoes

A boa higiene dentária faz parte do conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva podem ter a saúde oral comprometida se o hospital não contar com uma equipe de dentistas para tratar o indivíduo. O ambiente bucal, devido à sua temperatura e umidade característica, é um ambiente propício a proliferação de bactérias e fungos e, ter um profissional dentista na UTI ajuda no controle de infecções. Segundo pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), USP, e publicado pela Society for Healthcare Epidemiology …

Saiba Mais…Como o dentista na UTI ajuda no controle de infecções?

Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados

trabalhar-em-hospitais-referenciados

Trabalhar em hospitais referenciados não é fácil e exige qualificação profissional, além de outros requisitos fundamentais. Entenda neste artigo. Quem trabalha em instituições de saúde, com certeza já ouviu falar no processo de acreditação hospitalar. Ele avalia o nível de qualidade de uma instituição de saúde e funciona como um ISO, ou seja, uma certificação de qualidade voltada exclusivamente para área médica. Os dois principais programas de acreditação são a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International. Os três princípios, expostos pela ONA, são: Ser voluntário, ou seja, a instituição que deve buscar a acreditação; Ser periódico, …

Saiba Mais…Os 5 requisitos de ouro para se trabalhar em hospitais referenciados